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eBook: Scrum e Agile em Projetos – Guia Completo



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Fábio Cruz
Mais de 29 anos de experiência profissional, trabalhando em diferentes papéis na gestão e no desenvolvimento de produtos, serviços e soluções de TI. Atualmente, além de autor, trainer, mentor, palestrante, empreendedor e voluntário, é Sócio, CTO e um dos principais Lean Agile Experts na Hiflex Group. Autor e coautor de outros cinco livros, incluindo três best-sellers, com mais de 15 mil exemplares vendidos: Scrum e PMBOK unidos no gerenciamento de projetos, Scrum e Agile em Projetos — Guia Completo, PMO Ágil – Escritório Ágil de Gerenciamento de Projetos, 51 Respostas e ½ sobre Agile e Gestão de Projetos e Jornada OKR na prática, todos publicados pela Brasport.
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Webinar – Scrum, PMBOK® E Kanban, Um Modelo Híbrido De Perfeita Sinergia! <iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/TeidbJFD0Os" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Fabio Cruz apresentará um modelo híbrido de gestão de projetos combinando o Framework Scrum, o Guia PMBOK® 5a edição e ferramentas ágeis como o Kanban.

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Como você escolheu este livro para leitura, presume-se que você é um profissional que está buscando entregar mais valor aos seus clientes e reduzir ineficiências na sua forma de trabalho. Este livro vai ajudá-lo nessa caminhada.

 

Neste segundo livro Fábio Cruz nos leva a uma jornada pelo mundo puro da agilidade, mostrando desde os princípios ágeis até o entendimento mais aprofundado do Scrum e complementando com um conjunto de técnicas ágeis.

 

Em uma estrutura bem divertida de leitura, o livro apresenta dicas, curiosidades, itens de atenção e exemplos. Também traz um conjunto de questões de fixação que permitirá ao leitor estudar para as várias certificações do mundo ágil.

 

Alguns destaques deste livro:

 

      - Conteúdo preparatório para as provas de certificação EXIN ASF, CSM e PSM I

      - O Manifesto Ágil e seus princípios

      - Crystal, FDD, DSDM, XP e AUP

      - Refatoração, programação pareada e integração contínua

      - Gerenciamento de configuração

      - O valor do TDD e as diferenças entre testes ágeis e testes convencionais

      - Planning Onion, versão de entrega e planos de roadmaps

      - Estimativas confiáveis com ágil

      - Monitorando projetos com Scrum

      - Conceitos avançados de Scrum

 

Além dos exercícios de fixação, o livro inclui 30 questões de simulado com respostas comentadas pelo autor.

Comprimento 0
E-ISBN 978-85-7452-714-7
Edição 1
Idioma Português
Lançamento 09/01/2015
Largura 0
Lombada 0
Páginas 432
Ano 2015
Sumário

Introdução

Abordagem

PARTE I. O MANIFESTO ÁGIL

1. As Origens do Ágil

O Manifesto Ágil

Os valores do Manifesto Ágil

Indivíduos e interações

Software funcionando

Colaborando com o cliente

Respondendo a mudanças

Os 12 princípios do Manifesto Ágil

Princípio 1

Princípio 2

Princípio 3

Princípio 4

Princípio 5

Princípio 6

Princípio 7

Princípio 8

Princípio 9

Princípio 10

Princípio 11

Princípio 12

2. Questões de Fixação I

PARTE II. O FRAMEWORK SCRUM

3. Scrum na Teoria

Introdução

Scrummage

Framework

Teoria

Transparência

Inspeção

Adaptação

Papéis e responsabilidades

Scrummaster

Product Owner (PO)

Time de Desenvolvimento

Multidisciplinaridade e interdisciplinaridade

Time Scrum

Gerentes e o Scrum

Outros papéis

Artefatos

Backlog

Eventos Scrum

Sprint

Time-boxed

Planejamento da Sprint

Reunião diária

Revisão da Sprint

Retrospectiva da Sprint

Ciclo de vida Scrum

Sugestão de aplicação

4. Rodando o Scrum

Planejando a versão de entrega

Processo de planejamento iterativo

Ciclo Scrum – versão de entrega

Visão do produto

Backlog do produto

Montando o backlog do produto

Refinando o backlog do produto

O que são histórias?

Definindo as histórias

Priorizando as histórias

Definindo a importância

Aplicando a técnica MoSCoW como auxílio na priorização

Definindo o Time Scrum

Apresentando o backlog da versão de entrega

Limpando o backlog

Definindo o tamanho das histórias

Jogando o Planning Poker Card

Estimando com pontos por história

Triangulação

Definindo horas por pontos por história

Verificando a velocidade do Time

Os papéis e suas responsabilidades no planejamento da entrega

Scrummaster

Product Owner

Time de Desenvolvimento

5. Planejando a Sprint

Sprint

Cancelando uma Sprint

Planejando a Sprint #0 – SP#0

Preparando o ambiente de trabalho

Identificando a velocidade do Time

Definindo o tamanho das Sprints

Definindo o conceito de pronto

O conceito de qualidade

Planejando a Sprint – Parte 1

SP#1

Selecionando o backlog

Entendendo o backlog

Confirmando o tamanho das histórias – Parte 1

Definindo o objetivo da Sprint

Priorizando o backlog

Microgerenciamento

Planejando a Sprint – Parte 2

SP#2

Trocas

Identificando as tarefas

Decompondo os itens do backlog

Estimativa homem/hora

Opinião especializada

Confirmando o tamanho das histórias

Montando o painel de controle

Quadro de Tarefas

Gráfico de Burndown

Burndown do produto

Burndown da versão de entrega

Burndown da Sprint

Objetivo ou meta da Sprint

Backlog da Sprint finalizado?

Correções e adaptações

Os papéis e suas responsabilidades no planejamento da Sprint

Scrummaster

O Scrummaster e o cliente

Product Owner

Time de Desenvolvimento

6. Executando a Sprint

O Time de Desenvolvimento na execução

O Scrummaster na execução

O Product Owner na execução

Atualizando e verificando o painel de controle

Quadro de Tarefas

Gráfico de Burndown

A transparência dos artefatos

7. Monitorando a Sprint

Reuniões diárias

Stand-up meeting

Orientando e removendo impedimentos

Atualizando o painel de controle

Os papéis e suas responsabilidades na reunião diária

Scrummaster

O Scrummaster e o desenvolvimento do Time Scrum

O Scrummaster e o Product Owner

O Scrummaster e o cliente

Product Owner

Time de Desenvolvimento

8. Revisando a Sprint

Reunião de revisão da Sprint

O que fazer a seguir?

Rejeitando itens de backlog

Importância da reunião de revisão

Inspecionando

Os papéis e suas responsabilidades na reunião de revisão

Scrummaster

O Scrummaster e o cliente

Product Owner

Time de Desenvolvimento

9. Voltando no Tempo da Última Sprint

Reunião de retrospectiva da Sprint

Participantes

Local apropriado

Gerando um painel de maturidade organizacional

Os papéis e suas responsabilidades na retrospectiva

Scrummaster

O Scrummaster e o cliente

Product Owner

Time de Desenvolvimento

10. Indo para a Próxima Sprint

Nova Sprint

Atualizando o painel de controle

Entregando valor

Orientando e acompanhando a homologação da entrega

Garantindo a entrega de valor ao cliente

Atualizando o painel de controle com o Kanban

Nova versão de entrega

11. Conceitos Avançados de Scrum

O Scrum com times distribuídos

Scrum dos Scrums

O Scrum em grandes projetos

Múltiplos Times Scrum

Líderes de Equipe

Múltiplos Quadros de Tarefas e Gráficos de Burndown

Dependências entre equipes e projetos

Sincronismo de Sprints

O Scrum na manutenção e no suporte de sistemas

Atendimento a chamados não emergenciais

Chamados críticos e emergenciais

Time de Manutenção

Sprint de chamados

Planejamento da Sprint de chamados

Kanban de chamados

Reunião diária de chamados

Reunião de revisão e retrospectiva de chamados

O Scrum em projetos com preço fixo

Entendimento do escopo

Definindo as importâncias e priorizações

Planejamento das versões de entrega (Releases)

Estimando os itens

Determinando o prazo

Ajustando as versões de entrega

Desenvolvendo o produto contratado com preço fixo

Adaptando o projeto ao longo do desenvolvimento

A transição de times convencionais para o Scrum

Conscientizando

Por onde começar?

Como começar?

A transição dos papéis e responsabilidades

A mudança completa

12. Impressões Finais sobre o Scrum

13. Questões de Fixação II

PARTE III. OUTRAS TÉCNICAS, FRAMEWORKS E MÉTODOS ÁGEIS

14. Planejamento em Vários Níveis

Anel 1 – Planejamento do portfólio

Anel 2 – Planejamento do produto ou projeto

Anel 3 – Planejamento da versão de entrega

Anel 4 – Planejamento da iteração

Anel 5 – Planejamento do dia

Planejamento de forma ágil

Planejando a Release

Roadmap do produto

Mapeamento de histórias

Planning Onion e o Scrum

15. eXtreme Programming – XP 

Valores

Comunicação

Feedback

Coragem

Simplicidade

Respeito

Princípios e práticas

Equipe unida

Jogos de planejamento

Entregas curtas

Testes de usuário

Padronização de código

Ritmo sustentável

Metáfora

Integração contínua

Programação em par

Propriedade coletiva

Desenvolvimento orientado a testes

Refatoração

Design simples

O XP e o Scrum

16. Crystal

Princípios e valores

O Crystal e o Scrum

17. FDD

O FDD e o Scrum

18. ATDD

O ATDD e o Scrum

19. DSDM

O DSDM e o Scrum

20. AUP

Fases do AUP

Marcos do AUP

Disciplinas do AUP

O AUP e o Scrum

21. Testes Ágeis

Testes convencionais

Testes ágeis

O valor do TDD nos testes ágeis

Testes ágeis e o Scrum

22. Radiadores de Informação

Radiadores de informação e o Scrum

23. Boas Práticas Ágeis

Histórias INVEST

Tarefas SMART

Estimativa por afinidade

Dias ideais

Horas ideais

Espaço da equipe e sala de guerra

Defeito escapado

Calendário NIKO-NIKO

Tempo decorrido

Planejamento por sucessão

Self testing

Spike

24. Questões de Fixação III

PARTE IV. A CERTIFICAÇÃO AGILE SCRUM FOUNDATION

25. ASF – EXIN Agile Scrum Foundation

Como estudar?

Como fazer a prova?

A prova pelo EXIN Aywhere

O EXIN

26. Outras Certificações do Mercado

PSM I – Professional Scrum Master I

A prova

Scrum.org

ScrumGuides.org

CSM – Certified Scrum Master

A prova

Scrum Alliance

27. Simulado

Questões

Anexo

Respostas das questões de fixação I

Respostas das questões de fixação II

Respostas das questões de fixação III

Respostas do simulado

Referências Bibliográficas

Índice Remissivo

 

 

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