eBook: Scrum e Agile em Projetos – Guia Completo
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Como você escolheu este livro para leitura, presume-se que você é um profissional que está buscando entregar mais valor aos seus clientes e reduzir ineficiências na sua forma de trabalho. Este livro vai ajudá-lo nessa caminhada.
Neste segundo livro Fábio Cruz nos leva a uma jornada pelo mundo puro da agilidade, mostrando desde os princípios ágeis até o entendimento mais aprofundado do Scrum e complementando com um conjunto de técnicas ágeis.
Em uma estrutura bem divertida de leitura, o livro apresenta dicas, curiosidades, itens de atenção e exemplos. Também traz um conjunto de questões de fixação que permitirá ao leitor estudar para as várias certificações do mundo ágil.
Alguns destaques deste livro:
- Conteúdo preparatório para as provas de certificação EXIN ASF, CSM e PSM I
- O Manifesto Ágil e seus princípios
- Crystal, FDD, DSDM, XP e AUP
- Refatoração, programação pareada e integração contínua
- Gerenciamento de configuração
- O valor do TDD e as diferenças entre testes ágeis e testes convencionais
- Planning Onion, versão de entrega e planos de roadmaps
- Estimativas confiáveis com ágil
- Monitorando projetos com Scrum
- Conceitos avançados de Scrum
Além dos exercícios de fixação, o livro inclui 30 questões de simulado com respostas comentadas pelo autor.
Comprimento | 0 |
E-ISBN | 978-85-7452-714-7 |
Edição | 1 |
Idioma | Português |
Lançamento | 09/01/2015 |
Largura | 0 |
Lombada | 0 |
Páginas | 432 |
Ano | 2015 |
Sumário | Introdução Abordagem PARTE I. O MANIFESTO ÁGIL 1. As Origens do Ágil O Manifesto Ágil Os valores do Manifesto Ágil Indivíduos e interações Software funcionando Colaborando com o cliente Respondendo a mudanças Os 12 princípios do Manifesto Ágil Princípio 1 Princípio 2 Princípio 3 Princípio 4 Princípio 5 Princípio 6 Princípio 7 Princípio 8 Princípio 9 Princípio 10 Princípio 11 Princípio 12 2. Questões de Fixação I PARTE II. O FRAMEWORK SCRUM 3. Scrum na Teoria Introdução Scrummage Framework Teoria Transparência Inspeção Adaptação Papéis e responsabilidades Scrummaster Product Owner (PO) Time de Desenvolvimento Multidisciplinaridade e interdisciplinaridade Time Scrum Gerentes e o Scrum Outros papéis Artefatos Backlog Eventos Scrum Sprint Time-boxed Planejamento da Sprint Reunião diária Revisão da Sprint Retrospectiva da Sprint Ciclo de vida Scrum Sugestão de aplicação 4. Rodando o Scrum Planejando a versão de entrega Processo de planejamento iterativo Ciclo Scrum – versão de entrega Visão do produto Backlog do produto Montando o backlog do produto Refinando o backlog do produto O que são histórias? Definindo as histórias Priorizando as histórias Definindo a importância Aplicando a técnica MoSCoW como auxílio na priorização Definindo o Time Scrum Apresentando o backlog da versão de entrega Limpando o backlog Definindo o tamanho das histórias Jogando o Planning Poker Card Estimando com pontos por história Triangulação Definindo horas por pontos por história Verificando a velocidade do Time Os papéis e suas responsabilidades no planejamento da entrega Scrummaster Product Owner Time de Desenvolvimento 5. Planejando a Sprint Sprint Cancelando uma Sprint Planejando a Sprint #0 – SP#0 Preparando o ambiente de trabalho Identificando a velocidade do Time Definindo o tamanho das Sprints Definindo o conceito de pronto O conceito de qualidade Planejando a Sprint – Parte 1 SP#1 Selecionando o backlog Entendendo o backlog Confirmando o tamanho das histórias – Parte 1 Definindo o objetivo da Sprint Priorizando o backlog Microgerenciamento Planejando a Sprint – Parte 2 SP#2 Trocas Identificando as tarefas Decompondo os itens do backlog Estimativa homem/hora Opinião especializada Confirmando o tamanho das histórias Montando o painel de controle Quadro de Tarefas Gráfico de Burndown Burndown do produto Burndown da versão de entrega Burndown da Sprint Objetivo ou meta da Sprint Backlog da Sprint finalizado? Correções e adaptações Os papéis e suas responsabilidades no planejamento da Sprint Scrummaster O Scrummaster e o cliente Product Owner Time de Desenvolvimento 6. Executando a Sprint O Time de Desenvolvimento na execução O Scrummaster na execução O Product Owner na execução Atualizando e verificando o painel de controle Quadro de Tarefas Gráfico de Burndown A transparência dos artefatos 7. Monitorando a Sprint Reuniões diárias Stand-up meeting Orientando e removendo impedimentos Atualizando o painel de controle Os papéis e suas responsabilidades na reunião diária Scrummaster O Scrummaster e o desenvolvimento do Time Scrum O Scrummaster e o Product Owner O Scrummaster e o cliente Product Owner Time de Desenvolvimento 8. Revisando a Sprint Reunião de revisão da Sprint O que fazer a seguir? Rejeitando itens de backlog Importância da reunião de revisão Inspecionando Os papéis e suas responsabilidades na reunião de revisão Scrummaster O Scrummaster e o cliente Product Owner Time de Desenvolvimento 9. Voltando no Tempo da Última Sprint Reunião de retrospectiva da Sprint Participantes Local apropriado Gerando um painel de maturidade organizacional Os papéis e suas responsabilidades na retrospectiva Scrummaster O Scrummaster e o cliente Product Owner Time de Desenvolvimento 10. Indo para a Próxima Sprint Nova Sprint Atualizando o painel de controle Entregando valor Orientando e acompanhando a homologação da entrega Garantindo a entrega de valor ao cliente Atualizando o painel de controle com o Kanban Nova versão de entrega 11. Conceitos Avançados de Scrum O Scrum com times distribuídos Scrum dos Scrums O Scrum em grandes projetos Múltiplos Times Scrum Líderes de Equipe Múltiplos Quadros de Tarefas e Gráficos de Burndown Dependências entre equipes e projetos Sincronismo de Sprints O Scrum na manutenção e no suporte de sistemas Atendimento a chamados não emergenciais Chamados críticos e emergenciais Time de Manutenção Sprint de chamados Planejamento da Sprint de chamados Kanban de chamados Reunião diária de chamados Reunião de revisão e retrospectiva de chamados O Scrum em projetos com preço fixo Entendimento do escopo Definindo as importâncias e priorizações Planejamento das versões de entrega (Releases) Estimando os itens Determinando o prazo Ajustando as versões de entrega Desenvolvendo o produto contratado com preço fixo Adaptando o projeto ao longo do desenvolvimento A transição de times convencionais para o Scrum Conscientizando Por onde começar? Como começar? A transição dos papéis e responsabilidades A mudança completa 12. Impressões Finais sobre o Scrum 13. Questões de Fixação II PARTE III. OUTRAS TÉCNICAS, FRAMEWORKS E MÉTODOS ÁGEIS 14. Planejamento em Vários Níveis Anel 1 – Planejamento do portfólio Anel 2 – Planejamento do produto ou projeto Anel 3 – Planejamento da versão de entrega Anel 4 – Planejamento da iteração Anel 5 – Planejamento do dia Planejamento de forma ágil Planejando a Release Roadmap do produto Mapeamento de histórias Planning Onion e o Scrum 15. eXtreme Programming – XP Valores Comunicação Feedback Coragem Simplicidade Respeito Princípios e práticas Equipe unida Jogos de planejamento Entregas curtas Testes de usuário Padronização de código Ritmo sustentável Metáfora Integração contínua Programação em par Propriedade coletiva Desenvolvimento orientado a testes Refatoração Design simples O XP e o Scrum 16. Crystal Princípios e valores O Crystal e o Scrum 17. FDD O FDD e o Scrum 18. ATDD O ATDD e o Scrum 19. DSDM O DSDM e o Scrum 20. AUP Fases do AUP Marcos do AUP Disciplinas do AUP O AUP e o Scrum 21. Testes Ágeis Testes convencionais Testes ágeis O valor do TDD nos testes ágeis Testes ágeis e o Scrum 22. Radiadores de Informação Radiadores de informação e o Scrum 23. Boas Práticas Ágeis Histórias INVEST Tarefas SMART Estimativa por afinidade Dias ideais Horas ideais Espaço da equipe e sala de guerra Defeito escapado Calendário NIKO-NIKO Tempo decorrido Planejamento por sucessão Self testing Spike 24. Questões de Fixação III PARTE IV. A CERTIFICAÇÃO AGILE SCRUM FOUNDATION 25. ASF – EXIN Agile Scrum Foundation Como estudar? Como fazer a prova? A prova pelo EXIN Aywhere O EXIN 26. Outras Certificações do Mercado PSM I – Professional Scrum Master I A prova Scrum.org ScrumGuides.org CSM – Certified Scrum Master A prova Scrum Alliance 27. Simulado Questões Anexo Respostas das questões de fixação I Respostas das questões de fixação II Respostas das questões de fixação III Respostas do simulado Referências Bibliográficas Índice Remissivo
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