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Engenharia Automotiva



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Adriano Gilio

Formado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). É pós-graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e em Gestão de Projetos pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Possui 20 anos de experiência com o desenvolvimento de produtos e hoje é gerente de testes de veículos na Mercedes-Benz do Brasil.


Carlos Eduardo Fraga

Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Engenheiro de Telemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Há mais de 15 anos trabalhando no setor automotivo, possui longa passagem por fornecedores e pela Daimler AG na Alemanha. Trabalha hoje na Iveco Caminhões e Ônibus como diretor de serviços ao cliente para o Pós-Vendas na América Latina.


Feres Valentini Bertin

Engenheiro Mecânico Automobilístico pelo Centro Universitário da FEI e pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Atua no setor automobilístico e da mobilidade desde 2015, com experiências em mobilidade elétrica e tecnologias inovadoras. Hoje trabalha com marketing de ônibus na Mercedes-Benz do Brasil. Apaixonado por aplicar seus conhecimentos em negócios no setor da mobilidade.


Livro Engenharia Automotiva: Caminhões e Ônibus no Brasil


Prefácio de Marcio Querichelli – Presidente da Iveco para a América Latina

Uma introdução à engenharia automotiva de veículos comerciais no Brasil, com os fundamentos básicos do mercado, aplicações, detalhes técnicos e tendências para o futuro dos sistemas e componentes para o transporte de pessoas e cargas.
Comprimento 24
Edição 1
Formato

Livro físico

Idioma

Português

ISBN

9786588431825

Lançamento 12/12/2022
Largura 17
Lombada 2
Páginas 376
Volume

856,8

Ano 2022
Sumário Introdução
1. Mercado brasileiro
1.1. História
1.2. Dados geográficos e rodoviários
1.3. Aspectos governamentais, legais e normativos
1.4. Dimensões e pesos
1.5. Players do mercado
1.6. Associações nacionais
1.7. TCO
1.8. Curiosidades
2. Fundamentos de veículos comerciais
2.1. Geometrias importantes
2.2. Fundamentos físicos
2.3. Dinâmica veicular
2.4. Aerodinâmica
2.5. Acústica veicular
2.6. Visão sistêmica
3. Caminhões
3.1. Cabine
3.2. Quadro chassi
3.3. Suspensão
3.4. Direção
3.5. Elétrica e mecatrônica
3.6. Freios
3.7. Conforto
3.8. Assistentes e segurança
3.9. Telemática
4. Implementos rodoviários
4.1. Tipos e definições
4.2. Componentes
4.3. Layout e eixos
4.4. Mercado de implementos
5. Ônibus
5.1. Carroceria
5.2. Chassi
6. Trem de força
6.1. Motor
      6.1.1. Sistema mecânico
      6.1.2. Sistema de alimentação de combustível
      6.1.3. Sistema de injeção de combustível
      6.1.4. Sistema de alimentação de ar
      6.1.5. Sistema de combustão
      6.1.6. Sistema de escapamento
      6.1.7. Sistema de lubrificação
      6.1.8. Sistema de arrefecimento
      6.1.9. Sistema de freio motor
      6.1.10. Sistema de gerenciamento eletrônico
      6.1.11. Tomada de força no motor
6.2. Redução de emissões e pós-tratamento
      6.2.1. Design do motor
      6.2.2. Recirculação de gases (EGR)
      6.2.3. Catalisador de oxidação diesel (DOC)
      6.2.4. Filtro de partículas para motores diesel (DPF)
      6.2.5. SCR
      6.2.6. Gerenciamento eletrônico
      6.2.7. Silencioso
6.3. Transmissão
      6.3.1. Embreagem
      6.3.2. Caixa de mudanças
      6.3.3. Tomada de força
      6.3.4. Retarder
      6.3.5. Cardã
      6.3.6. Caixa de transferência
6.4. Eixos e rodas
      6.4.1. Eixos direcionais
      6.4.2. Eixo de tração
      6.4.3. Eixo auxiliar
      6.4.4. Cubo de roda
      6.4.5. Roda
      6.4.6. Pneu
7. Futuro da mobilidade automotiva
7.1. Conectividade
7.2. Direção autônoma
7.3. Compartilhamento
7.4. Eletrificação
      7.4.1. Veículo Elétrico Híbrido – VEH
      7.4.2. Híbrido série
      7.4.3. Híbrido paralelo
      7.4.4. Híbrido plug-in
      7.4.5. Elétrico a bateria – BEV
      7.4.6. Veículo Elétrico a Célula de Combustível – FCEV
      7.4.7. Componentes para tração elétrica
7.5. Propulsão com hidrogênio
      7.5.1. Células de combustível
      7.5.2. Motores a combustão interna com hidrogênio
7.6. Propulsão com gás natural ou biogás
      7.6.1. Motor a Gás Natural Comprimido (GNC)
      7.6.2. Motor a Gás Natural Liquefeito (GNL)
7.7. Outros combustíveis alternativos
      7.7.1. Biodiesel
      7.7.2. HVO
8. Bibliografia
Índice remissivo

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