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Professional Leader: gerenciamento de projetos



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Fabio Torres
Enterprise Agile Coach em São Paulo, formado em arquitetura, direcionou sua carreira para melhoria contínua de processos, liderando hoje a equipe Ágil da empresa tendo impacto direto em quase 150 pessoas.
Haendel Motta
MSc., é psicólogo da Marinha, pesquisa interfaces entre a clínica psicanalítica e o ambiente corporativo, promovendo releituras de temas como motivação e liderança através de artigos e palestras.
Ivo Michalick
Sócio-diretor da M2 Consultoria e Coaching, bacharel e mestre em Ciência da Computação pela UFMG, coach certificado pelo CTI – Co-Active Training Institute e detentor das certificações PMP e PMI-SP do PMI.
Karen Smits
Especialista em Antropologia Organizacional, pensadora global da Practical Thinking Group, professora na Universidade ADEN, Ph.D. em Ciências Sociais e Mestre em Antropologia pela VU University Amsterdam.
Luis Cáceres
Change Management Trainer certificado, Top Project Management Influencer, coach, autor e palestrante. Managing consultant da Improving Performance LATAM, especialista em integrações pós-fusão.
Marcantonio Fabra
Doutor em administração pela UNAM (Argentina)e mestre em Logística pela PUC-Rio. Graduou-se em Informática também pela PUC-Rio. Possui MBA em Gerência de Projetos pela FGV-RJ, é certificado como PMP (Project Management Professional) e DASSM (Disciplined Agile Senior Scrum Master) pelo PMI, Master in Project Management pela George Washington University e Certificado Exin Agile Scrum Master. É sócio-diretor da Acreditar Empreendimentos, onde atua em consultoria em gerenciamento de projetos e em palestras e treinamentos sobre o tema. Foi Vice-Presidente de Marketing e Comunicação do PMI-RJ de 2020 a 2022. Já acumulou mais de 30 anos de experiência como gerente de projetos de TI e oito anos como Scrum Master. Também é especialista na implantação de PMOs e VMOs em empresas como Oi, Vivo (Telefônica Celular), IBAM e Cepel. É professor em universidades e instituições de ensino tais como PUC-RJ, IBMEC, IPOG, UFRJ, FGV e IAG, com 35 anos de experiência acadêmica. É coautor dos livros “Gerenciamento de Projetos” (FGV, 2009), “PMO – Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na prática” (Brasport, 2012) e “Professional Leader: gerenciamento de projetos” (Brasport, 2019).
Renata Nigri
Gestora de projetos com certificação PMP, com mais de 20 anos de experiência em grandes e médias empresas. Coach certificada PCC, professora universitária em gestão de projetos e trainer em liderança.
Roberto Pons
CEO da Projectlab. Mestre em Major Programme Management pela Universidade de Oxford. Engenheiro Eletrônico pela Princeton University. MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. PMP, coach certificado.
Rodrigo Caixeta
Gerente de Projetos do Ano 2014 pela revista Mundo PM. Fundador da ScrumGame Simulator de métodos ágeis. Um dos poucos profissionais no Brasil com vivência em Agilidade em diversas indústrias.
Valeria Gutierrez
Gerente de Projetos Senior DinsmoreCompass. MBA em Gestão e Finanças pela FAAP-SP. Estatística pela UERJ, PMP, Professora do MBA de Gestão de Projetos da UERJ e UFF. Palestrante de Gestão de Projetos.
Walther Krause
Engenheiro mecânico (UFRJ), Mestrado IAG (PUC/RJ). PMP, Lean SixSigma Green Belt e SAFe®. Diretor de Riscos Empresariais Claro e Ex-Presidente do PMI Rio. Coordenador da ABNT. Autor de livros sobre PMO, governança e agilidade.

English version:
Mechanical engineer at UFRJ, with a master’s degree from IAG PUC/RJ. PMP, Lean Six Sigma Green Belt and SAFe®. Claro Corporate Risk Manager and former president of PMI Rio. ABNT coordinator. Author of books on PMO, governance and agility.

O primeiro livro que trata do tema de liderança de forma didática e integrada com foco no profissional de projetos. Após o mestrado de gestão de megaprojetos na Universidade de Oxford, o autor Roberto Pons iniciou a pesquisa de como o tema de Liderança em projetos poderia ser apresentado para facilitar o desenvolvimento dessa importante competência. Identificada a grande lacuna, convidou especialistas em cada área-chave para o desenvolvimento de um líder profissional de projetos. O resultado foi esse trabalho extenso, embasado em fontes bibliográficas e com uma abordagem única no mercado. O livro serve como base para a Formação Professional Leader da Projectlab e prepara para a certificação CPL – Certified Professional Leader®.
Comprimento 28 cm
Edição 1
Formato

Livro físico

Idioma Português
ISBN 9788574529516
Lançamento 11 de dezembro de 2019
Largura 21 cm
Lombada 1,8 cm
Páginas 328
Volume 1058.4
Ano 2019
Sumário Introdução
1. Liderança em projetos
Renata Nigri e Haendel Motta
Domínios de conhecimento
Líder versus gerente
Construindo influência
Compartilhando a visão
Tomada de decisão
Modelo Cynefin para apoio a tomada de decisão
Abordagens em liderança e como aplicá-las no ambiente de projetos
Liderança coach
Liderança exponencial
V.U.C.A.
Liderando líderes
Palavras finais
Bibliografia
2. Liderando as comunicações em projetos
Marcantonio Giuseppe Maria Carlo Fabra
Definições, origens e um pouco de história
Ligação com os demais temas de liderança
Elementos base da comunicação
Comunicação sempre assertiva
Comunicação Não Violenta
Comunicação virtual
Ferramentas síncronas
Ferramentas assíncronas
Barreiras na comunicação verbal
Psicológicos
Físicos
Técnicos
Comunicação não verbal
Apresentações em público
O paradoxo de Abilene
Modelo da dominância cerebral
Comunicação em situações de crise
Comunicação efetiva em reuniões
Palavras finais
Sinergologia, a ciência da linguagem corporal para líderes de projetos
Nina de Paula
Sinergologia
Bibliografia
3. Liderando equipes em projetos
Valeria Gutierrez
Introdução
Agregado, grupo ou equipe?
Como somos e agimos como pessoas?
Como as equipes se formam?
1. Forming (Formação)
2. Storming (Confrontação ou turbulência)
3. Norming (Normatização)
4. Performing (Desempenho)
5. Adjouring (Dissolução)
Tamanho faz diferença
Praticar o Shu Ha Ri
Caso NPR
Ser ou não ser multitarefa?
Equipes virtuais – o desafio
A disfunção da equipe
Palavras finais
Bibliografia
4. Negociação e resolução de conflitos em projetos
Sonia Lopes
Introdução
Conflitos em projetos
Efeitos positivos do conflito
Efeitos negativos do conflito
Você é o gerente negociador!
Elementos presentes nas negociações
As partes
Os interesses
As opções
A legitimidade
As alternativas
A comunicação
O relacionamento
O compromisso
O tempo e a sincronização (timing)
A informação
O poder
A cultura
Os limites superior e inferior, ponto de recuo e moeda de troca
A emoção e a percepção
O processo de negociação: um modelo para gerentes de projetos
Canvas de planejamento
Revisão das propostas e preparação do negociador
Caso – Negociação na área de responsabilidade social
Fabio Teixeira de Melo
Caso – Mediação
João Vieira
Palavras finais
Bibliografia
5. Liderando mudanças em projetos
Luis Cáceres
Introdução
Gerenciamento de projetos e a gestão de mudanças
A gestão de mudanças não é comunicação
A importância do tema para a liderança em projetos
A mudança e o indivíduo
Gerindo mudanças em projetos
Etapas da gestão de mudanças
Medindo a efetividade da mudança – Modelo ADKAR
Governança da gestão de mudanças
Metodologias e certificações existentes em gestão de mudanças
APMG Change Management
Modelo Prosci® de gestão de mudanças
Guia do PMI para gestão de mudanças organizacionais
Human Change Management Institute
Association of Change Management Professionals
Palavras finais
Bibliografia
6. Engajando stakeholders em projetos
Roberto Pons
Introdução
Definições
Origens do termo
Traduzindo stakeholders para o português
Um pouco de Teoria de Stakeholders
Relação com os demais temas de liderança
Gerenciamento versus engajamento
Relacionamento: a chave de tudo
Confiança em primeiro lugar
Modelo padrão de engajamento de stakeholders
1. Identificar stakeholders
2. Analisar (Stakeholders)
3. Planejar (a estratégia de engajamento)
Entender o ser humano
4. Agir (para engajar)
5. Ajustar (a estratégia)
Como lidar com stakeholders difíceis?
Os modelos de mercado de engajamento de stakeholders
O modelo PMI
O modelo IPMA
O modelo Mayfield
O modelo Stakeholder Circle
O modelo Prendo
Stakeholders e o ciclo de vida do projeto
Pequeno manual para um bom engajamento de stakeholders
Caso: Usina Hidrelétrica de Belo Monte – o desafio
por Caio Garcia
Palavras finais
Bibliografia
7. Inteligência emocional em projetos
Ivo M. Michalick Vasconcelos
Onde tudo começou para mim
Introdução à Inteligência Emocional
Definição e dimensões da Inteligência Emocional
Nosso cérebro e as emoções
Ferramentas e técnicas para melhoria da nossa inteligência intrapessoal – Competência pessoal
Controle emocional
Mindfulness
Agilidade emocional – indo além do controle
Ferramentas e técnicas para melhoria da nossa inteligência interpessoal – Competência social
Comunicação não verbal
Escuta ativa
Diálogo
Conversa
Janela de Johari
Gentileza
Palavras finais
Bibliografia
8. Criatividade em projetos
Fábio Torres
Introdução: a cadeira amarela
Criatividade como um processo
Informações
Conexões e ideias
Multidisciplinaridade
Alcançando a multidisciplinaridade
A motivação intrínseca da mente criativa
A criatividade na prática
Scrum
Design Thinking
As duas boas notícias
Usando a criatividade nos projetos e na sua vida
Construindo a cultura da criatividade na sua empresa
A cultura da multidisciplinaridade
Garanta autonomia e inspire a responsabilidade
Um caso quase abstrato e um nem tanto
Epílogo: atitude criativa
Sumário de mindsets
Bibliografia
9. Colaboração e cultura em projetos
Karen Smits
Introdução
Estereótipos? A cultura envolve muito mais!
Cultura organizacional: as três principais perspectivas acadêmicas
Comparação transnacional
Interação intercultural
Múltiplas culturas
Colaboração no gerenciamento de projetos
Seja um líder colaborativo
A jornada para a colaboração? Um labirinto
Criar valor do projeto por meio de cultura e colaboração
1. Parceiros
2. Possibilidades
3. Paciência
4. Filosofia
5. Promoção
Palavras finais
Bibliografia
10. Habilidades cognitivas do profissional de projetos
Walther Krause
Introdução
O CHA para o profissional de projetos
A seleção da equipe com o CHA ideal
Tecnologia e o CHA
Senso de urgência
Tecnologia e senso de urgência
Gerenciamento do tempo
Multitarefa
Profissionalismo
Gestão do conhecimento
Caso: o CHA aplicado em projetos
Construindo um segundo cérebro
Tiago Forte
1. Capture tudo em um só lugar2. Organize seus arquivos de acordo com quando você precisará deles
3. Crie suas anotações para serem encontradas
4. Divida seu conhecimento em pequenos pacotes
5. Compartilhe seu trabalho logo e muitas vezes
6. Evolua seu trabalho ao longo do tempo
7. Cultive seu ecossistema de conhecimento
Bibliografia
11. Desenvolvimento pessoal do líder de projetos
Rodrigo Caixeta
Parte 1: uma breve reflexão
Introdução
Versão 1.0: monitor de laboratório de TI
Versão 2.0: de gerente de estagiários a gerente de fábrica de software
Versão 3.0: de gerente de fábrica de software a aposentado fracassado
Versão 4.0: de fracassado a “executivo” de startup
Versão 5.0: aposentado novamente
Versão 6.0: vencedor do prêmio de gerente de projetos do ano
Versão 7.0: do tradicional ao excepcional
Parte 2: práticas do desenvolvimento pessoal
Autocoaching
Capacidade de se adaptarAtitude correta
O desenvolvimento pessoal e a liderança em projetos
Bibliografia

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