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Mobile Game Jam



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Cleuton Sampaio

é professor, mestre formado pelo IBMEC, com diversas certificações importantes, como: PMP (Project Management Professional) e SCEA (Sun Certified Enterprise Architect). Autor de vários livros publicados pela Brasport, incluindo “Guia do Java EE 6.0 – Desenvolvendo Aplicações Corporativas”, “Criando Macros no BrOffice Calc” e “Guia de Campo do Bom Programador”. Coordenador do portal mobile The Code Bakers (www.thecodebakers.org).


O GLOBO - Qualidade: Test-friendly Development http://oglobo.globo.com/blogs/tecnologia/posts/2012/11/19/qualidade-test-friendly-development-475439.asp
O GLOBO - Aqui, há monstros! http://oglobo.globo.com/blogs/tecnologia/posts/2012/11/26/aqui-ha-monstros-476188.asp
O GLOBO - Complexidade acidental http://oglobo.globo.com/blogs/tecnologia/posts/2012/12/21/complexidade-acidental-478710.asp
Código-fonte livro Soa e Web Services com Java http://www.brasport.com.br/anexo/codigo-fonte-livro-soa-e-web-services-com-java-autor-cleuton-sampaio/codigo-fonte.zip
Baixe o código-fonte do livro
Francisco Rodrigues

é Arquiteto de Software, Game Designer e um gamer compulsivo. Possui mestrado em Informática pela UFRJ. Trabalha com desenvolvimento mobile há muitos anos. Já trabalhou com Java ME, Java-FX, Android, iOS, Windows Phone e HTML 5. Atualmente dedica seus esforços a tecnologias direcionadas ao desenvolvimento de games mobile multiplataforma. Cofundador do portal de desenvolvimento mobile The Code Bakers (www.thecodebakers.org).


Hoje em dia, com as plataformas móveis, ficou muito fácil criar e vender games de todos os tipos, para todos os públicos e em todos os lugares do mundo.

Neste livro os autores ensinam a projetar e implementar um jogo simples, desde o início, com a primeira ideia e o seu desenvolvimento, até o lançamento em si nas lojas de aplicativos, sempre demonstrando a maioria das técnicas necessárias para entrar neste mundo extremamente excitante que é a criação de games!

O livro serve de guia para a construção rápida de jogos, com cursos introdutórios de arquitetura Android, iOS e Windows Phone, além de Objective-C. E tudo multiplataforma! Saiba como criar NPCs, Game Loops, animações. Aprenda HTML 5 (Canvas, JavaScript, web workers). Veja também como usar frameworks móveis multiplataforma como PhoneGap e Titanium.

Comprimento 24 cm
Edição 1
Formato Livro físico
Idioma

Português

ISBN 9788574525358
Lançamento 15 de setembro de 2012
Largura 17 cm
Lombada 1,5 cm
Páginas 284
Volume 652,8
Ano 2012
Sumário

Introdução

O público alvo

A intenção

Onde obter os fontes e mais informações

1. O Mercado de Aplicações Móveis

Características de dispositivos móveis

        A evolução dos dispositivos

        O presente e o futuro próximo

O usuário de dispositivo móvel

        Usuário de PC versus usuário mobile

        O que as pessoas esperam de aplicações móveis

App Stores: as arenas modernas

        Vantagens para o usuário

        Vantagens para o desenvolvedor

Formas de monetização de aplicações

        Gratuitamente

        Licença de uso

        Monetização baseada em anúncios (Ads)

        Versão melhorada

        Bens virtuais

        Modos mistos

Afinal, o que vende mais?

        Pontos de atenção

2. Android vs iOS e Outros Desafiantes

Arquitetura Android

        Características

        Arquivo .dex

        Arquivo .apk (application package file)

Arquitetura iOS

        Cocoa Touch

        Media Services

        Core Services

        Core OS

Semelhanças e diferenças entre as plataformas móveis

3. Escolha Suas Armas

Requisitos de hardware x software

        Android

        iOS

Frameworks de games multiplataforma

PhoneGap (Cordova)

        Cocos2D

        Unity

4. Então, Você Tem uma Boa Ideia?

Gestando ideias

        Técnicas para conceber ideias

        Deixe a ideia “descansar”

O que é um bom jogo?

        Não mire nos blockbusters

        Seja simples e criativo

        Fique de olho na jogabilidade

        Pense “social”

        Prepare-se para investir

        Tipos principais de jogos

Nossa própria experiência

Checklist: o que você precisa antes de desenvolver?

Como financiar seu empreendimento

        Lei Rouanet (a partir de 2012)

        BNDES – PROSoft

        Meios informais

        Um conselho

5. Técnicas Básicas de Criação de Jogos

Multitasking

        Evitando Race Conditions

Animação de objetos

        Transições

Animação gráfica

        Modo de desenho

        Redesenho

NPC, Partículas e Game Loop

        Non Playable Character

        Partículas

        Game Loop

Sensores e jogabilidade

Outras técnicas

6. Aplicação das Técnicas em Plataforma Android

Componentes do Android

        View e ViewGroups

        Activities

        Service

        Content Provider

        Broadcast Receiver

Distribuindo uma app Android

Ambiente de desenvolvimento

        Executando a aplicação

        Criando um Android Virtual Device – AVD (emulador)

        Desenhando o gráfico do seu biorritmo

Implementação das principais técnicas de games em Android

        Multitarefa

        Animação em games Android

        Outros tipos de animação no Android

Sensores no Android

7. Aplicação das Técnicas em Plataforma iOS

First things first

        Um “Hello world”

Conhecendo o Objective-C

        Objective-C é compilado em código nativo

        Classes

        Métodos

        Métodos especiais

        Se quiser saber mais sobre Objective-C

Implementação das principais técnicas de games em iOS

        Multitasking

        Animação gráfica (ou vetorial)

        Animação de objetos

        Sensores

Para terminar

8. HTML 5 e JavaScript

Aplicações móveis baseadas em tecnologia web

HTML 5

        Novidades

        Áudio e vídeo

        Desenhos

        Animações

JavaScript

        Classes e objetos

        JSON (JavaScript Object Notation)

        Timer

Web Worker

        Incompatibilidade das plataformas

WebViews

        WebView no Android

        Webview no iOS

        Conclusão sobre WebViews

Ajax

9. Introdução ao PhoneGap (Cordova)

Criando uma aplicação no PhoneGap para capturar o sensor acelerômetro

Aplicação “Desculpas Furadas” no PhoneGap (iOS e Android)

        Aplicação “Desculpas Furadas” no iOS

Outros frameworks para desenvolvimento multiplataforma

        Vantagens do Titanium sobre o PhoneGap

Database no PhoneGap

10. Projeto de um Jogo

Licença de uso do código do projeto

        Definições

        Termos da licença

        Comentários sobre a licença

Bom, como é que começamos?

        Regras do jogo

        Evolução do jogo

Arquitetura do jogo

        Plataforma mobile

        As pegadinhas

        NPCs e sistemas de partículas

Fazendo o protótipo

        O ambiente de desenvolvimento

        Projeto do jogo

        E agora, o que falta?

Criando o projeto definitivo

        E ficou multiplataforma?

        Mas ainda dá para melhorar, não?

        Dando uma espiada no código

        Fixando a orientação

        Usando o acelerômetro

        O Game Loop

        Recursos de gameplay

        Resultado

O que mais falta?

        Níveis

        Pontos

        Monetização

        Áudio e visual

        Localização e internacionalização

11. Desenvolvimento de Games no Windows Phone

Pré-requisitos para o desenvolvimento com Windows Phone

Configurando o PhoneGap no Visual Studio Express

Usando o acelerômetro no Windows Phone

Detalhes da implementação Cordova em .Net

Implementando o game BueiroBall no Windows Phone

Tudo sobre o Marketplace

O que é necessário para publicar uma App no Marketplace?

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Etiquetas: Mobile, Game, Android, IOS, Windows, Windows Phone, Ipad, Desenvolvedores, Programação, Jogos, Smartphone,