banner-pix

Jornada da Transição para Produtos



  • R$ 85,00R$ 55,25
  • Desconto de 35%

R$ 48,62

(-12%)p/Pagamento por PIX

Antonio Muniz

Autor best-seller, empreendedor, mentor executivo e palestrante. Atua como CEO da Advisor 10X, consultoria técnica e acadêmica que ajuda empresas a multiplicarem resultados aplicando práticas ágeis, DevOps e Lean.

Sua formação tem uma base multidisciplinar em negócios, tecnologia e liderança, com mestrado em administração, MBA em telecomunicações, graduação em tecnologia e certificações em agilidade, tecnologia Lean, projetos, processos e serviços.

É fundador da Jornada Colaborativa, comunidade que une especialistas e executivos para escrever livros sobre tecnologia, gestão e carreira. Como iniciativa voluntária, a Jornada Colaborativa doou centenas de livros para desempregados e mais de R$ 500 mil para instituições, somando os direitos autorais e a receita dos eventos em parceria com a Globo, Lojas Renner, Banco PAN, Banco Carrefour, Businessmap e Dynatrace.

Os royalties deste livro também serão doados para a Jornada Colaborativa.

Contato: munizprofessor@gmail.com

LinkedIn: Antonio Muniz

Instagram: Antoniomunizoficial

Spotify: AgileTechCast


English version:

Inspired more than 30,000 people and teams in MBA courses, bootcamps, video classes, workshops, consulting and lectures in leading companies such as SulAmérica, Petrobras, Vivo, Itaú, Oi, Furnas, Eletrobras, DHL, Banco do Brasil, Banco Safra, Banco PAN, Ernst & Young, Finep, Sebrae, UOL, Pagseguro, Makro, Totvs, Jucesp, Ambev Tech and Dafiti.
Bianca Balbino Amorim

Carla Ezaki
Entusiasta de metodologias ágeis e tecnologia, faz uma ponte entre clientes e o time, ajudando-os a entregar o valor que o cliente espera de forma ágil e com qualidade. Atua na área de tecnologia da informação há mais de 10 anos assumindo posição de suporte técnico e desenvolvimento de software, e dando aulas em instituições de tecnologia, além de liderança de times em projetos voluntários.
Carlos Eduardo Carvalho

Carlos Eduardo do Nascimento

Clayton Soares Sena

Jordy Zaikoski Gularte

Josineide do Nascimento

Juarez Barreto Azevedo
Executivo de TI, estrategista de Governança, Cybersecurity e Agilidade (PACC-E, C-AGILE.PRO, PSM-I, PSPO-I), formado em Contábeis com Pós em Controladoria, Auditoria e Perícia Contábil. Coach e mentor de carreiras, apaixonado por transformar vidas.
Júlia Larissa Schultz

Karolliny N. S. Lima

Lúcia Stela
Consultora em gestão organizacional com ênfase em melhoria de processos, Mestre em Saúde Coletiva, graduada em Saúde Coletiva e Tecnologia em Processamento de Dados. Apaixonada por ajudar pessoas na solução de problemas para fluírem na entrega de valor, especialmente na área da saúde.
Margareth Carneiro (Brasil)
30 años en Gestión Estratégica, de Portafolio, Programas y Proyectos. Ingeniera de Sistemas. Maestría en Gestión del Conocimiento y TI. Doctorado en Administración, investigación en Gobernanza Corporativa y Gestión por resultados en el Sector Público. Implantó 6 PMOs. Autora y coautora de 3 libros, conferencista internacional y profesora de MBA. Presidenta fundadora de PMI-DF. Voluntaria PMI formó parte del Board of Directors Global. Integra el Board de Agile Alliance.
Margareth Fabiola dos Santos Carneiro
Líder global na área de projetos, possui mais de 30 anos de experiência em gestão, com ênfase em liderança, gestão estratégica, gerenciamento de portfólio, programas e projetos. Voluntária atuante do PMI por mais de 24 anos, foi a primeira presidente do PMI-DF, galgou várias posições no PMI internacional e ocupou uma cadeira no Board do PMI por dois mandatos (seis anos). Foi considerada pelo PMI uma das 25 mulheres influentes de gerenciamento de projetos do mundo e ganhou também dois prêmios: PMI Distinguished Award e PMI Leader of the Year.
Entrevista com a autora (PDF) http://doclink.demarest.com.br/fds/fds.aspx?lib=BIBLIOTECA&doc=103214
Entrevista com a autora
Maysa Barreto Ornelas

Patricia Rodrigues Souza

Poliana Peixoto
Analista de Sistemas pós-graduada em engenharia de software e residente em engenharia de software governamental. Apaixonada por pessoas, professora e palestrante por amar e compartilhar conhecimento. Atuando como Agilista/Líder de Projetos no Banco Pan e curadora de livros na Jornada Colaborativa.
Rafael Ferreira Bittencourt
Líder de Gestão de Produtos com mais de 18 anos de experiência na área de TI, MBA em Gestão de Projetos pela FGV, graduado em Sistemas de Informação, Formação em Liderança, coautor de livros de tech, certificações PSPO, CBPP e Yellow Belt. Tutor e Mentor em produtos, apaixonado por ajudar as pessoas a se desenvolverem e entregarem resultados exponenciais.
Susana Vieira Farias

Vanêssa Santana
Possui 17 anos de experiência na área de tecnologia. Atua na área de gerenciamento de projetos na Bayer e é Head de Produtos na iniciativa voluntária SouJunior, além de coautora da Jornada Colaborativa e professora da pós-graduação da Faculdade Unyleya.
William Guimarães
Vinte anos de experiência na liderança de projetos e produtos. Tutor e escritor na área de produtos. MBA em Gestão de Negócios, graduado em Sistemas de Informação e certificado CSPO, PMP e Yellow Belt. Apaixonado em desenvolver e liderar de pessoas para criar soluções que resolvam os problemas dos clientes e contribuam com o negócio das organizações.

Livro Jornada da Transição para Produtos: somando conceitos e experiências para acelerar a sua evolução como Product Owner e Product Manager

A carreira de produto envolve uma atualização constante das práticas que surgem para melhorar a experiência do cliente, pois nada é mais importante do que a visão ponta a ponta de todo o time envolvido nas entregas, independentemente de o profissional atuar como Product Owner, Product Manager ou uma nova função criada na sua empresa.

Este livro tem o objetivo de explorar as teorias e o que existe de informação sobre a transição de carreira para a área de produtos.
“Este livro foi escrito com você em mente: a pessoa iniciante, a curiosa, a inquieta profissionalmente, que está querendo fazer a transição para a área de gestão de produtos digitais e se sente perdida. Ele traz aquilo que nenhum outro tem: ferramentas, dicas práticas e orientações para que a sua jornada de migração para a área de gestão de produtos digitais seja a menos turbulenta possível. Ah, se eu tivesse lido este livro há nove anos...” – Paulo Chiodi, criador e fundador da Product Guru’s e prefaciador.

A Jornada Colaborativa

Era uma vez um professor universitário que sonhava lançar um livro quando finalizou o mestrado em 2006. O sonho começou a ser concretizado em 2017 com o livro “Jornada DevOps”, mas alguns obstáculos travaram sua evolução após a escrita de três capítulos.

Em setembro de 2018, durante sua palestra na PUC Minas, surgiu um click: “Será que outras pessoas apaixonadas por DevOps ajudariam com a escrita colaborativa?”

Dezenas de colaboradores aceitaram o convite e o livro foi lançado para 350 pessoas no dia 06 de junho de 2019 no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.

A escalada dos times gerou novas amizades, aprendizados, doação de R$ 523 mil para instituições com o lançamento de 37 livros e sonhamos transformar mais vidas com a inteligência coletiva e o apoio de empresas amigas.

Antonio Muniz
Fundador da Jornada Colaborativa, curador de mais de 30 livros e CEO Advisor 10X.

Analia Irigoyen, Juarez Azevedo e Rafael Bittencourt
Líderes do time organizador do livro, curadoria e revisão técnica.

Coautores

Analia Irigoyen
André Alves de Lima Bueno
Annelise Gripp
Antonio Muniz
Bento Júnior
Bianca Balbino Amorim
Carla Ezaki
Carlos Eduardo Carvalho
Carlos Eduardo do Nascimento
Clayton Soares Sena
Daniélle Pombal
Djani Dalfovo
Fabiana Leite
Francisco Medeiros
Gabriel Eslava
Gessileia Cyntrão
Jordy Zaikoski Gularte
Josineide do Nascimento
Juarez Barreto Azevedo
Júlia Larissa Schultz
Karolliny N. S. Lima
Lúcia Stela
Luciano Pinna
Manuela Vinhas
Marcia Maximiano
Margareth Fabiola dos Santos Carneiro
Maysa Barreto Ornelas
Natália Soares
Patricia Rodrigues Souza
Poliana Peixoto
Priscilla Couto
Rafael Ferreira Bittencourt
Ricardo Jesus
Roberta Kühleis
Sabrina Nader
Susana Vieira Farias
Talita Bitencourt
Tamires Teixeira
Vanêssa Santana
Victoria Knust
Wesllen Pereira
William Guimarães

Comprimento 23,5 cm
Edição 1
Formato

Livro físico

Idioma

Português

ISBN 9786560960039
Lançamento 18 de março de 2024
Largura 16,5 cm
Lombada 1,1 cm
Páginas 200
Volume

448,80

Ano 2024
Sumário PARTE I. REFLEXÃO: ESTOU PRONTO PARA FAZER UMA TRANSIÇÃO DE CARREIRA?
1. Despertar da consciência e a prontidão para o futuro (Carlos Eduardo Carvalho)
Um olhar sobre o trabalho: passado e futuro
Como eu posso avaliar o futuro da minha carreira frente às mudanças da sociedade?
2. A transição de carreira está alinhada ao meu propósito de vida? (Maysa Barreto Ornelas)
Mas, afinal, o que é propósito de vida?
Para que serve o propósito de vida
Como identificar o propósito de vida
Como realizar seu propósito de vida
A transição de carreira
Propósito de vida x missão x transição de carreira
O que fazer diante da transição?
Considerações finais
3. Quais são as primeiras barreiras que você vai enfrentar ao fazer a transição para produtos? (Vanêssa Santana/Gessileia Cyntrão/Talita Bittencourt/Victoria Knust)
Comportamentos e atitudes ágeis
Conhecimento das práticas ágeis
Facilidade de comunicação através da escrita
Ambiente de tecnologia ou produtos
Comunicação com pessoas de outras áreas
Posicionamento profissional
Dedicação e tempo
Considerações finais
4. Como lidar com a “síndrome do impostor”? (Annelise Gripp)
Evitando a síndrome do impostor
     1 – Despertar o interesse em transição de carreira para produtos
     2 – Buscar soft skills e hard skills
     3 – Iniciar a prática na área de produtos
     4 – Procurar vagas
     5 – Participar de entrevistas
     6 – Aceitar a proposta
     7 – Executar o trabalho com produto nos primeiros 90 dias
5. Sou de uma área que não é de tecnologia; posso fazer a transição para a área de produtos? (André Alves de Lima Bueno/Rafael Ferreira Bittencourt/Juarez Barreto Azevedo)
Considerações finais
Conclusão da Parte I
PARTE II. A ÁREA DE PRODUTO E O MERCADO
6. A área de produtos: quem são os profissionais e o que fazem (Bento Júnior/Daniélle Pombal/Juarez Barreto Azevedo/Luciano Pinna/Marcia Maximiano/Rafael Ferreira Bittencourt/Ricardo Jesus/Sabrina Nader/William Guimarães)
Visão holística empresarial e o business agility
E quais são os dois grandes blocos de atuação dos profissionais de produtos?
E o que é a área de produtos?
E como será a rotina como profissional da área de produtos?
     Entenda o problema do negócio
     Usabilidade do produto/serviço
     Uso de métrica
     Domínio da tecnologia
     Seja expert no negócio
Como o Product Manager convive com o gerente de projetos?
Preparado para os próximos passos?
7. Especializações (Carla Ezaki/Ricardo Jesus)
8. A estratégia por trás de todo produto (Clayton Soares Sena/Juarez Barreto Azevedo/Rafael Ferreira Bittencourt)
Um exemplo de estratégia de produto
Ferramentas de apoio
9. Soft, hard e power skills do profissional de produtos (Fabiana Leite)
Quais são as principais skills necessárias?
Por que inteligência emocional e inteligência social são importantes? Como elas podem apoiar na transição ou consolidação da sua carreira?
Por que a skill autoliderança é relevante para o profissional de produtos e como desenvolvê-la?
O que Barack Obama, Walt Disney, Bill Gates e Oprah Winfrey têm em comum?
Considerações finais: por que a skill de “saber trabalhar em equipe” é tão importante?
Conclusão da Parte II
PARTE III. COMO DEVO PLANEJAR E ACOMPANHAR A MINHA TRANSIÇÃO? (FERRAMENTAS E DICAS)
10. Como criar o seu plano de transição (Carlos Eduardo Carvalho)

Ferramenta: matriz de aplicação do plano de transição
Exemplo de aplicação
11. Fractal do Conhecimento (Analia Irigoyen)
Entendendo e adaptando o checklist de treinamentos e habilidades
12. A orientação de um mentor na transição de carreira (Francisco Medeiros)
O que é coaching?
O que é mentoring?
     Como a mentoria é diferente?
     Por que é importante ter um mentor?
     Tipos de mentoria
     Escolhendo um mentor
13. Passo a passo para mudar de carreira sem precisar mudar de empregador (Juarez Barreto Azevedo/Rafael Ferreira Bittencourt)
Identificando aliados e âncoras
Construindo networking na área para a qual você deseja ir
Comunicando explicitamente para o seu chefe o seu interesse em uma transição de carreira
Decidindo perseverar na empresa atual ou pivotar para o mercado
14. Cursos livres, pós-graduação, certificações: prós e contras (Margareth Fabiola dos Santos Carneiro/Carlos Eduardo do Nascimento/Rafael Ferreira Bittencourt/Juarez Barreto Azevedo)
Certificações relevantes e como afetam a transição de carreira
Possíveis barreiras enfrentadas na ausência das certificações
Como se adaptar enquanto não possuir formação na área?
Quais as formações relevantes para a transição de carreira?
Conclusão da Parte III
PARTE IV. DICAS VALIOSAS PARA A SUA TRANSIÇÃO E PARA AS PRIMEIRAS ENTREVISTAS
15. Remodelando seu currículo (Priscilla Couto)

O conceito do currículo
Como montar um currículo para quem busca uma transição de carreira?
O que não deve constar no seu currículo
O que deve constar no seu currículo
Aprenda como descrever cada campo do seu currículo
     Nome
     Cargo desejado
     Dados de contato
     Formação
     Experiências profissionais
     Cursos
     Idiomas
     Conhecimento de sistemas e metodologias
     Certificados
     Habilidades comportamentais
     Intercâmbio (opcional)
     Premiações (opcional)
     Publicações (opcional)
     Projetos/Trabalhos voluntários (opcional)
Conclusão
16. LinkedIn para construção de marca pessoal e posicionamento (Natália Soares)
Quem sou eu na fila do pão?
O básico que a maioria não faz
Sua loja no shopping
     Buscando emprego
     Recursos
     Destaques
     Sobre
     Experiências profissionais
     Formação acadêmica
     Licenças e certificados
     Competências
     Recomendações
     Cursos
     Outras seções importantes
Entenda os quatro pilares do LinkedIn e faça o algoritmo trabalhar a favor da sua empregabilidade
Prospecção de recrutadores
Busca de oportunidades
Resumindo
17. Como demonstrar seus conhecimentos antes de assumir uma posição (Karolliny N. S. Lima/Juarez Barreto Azevedo/Rafael Ferreira Bittencourt)
Geração de conteúdo autoral nas mídias sociais
18. Dificuldade na descrição de cargos e busca de profissionais (Djani Dalfovo/Júlia Larissa Schultz)
Sobre descrição de cargos
Variações entre PO e PM
Linkando seus conhecimentos com a descrição da vaga
19. Avaliando a oportunidade (Tamires Teixeira)
Em busca de uma fonte de renda estável...
Sem querer você já leu
Use a tecnologia a seu favor
Leia a bula
20. Como contar sua história em uma entrevista (Daniélle Pombal)
Outras dicas valiosas para as entrevistas
Parte 1 – Elencando hard skills e soft skills da função
Parte 2 – Resgatando habilidades exercidas em cargos anteriores
Parte 3 – Skills exigidas do Product Owner versus skills do candidato
Parte 4 – Colocando as habilidades na linha do tempo
Parte 5 – Ensaiando contar sua história empregando todo o seu repertório
21. Como calcular sua pretensão salarial? (Bianca Balbino Amorim)
Conclusão da Parte IV
PARTE V. CONCLUSÕES FINAIS
22. Dicas para o iniciante (Vanêssa Santana/Manuela Vinhas/Josineide do Nascimento/Carlos Eduardo do Nascimento/Juarez Barreto Azevedo/Rafael Ferreira Bittencourt)
Alinhamento de expectativas
Abertura
Observação
Conheça o time
Entenda o produto e conheça as dores
Peça ajuda
Estude e anote tudo!
23. Dinâmicas para construção de times (Karolliny N. S. Lima/Rafael Ferreira Bittencourt/Juarez Barreto Azevedo)
Por onde começar?
24. Como o profissional de produtos deve atuar em times ágeis que não possuem Scrum Master? (Roberta Kühleis/Rafael Ferreira Bittencourt/Juarez Barreto Azevedo)
Como os profissionais de produto devem atuar em times sem Scrum Master?
25. Como elaborar um case de sucesso da sua carreira (Jordy Zaikoski Gularte/Juarez Barreto Azevedo/Rafael Ferreira Bittencourt)
PARTE VI. CASES E PODCASTS
26. Um exemplo de Product Owner nas áreas de suporte e operações (Juarez Barreto Azevedo)
27. A empresa mudou para a agilidade e agora sou Product Owner, o que fazer? (Wesllen Pereira)
28. De analista de requisitos à carreira de produto – Desafios e protagonismo (Patricia Rodrigues Souza)
29. De editor de vídeo a Product Owner, passando por UI/UX (Gabriel Eslava)
30. Marcos da minha transição de carreira (Susana Vieira Farias)

Marco 1: como fui para a área de produtos
Marco 2: desafio de gestão de produtos com método waterfall
Marco 3: minha primeira atuação como Product Owner
Marco 4: incrementando o repertório de técnicas
Marco 5: período para realização pessoal
Marco 6: oportunidades e aprendizados
Encarando o layoff
Conclusão
31. Como transitei de Product Owner para Data Product Manager (Carla Ezaki)
Referências bibliográficas
Dedicatória e agradecimentos
Os autores

Escreva um comentário

Acessar

Etiquetas: Livro Jornada da Transição para Produtos: somando conceitos e experiências para acelerar a sua evolução como Product Owner e Product Manager, 9786560960039, livro 9786560960039, Analia Irigoyen, André Alves de Lima Bueno, Annelise Gripp, Antonio Muniz, Bento Júnior, Bianca Balbino Amorim, Carla Ezaki, Carlos Eduardo Carvalho, Carlos Eduardo do Nascimento, Clayton Soares Sena, Daniélle Pombal, Djani Dalfovo, Fabiana Leite, Francisco Medeiros, Gabriel Eslava, Gessileia Cyntrão, Jordy Zaikoski Gularte, Josineide do Nascimento, Juarez Barreto Azevedo, Júlia Larissa Schultz, Karolliny N. S. Lima, Lúcia Stela, Luciano Pinna, Manuela Vinhas, Marcia Maximiano, Margareth Fabiola dos Santos Carneiro, Maysa Barreto Ornelas, Natália Soares, Patricia Rodrigues Souza, Poliana Peixoto, Priscilla Couto, Rafael Ferreira Bittencourt, Ricardo Jesus, Roberta Kühleis, Sabrina Nader, Susana Vieira Farias, Talita Bitencourt, Tamires Teixeira, Vanêssa Santana, Victoria Knust, Wesllen Pereira, William Guimarães, Livro Jornada da Transição para Produtos, somando conceitos, experiências, acelerar a sua evolução, Product Owner, Product Manager, Livro Jornada, Transição para Produtos, Jornada, Transição, Produtos, Jornada Colaborativa, Colaborativa, Negócios