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Bússola de Gestão para a Construção Civil



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Tânia Belmiro (organizadora)

Ph.D. em engenharia de produção, engenheira eletricista, possui as certificações PMP e PRINCE2® Practitioner e é instrutora do Sinduscon-SP. Atua em grandes corporações na gestão de programas, projetos, processos e qualidade no Brasil e em Angola desde 1999. Autora de livros e artigos em gestão de processos, qualidade, projetos e PMOs.


Tânia Belmiro (organizadora)

Colaboradores

Marco Antonio Portugal

João Alberto da Motta Gaspar

Lucedile Adriana Mendes Antunes

Guilherme Petrella

Carlos Henrique Studenroth

Fabricio Ryoiti Barros Osaki

***inclui o papel da BIM na gestão dos processos de projeto e obra***

Este livro reúne a experiência de seus autores em uma visão consistente de gestão, aliada a uma visão prática, de quem vive o dia a dia da construção e que percebe a necessidade de mudanças.

Trata-se de uma fonte de referência para empresários da construção, gestores de obras, engenheiros, projetistas, arquitetos, fornecedores e estudantes.

Os capítulos abordam:

  • boas práticas de gestão de projetos na construção civil, de como deveria ser a gestão financeira;
  • a importância da governança corporativa na gestão da empresa, assim como na obra;
  • a gestão dos processos e das pessoas que implementam e usam os sistemas de gestão como o da qualidade e o da segurança e saúde;
  • a gestão jurídica e os aspectos fundamentais para uma boa relação das partes envolvidas e o sucesso da obra;
  • o papel das novas tecnologias da construção e de métodos construtivos;
  • a gestão integrada de todos os projetos e recursos via BIM, um sistema que visa fazer diferente e de forma integrada a gestão da construção top-down.

A intenção dos autores é que este livro seja uma semente para alavancar a maturidade de gestão na construção civil, condizente com o potencial existente no setor.

Comprimento 24cm
Edição 1
Idioma Português
ISBN 9788574528830
Lançamento 20/07/2018
Largura 17cm
Lombada 1,3cm
Páginas 264
Volume 530.40
Ano 2018
Sumário

Introdução

1. Gestão de projetos na construção (Tânia R. Belmiro)

1.1. Uma síntese da evolução do setor da construção no Brasil

1.1.1. O setor da construção no Brasil tomando forma

1.1.2. Da perspectiva do Brasil colônia para o de uma nação independente

1.1.3. O crescimento do setor de construção no Brasil toma novos ritmos

1.2. Gestão do administrativo ao canteiro de obras

1.3. Nível de maturidade em gestão de projetos na construção

1.4. Boas práticas e metodologias de gerenciamento de projetos

1.5. Diretrizes para implantação de um método de gestão de projetos

1.6. Esboçando um método de gerenciamento de projetos na gestão da sua obra

1.7. Conclusão

Bibliografia

2. Governança corporativa (Marco Antonio Portugal)

2.1. Caixinha de ferramentas

2.2. Escolha das ferramentas

2.3. Programa de integridade

2.4. Conclusão

Bibliografia

3. O papel da BIM (Building Information Modeling) na gestão dos processos de projeto e obra (João Alberto da Motta Gaspar)

3.1. Introdução

3.2. O que é BIM?

3.3. O que não é BIM?

3.4. Para que vai servir BIM na minha empresa?

3.5. BIM como promotor de alterações nos processos das empresas: a metáfora da festa de casamento

3.5.1. Você já foi a uma festa de casamento? Ou então... você já produziu salgadinhos para uma festa de casamento?

3.5.2. Mudanças à vista

3.5.3. Tomando uma atitude!

3.5.4. Cenário provável quando se adotam medidas sem planejamento

3.5.5. O que essa história de salgadinho, casamento, blá, blá, blá, tem a ver com BIM?

3.5.6. Para ter sucesso na implementação, é preciso mudar os processos. Eu ouvi “ERP”?

3.6. Tecnologia: conheça as peças que fazem um motor BIM funcionar

3.7. Gestão das políticas de implementação

3.8. Por onde começar?

3.9. Conclusão

Bibliografia

4. Como implementar sistemas de gestão que tragam resultados para a sua empresa (Lucedile Adriana Mendes Antunes)

4.1. Introdução

4.2. O caminho para a excelência

4.3. Como estruturar sistemas de gestão eficientes

4.4. Gestão de processos x gestão por processos

4.4.1. Como conduzir a estruturação dos processos

4.5. Desafios na implantação dos sistemas de gestão

4.6. A importância das pessoas no contexto organizacional

4.6.1. Passos para construir uma grande equipe

4.6.2. O que motiva e retém as pessoas?

4.7. Cultura organizacional

4.8. Liderança inspiradora na gestão de pessoas

4.9. Aprendendo com os erros

4.10. Gerenciando os riscos

4.10.1. Tipos de riscos

4.10.2. Como implantar a cultura de gerenciar riscos

4.11. Medindo os resultados

4.12. Conclusão

Bibliografia

5. Soluções técnicas e métodos construtivos (Guilherme Petrella)

5.1. Introdução

5.2. Algumas definições

5.3. A extensão, os drivers e os impulsionadores dos métodos construtivos

5.4. Métodos construtivos e o ciclo de vida do empreendimento

5.5. A qualidade como fator crítico de sucesso

5.6. Métodos construtivos – abordagens não técnicas

5.7. Métodos construtivos e a inovação

5.8. Como ser um agente da evolução?

5.9. Entrevista: como é a introdução de um novo método construtivo no Brasil

5.10. Conclusão

Bibliografia

6. Gerenciamento financeiro de uma obra (Carlos Henrique Studenroth)

6.1. Aspectos gerais

6.2. A concepção do projeto sob a ótica financeira

6.3. Planejamento financeiro de uma obra

6.3.1. Estimativas iniciais dos custos

6.3.2. Definindo o orçamento da obra

6.3.3. Formando o preço de venda ou valor da obra

6.3.4. Fatores econômicos que afetam o preço de uma obra

6.4. Controlando os custos do projeto

6.4.1. Gerenciamento do valor agregado

6.4.2. Previsão

6.4.3. Análises de desempenho

6.5. Desafios que dificultam a gestão financeira

6.5.1. Eventos na obra que influenciam a gestão financeira

6.5.2. A influência do cliente

6.5.3. Indefinições e mudanças: o que fazer?

6.6. Conclusão

Bibliografia

7. O papel do jurídico em projetos de construção civil (Fabricio Ryoiti Barros Osaki)

7.1. Apontamentos iniciais

7.2. Localizei um imóvel, parece uma ótima oportunidade. O que devo avaliar?

7.3. Limitações administrativas: direitos e deveres do administrado

7.3.1. Limites e competências

7.3.2. Direitos e deveres do administrado

7.4. Aspectos contratuais: elementos e preocupações básicas

7.4.1. Considerações iniciais

7.4.2. Identificação das partes

7.4.3. Objeto, direitos, obrigações, prazos

7.5. Particularidades próprias à natureza jurídica das contratações

7.5.1. Contratações com empregados

7.5.2. Contratações com fornecedores de insumos e serviços

7.5.3. Contratações envolvendo relações de consumo

7.6. Conclusão

Bibliografia

Glossário

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