banner-pix

Jornada OKR na Prática



  • R$ 70,00R$ 56,00
  • Desconto de 20%

R$ 49,28

(-12%) p/ Pagamento por PIX

Antonio Muniz

Colaborou com mais de 30 mil pessoas e mais de 100 times em consultorias, mentorias, cursos de MBA, bootcamps, videoaulas, workshops e palestras em empresas líderes de mercado, como SulAmérica, Petrobras, Vivo, Itaú, Oi, Furnas, Eletrobras, Energisa, Via Varejo, DHL, Accenture, Icatu, Banco do Brasil, Banco Safra, Banco PAN, Citibank, Ernst & Young, Finep, Sebrae, UOL, Pagseguro, Makro, Totvs, Jucesp, Ambev Tech, Dafiti, Meta, Banco Carrefour, Prudential etc. Como fundador e headhunter da Jornada Colaborativa, formou novas lideranças, com R$ 502 mil doados para instituições e o lançamento de mais de 30 livros e eventos com empresas amigas. Sua formação tem uma base multidisciplinar em negócios, tecnologia e liderança, com mestrado em administração no Ibmec, MBA em telecomunicações na FGV, graduação em tecnologia na Unigranrio e certificações em agilidade, tecnologia Lean, projetos, processos e serviços.

Contato: munizprofessor@gmail.com


English version:

Inspired more than 30,000 people and teams in MBA courses, bootcamps, video classes, workshops, consulting and lectures in leading companies such as SulAmérica, Petrobras, Vivo, Itaú, Oi, Furnas, Eletrobras, DHL, Banco do Brasil, Banco Safra, Banco PAN, Ernst & Young, Finep, Sebrae, UOL, Pagseguro, Makro, Totvs, Jucesp, Ambev Tech and Dafiti.
Carla Krieger

Mais de 25 anos de experiência em TI, trabalhando em cargos executivos de tecnologia por 14 anos. Experiência profissional em empresas nacionais e internacionais, liderando diversos programas de transformação digital e ágil e trabalhando com práticas híbridas e implantação de DevOpsNominating Comittee Chair DA Champion do PMI-Rio. Agile Coach no Hub Digital da Globo e mentora da startup Kultua.


English version:
Enterprise Agile Coach at Globo’s Digital Hub VMO, Head of Business and Culture and JornadaCast at Jornada Colaborativa, Trustee at Access Agile Community, DA Trainer and Host of Agile World in Portuguese. Co-author of several books, teacher and speaker. Passionate about people and learning, she is always ready to explore new ways of working that encourage a collaborative environment, with diversity, delivering value and results according to a purpose.


Victor Pericles Machado Patané
Agilista e entusiasta de metodologias ágeis, há mais de 10 anos vem testando formas de fazer com que as pessoas exercitem a arte do trabalho com consenso e em equipe através de métodos e processos que visam integrar ideias.

English version:
Agilist and enthusiast of agile methodologies, for more than 10 years he has been testing ways to make people exercise the art of working with consensus and as a team through methods and processes that aim to integrate ideas.

Walther Krause
Engenheiro mecânico (UFRJ), Mestrado IAG (PUC/RJ). PMP, Lean SixSigma Green Belt e SAFe®. Diretor de Riscos Empresariais Claro e Ex-Presidente do PMI Rio. Coordenador da ABNT. Autor de livros sobre PMO, governança e agilidade.

English version:
Mechanical engineer at UFRJ, with a master’s degree from IAG PUC/RJ. PMP, Lean Six Sigma Green Belt and SAFe®. Claro Corporate Risk Manager and former president of PMI Rio. ABNT coordinator. Author of books on PMO, governance and agility.

Werther Krause

Engenharia Mecânica (UFRJ), MSc Ciência da Computação (PUC/RJ), MBA (Stephen Ross School of Business), Strategic Innovation Throughout the Value Chain (MIT/IMD). Múltiplas certificações de gestão de projetos preditivos e adaptativos e governança. Possui mais de 20 anos de experiência em estratégia/negócios.


English version:
Mechanical Engineering (UFRJ), MSc Computer Science (PUC/ RJ), MBA (Stephen Ross School of Business), Strategic Innovation Throughout the Value Chain (MIT/IMD). Multiple certifications for predictive and adaptive project management and governance. He has over 20 years of experience in strategy/business.



Jornada OKR na Prática: unindo práticas e experiências que potencializam resultados

Aprenda conceitos e práticas em OKR com experiências de 41 pessoas atuantes na liderança da adoção de OKRs nos mais diversos setores do mercado brasileiro e internacional.

Conheça os desafios e melhores práticas em uma jornada de implantação de OKRs.

"Nesta obra, mais uma golaço dessa iniciativa fantástica chamada Jornada Colaborativa, temos um aprofundamento dos conceitos, aplicações baseadas em contextos e, principalmente, cases reais de mercado, que com certeza irão ajudá-lo neste mundo VUCA/BANI onde objetivos de curto prazo são cada vez mais necessários.” – Vitor Massari, prefaciador.

A Jornada Colaborativa

 Era uma vez um professor universitário que sonhava em lançar um livro quando finalizou o mestrado em 2006. O sonho começou a ser concretizado em 2017 com o livro “Jornada DevOps”, mas alguns obstáculos travaram sua evolução após a escrita de três capítulos.

Em setembro de 2018, durante sua palestra na PUC Minas, surgiu um click: “Será que outras pessoas apaixonadas por DevOps ajudariam com a escrita colaborativa?”

Dezenas de colaboradores aceitaram o convite e o livro foi lançado para 350 pessoas no dia 06 de junho de 2019 no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.

A escalada dos times gerou novas amizades, aprendizados, doação de R$ 251.500,00 para instituições com o lançamento de 11 livros e sonhamos transformar mais vidas com a inteligência coletiva e o apoio de empresas amigas.


Coautores
Adriana Brandão
Alessandro Seixas
Antonio Muniz
Bruna Milare
Bruno Tadeu França
Bruno Tarsis
Bruno Urakawa
Carla Krieger
Carlos Eduardo R. Cruz
Dani Dias
Daniel Moro
Eriveldo Madureira
Fabio Cruz
Fernando Fernandes
Flavia Silva
Francisco Medeiros
Gabriel Francisco Pistillo Fernandes
Hermann Rego
Jamile Marques
Júnior Rodrigues
Leandro Mattoso
Leonardo Santos
Luciana Moreira
Luiz Eduardo Labriola
Márcia Maximiano
Marcos Afonso Dias
Maria Angélica Castellani
Maria Heloiza Rodrigues Magrin
Marília Maragno
Marlon Bastida
Pedro Signorelli
Queli Silva
Rafael Vilela
Renata de Podestá Gaspar
Roberta Altermann
Rodrigo do Vale
Ronaldo Menezes
Victor Patané
Walther Krause
Werther Krause
Yuri Bilinski Escarião
Yussif Barcelos Dutra

 

Comprimento 24 cm
Edição 1
Formato

Livro físico

Idioma Português
ISBN 9786588431467
Lançamento 11 de janeiro de 2022
Largura 17 cm
Lombada 1 cm
Páginas 216
Volume 489,6
Ano 2022
Sumário


PARTE I. A ORIGEM E O PROPÓSITO DO OKR

1. A história do OKR (Marlon Bastida/Hermann Rego/Márcia Maximiano)

Onde tudo começou...

Como definir um OKR?

2. Por que usar OKRs? (Walther Krause)

Quais são os diferenciais do OKR?

A estrutura do OKR

Exemplos de um OKR

OKRs são aspiracionais e buscam engajamento

Por que as empresas preferem o OKR

Conclusão

3. OKR e agilidade (Yuri Bilinski Escarião/Gabriel Francisco Pistillo Fernandes)

4. OKRs na transformação digital (Maria Heloiza Rodrigues Magrin/Leonardo Santos)

Propósito

Objetivo

Resultados-chave

5. Entendendo métricas e indicadores (Marília Maragno)

Balanced Scorecard (BSC)

Relação entre BSC e OKR

Métricas ou indicadores

Indicadores-chave de Performance (KPIs)

KPIs de monitoramento (health metrics)

Métricas de marketing

Métricas de vaidade

Relação entre KPIs e OKRs

Plano de metas x plano de métricas

Planejamento e acompanhamento

PARTE II. COMO SE PREPARAR PARA O INÍCIO DA JORNADA

6. Planejando a implantação de OKRs (Luiz Eduardo Labriola)

Objetivo (O)

Resultados-chave (KR)

Principais características de um bom OKR

A implementação dos OKRs em sua empresa

1. Adapte a metodologia para o seu contexto e as suas necessidades

2. Comece pequeno/por etapas

3. Divida os objetivos entre top-down­ e bottom-up

4. Defina um propósito com metas claras e específicas

5. Defina os ciclos curtos e a cadência de definição dos próximos OKRs

6. Tenha um líder e multiplicadores

7. Deixe os OKRs à vista de todos

8. Não confunda esforços e resultados

7. OKR Sprint (Carla Krieger/Renata de Podestá Gaspar)

O planejamento estratégico

8. Impulsionando a cultura e o engajamento (Bruno Urakawa)

Engajar é preciso!

Estamos engajados?

Ajustados e engajados na cultura

Como gerar engajamento com OKRs?

1. Traduza o caminho estratégico

2. Incorpore os valores

3. Influencie positivamente

4. Reconheça as diferenças

5. Capacite seus talentos

9. Autonomia nos OKRs (Jamile Marques)

10. Entendendo o contexto da empresa (Fabio Cruz)

Analisando o contexto da empresa

11. Foco do cliente: OKRs e BPM (Rafael Vilela)

PARTE III. COMO APLICAR E O QUE NÃO FAZER

12. Criando OKRs (Ronaldo Menezes/Queli Silva)

O que considerar antes de começar a escrever seus OKRs?

Como escrever bons objetivos?

Como escrever bons key results?

Como escrever boas iniciativas?

Qual é a diferença entre um KR e um KPI?

Como calcular o progresso dos seus OKRs? (baseado no método AMAR)

Boas reuniões de check in

13. Criando alinhamento entre os times (Marcos Afonso Dias/Yussif Barcelos Dutra)

Colocando a estratégia em prática

Os OKRs táticos e os times

14. Dinâmicas e técnicas de facilitação (Maria Heloiza Rodrigues Magrin/Francisco Medeiros/Dani Dias)

O primeiro passo é ter um propósito inspirador

O segundo passo é transformar este propósito em um objetivo estratégico

O terceiro passo é a decomposição do objetivo estratégico em objetivos táticos

O quarto passo é a decomposição de cada objetivo tático em resultados-chave

Conclusão

15. Como trabalhar OKRs e metas na organização (Marília Maragno/Fernando Fernandes)

Metas organizacionais

OKRs

Metas tradicionais x OKRs

Desempenho individual x OKRs

Riscos da remuneração atrelada ao OKR

Como evitar os riscos

16. Capacitar e treinar é fundamental (Fernando Fernandes/Bruno Tarsis)

O CHA para uma cultura de OKR

E por que capacitar e treinar é fundamental?

17. Principais falhas na implantação de OKRs (Bruna Milare/Queli Silva/Bruno Tadeu França)

Defina bem seus OKRs

Defina cadências

Defina papéis e responsabilidades

Treine seus colaboradores

Mais falhas na implementação de OKRs

18. OKRs não combinam com comando e controle (Júnior Rodrigues)

Introdução

A cultura comando e controle

Liderança e empoderamento na tomada de decisões

OKRs para liderar estrategicamente de forma ágil

Conclusão

19. OKRs para objetivos pessoais (Francisco Medeiros/Alessandro Seixas)

PARTE IV. GERENCIANDO COM OKR

20. O ciclo de vida do OKR (Victor Patané)

21. Como saber se estamos próximos do objetivo (Adriana Brandão)

22. Mantendo os OKRs vivos (Flavia Silva)

1. Acompanhamento de resultados

2. Desdobramento dos OKRs em iniciativas/tarefas

3. Trabalhando com os indicadores-chave de performance (KPI)

4. Esteja aberto a adaptações

5. Tenha um líder e alguns embaixadores

6. Reconhecimento do time

7. Estimular a melhoria contínua

23. O poder de engajamento do OKR (Dani Dias)

Mas o que significa engajamento?

E quais aspectos são avaliados para essa classificação sobre o engajamento?

Ações que favorecem o engajamento das pessoas no trabalho

1. Ter uma estratégia empresarial bem definida, clara e transparente para os colaboradores

2. Ter objetivos e metas claras para o alcance da estratégia, sabendo onde está e aonde quer chegar

3. Envolver as equipes, estimulando o processo de construção conjunta para alcance dos resultados

4. Fortalecer o propósito da atividade desempenhada por cada colaborador

5. Deixar claro o que se espera da equipe através de feedbacks contínuos

6. Ter plano de desenvolvimento individual com oportunidade de aprendizado

Uma cultura OKR e o engajamento

24. OKR em todos os níveis (Bruno Tadeu França)

O que são níveis de OKR? E como defini-los nos níveis da empresa?

OKRs de nível de empresa

OKRs de nível de departamento

OKRs de nível de equipe multifuncional

OKRs individuais

Agora, qual é a melhor prática?

25. As competências do líder OKR na gestão de metas e resultados (Adriana Brandão)

26. Abordagens de mercado (Roberta Altermann)

27. Cases JornadaCast (Carla Krieger)

APÊNDICES

Apêndice A. FAQ

Apêndice B. Experimentos do livro (Carla Krieger)

Referências

Dedicatória e agradecimentos

Sobre os autores e curadores

Escreva um comentário

Acessar