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Design de Jogos: Fundamentos



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Antonio Marcelo

É profissional da área de TI. Projeta jogos desde 1998, inicialmente focados em wargames, através do estúdio Riachuelo Games. Atualmente colabora com a revista Ludo na Espanha e o site Boardgamenews nos EUA, ambos sobre jogos de tabuleiro. É fundador e Lead Designer do Estúdio Riachuelo Games. Projetou diversos jogos, entre eles Batalha Naval do Riachuelo, ECOnomia, Mascates, entre outros. Gosta de jogos de tabuleiro desde seus 14 anos e é um incentivador do hobby no Brasil.


Julio César Pescuite

É Engenheiro de Software com sete anos de experiência no mercado, atuando com desenvolvimento de software e de jogos eletrônicos para as plataformas PC, celulares e consoles. Empresário do setor de jogos eletrônicos, exerce atualmente a função de diretor técnico da CooperGames, onde está envolvido com projetos de jogos com foco no mercado brasileiro e internacional.


Um jogo pode ser qualquer tipo de competição, onde regras são feitas ou criadas num ambiente restrito ou até mesmo de imediato, diferentes do esporte, cujas regras são universais. Geralmente, os jogos possuem regras e estas são simples, mas existem casos como simulações, onde existe uma riqueza de detalhes extensa. É possível envolver um ou mais jogadores jogando cooperativamente ou realizando algum tipo de disputa. Em sua ampla maioria, os jogos são disputados como uma forma de lazer, sem que os participantes enfoquem na competição condições de vitória como um ponto essencial.

Este livro tem como objetivo mostrar como os jogos mudaram nos últimos dez anos e como podemos projetar jogos com mecanismos modernos reais e virtuais. São abordados tópicos como:

- Prototipação
- Design
- Playteste
- Ferramentas de desenvolvimento
- Desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis

Esperamos que este livro sirva para ajudar a todos aqueles que querem ter uma visão prática sobre o assunto, sem muitos rodeios e com ênfase na realidade do dia-a-dia.

Comprimento 23 cm
Edição 1
Formato Livro físico
Idioma

Português

ISBN 9788574523965
Lançamento 26 de março de 2009
Largura 16 cm
Lombada 1 cm
Páginas 188
Volume 368.00
Ano 2009
Sumário 1. O Jogo
O que é um jogo?
Jogos reais ou de tabuleiro
Jogos de estratégia modernos
Os wargames
Jogos cooperativos
Jogos virtuais ? os jogos eletrônicos
Jogos em rede/Internet
Conclusões
2. O Designer de Jogos
O que é um designer de jogos?
O processo de criação
O processo de design de um jogo
3. Estrutura de Jogos
Comparando jogos
Recursividade de jogos
Elementos de conflito
Estruturação
Comparação entre modelo real e virtual
Estudos de caso
Conclusões
4. Projeto do Jogo (Concepção/Desenvolvimento)
Materializando uma ideia
Desenvolvendo no mundo digital ? O Pipa 3D
Conclusões
5. Projeto do Jogo
Uma ferramenta para cada ocasião
Estudo de casos
Começa o desafio
Energia Verde Transforma-se em ECOnomia
6. O Desafio do Playtest
Introdução
Alguns erros que devemos evitar antes de começar...
Selecionando o grupo de testadores
Público-alvo
Conduzindo um teste de jogo
Metodologias de teste
A matriz de jogo
Recolhendo a analisando os dados
Exemplo de condução de um teste de jogo
Jogos Virtuais: o playteste sob outro ângulo
Quando realizar o Playtest?
Tipos de teste
Conclusões
7. Outros Estilos de Jogos
Introdução
Jogos empresariais
Jogos para dispositivos móveis
Finalizando...
Conclusões
Anexo I. Formulário de Game Design
Anexo II. Piece Pak
Anexo III. Referências, Bibliografia e Sites Úteis
Referências
Bibliografia
Sites Úteis

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Etiquetas: Design, Jogos, Fundamentos, 9788574523965, Antonio Marcelo