banner-pix

Gestão de Materiais



  • R$ 47,00R$ 30,55
  • Desconto de 35%

R$ 26,88

(-12%)p/Pagamento por PIX

João Caldeira Lélis

pós-graduado em Gestão Organizacional e bacharel em Administração de Empresas, possui mais de 28 anos de experiência em trabalhos prestados a empresas de grande porte nos ramos de mineração, fundição e siderurgia, como Samarco Mineração S/A, ArcelorMittal Monlevade, Italmagnésio Nordeste S/A e ArcelorMittal Tubarão. Atuou como professor universitário na área de administração de recursos materiais e patrimoniais pelo Instituto de Ensino Superior de João Monlevade, Minas Gerais, para o curso de Administração de Empresas. Foi sócio-proprietário da empresa LELIS Planejamento e Treinamento Ltda. Atualmente é Especialista em Projetos de Investimentos na ArcelorMittal Tubarão.


O objetivo deste livro é alertar as organizações sobre as mudanças que vêm ocorrendo na área de gestão de materiais, onde o foco das atenções tem se direcionado para o produto final de cada organização.

Quaisquer esforços que não sejam direcionados para o Core Business da empresa impactarão diretamente no custo do produto final. A função ”compras” vem evoluindo e assumindo cada vez mais a posição de Gestão, de suma importância e com grau de influência muito elevado nos resultados financeiros das organizações.

O conteúdo deste livro vai além dos principais conceitos aplicados à área de materiais. Ele aborda estratégias que vêm sendo aplicadas pelas grandes organizações e que vêm contribuindo de forma positiva para aumentar a competitividade, reduzindo o custo do produto e aumentando o market share através da prática de preços de venda mais competitivos.

Esses conhecimentos serão úteis aos estudantes de administração, administradores, engenheiros, gerentes e todas as pessoas que atuam na gestão de materiais e que queiram contribuir de alguma forma para os resultados de suas organizações.

Outro público-alvo são os fornecedores de materiais, insumos e serviços destas organizações, para que conheçam este nicho de mercado e busquem uma parceria com os seus clientes.

Comprimento 23 cm
Edição 1
Formato Livro físico
Idioma

Português

ISBN 9788574523422
Lançamento 26 de dezembro de 2007
Largura 16 cm
Lombada 1 cm
Páginas 140
Volume 294.40
Ano 2007
Sumário Introdução
1. Conceitos e definições

Conceito de Estoque
Conceito de Itens de Estoque
Conceito de Custo do Item
Conceito de Custo de um Pedido de Compra
Custo de Manutenção do Estoque
Custo da Falta de Estoque
2. Sistema de Lojas
Escolha de Fornecedores para Contrato Tipo Loja
Pontos Importantes do Contrato
Otimização de Custos
Tipos de Lojas por Especialidade
Processo de Contratação
3. Estoque no Fornecedor
O Que as Organizações Ganham?
O Que os Fornecedores Ganham?
Como se Dá a Escolha dos Parceiros?
Que Tipo de Material Manter em Estoque no Fornecedor?
4. Contratos de Fornecimento
5. Sistemas de Controle de Estoques

Sistema de Revisão Contínua
Sistema de Encomenda Única
Sistema de Revisão Periódica
Pontos importantes Relacionados aos Sistemas de Controle de Estoque Apresentados Anteriormente
6. Sistemas MRP
Operação do MRP - Insumos e Resultados Fundamentais
Processamento do MRP
Tamanho do Lote no MRP
7. Avaliação de Estoque
Método do custo de reposição
Método UEPS
Método PEPS
Método de avaliação baseado no Custo Médio
8. Gestão de Estoque
Definição de Estoque
Efeitos da Administração de Estoque no Retorno de Capital da Empresa
9. Estoque Não é o Meu Negócio
O Problema
A Identificação do Problema
Análise do Fenômeno
Resultados do Trabalho
10. Metodologia Seis Sigma
Origem
Definição
O Ciclo DMAIC
Principais Características
Mapa de Raciocínio
Bibliografia

Escreva um comentário

Acessar

Etiquetas: Gestão de Materiais, Livro Gestão de Materiais, Gestão, de, Materiais, Gestão de Materiais Brasport, livro brasport, 9788574523422, livro 9788574523422, gestão, gestor, Negócios, Negócio, Negócios brasport, Negócios editora brasport, João Caldeira Lélis