banner-pix

Gestão Integrada de Organizações



  • R$ 74,00R$ 59,20
  • Desconto de 20%

R$ 52,10

(-12%) p/ Pagamento por PIX

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon

(organizadora) é professora assistente doutora do Departamento de Economia, Contabilidade e Administração e do programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté (UNITAU, SP). Doutora em Psicologia Social pela Universidade de Toulouse II, França, com pós-doutorado em Educação pela UNICAMP. É autora do livro L’etude des représentations sociales de La recherche chez les doctorants em sciences exactes (Presses Universitaires du Septentrion, 2000) e organizadora da coletânea Estudos Interdisciplinares em Ciências Sociais (Cabral, 2005). Possui vários trabalhos nas áreas de comportamento organizacional e de psicologia social. 


A complexidade do mundo atual demanda o diálogo entre pontos de vista distintos e nem sempre convergentes.

Fruto de investigações desenvolvidas em diferentes áreas do conhecimento, os textos propostos neste livro procuram ultrapassar as abordagens compartimentadas da realidade das organizações e instaurar um diálogo aberto, ainda que conflituoso, entre diferentes perspectivas de análise.

Ao lado de estudos técnicos e sociais de diversos fenômenos organizacionais, grandes temas transversais se apresentam, difíceis de localizar dentro dos sistemas tradicionais de classificação. Entre análises de desempenho corporativo e discussões de desenvolvimento de carreira surgem as reflexões psicossociais sobre a complexidade de sistemas de gestão abstratos e as pesquisas sobre competência em ambientes de alta tecnologia.

Os textos aqui reunidos se propõem a contribuir para uma visão integrada dos processos que moldam a moderna gestão organizacional.
Comprimento 23 cm
Edição 1
Formato Livro físico
Idioma

Português

ISBN 9788574523569
Lançamento 01 de agosto de 2008
Largura 16 cm
Lombada 2 cm
Páginas 272
Volume 552.00
Ano 2008
Sumário 1. Indicadores de Desempenho na Administração Corporativa
Introdução
Administração corporativa
O controle e os indicadores de desempenho
Balanced Scorecard
Metodologia
Análise dos indicadores apoiada no BSC
O sistema de medição da qualidade
Análise do sistema de medição da qualidade
Considerações finais
Referências
2. Seis Sigma: estratégia para a competitividade das organizações
Introdução
Caracterização do Seis Sigma
Criação do programa Seis Sigma
Etapas de implantação e ferramentas do Seis Sigma
Projetos de melhoria integrados ao Seis Sigma - a fase de definir
A mensuração do projeto Sigma - a fase de medir
A análise dos dados - a fase de analisar
A capacidade do processo - a fase de implementar
Um teste piloto na fase de melhoria do processo - a fase de implementar
O controle estatístico de processo - a fase de controlar
Considerações finais
Referências
3. O Papel da Liderança nas Mudanças Organizacionais
Introdução
Descrição do ambiente
Breve histórico
O papel da liderança no processo de mudança
Metodologia
Resultados
Considerações finais
Referências
4. Desenvolvimento de Carreira: o papel do indivíduo e da organização
Introdução
Definição e evolução na perspectiva de carreira
O papel das pessoas no desenvolvimento de carreira
O papel das organizações no desenvolvimento de carreira
Como a pesquisa foi realizada
Os resultados da pesquisa
Considerações finais
Referências
5. O Trabalho, Seus Sentidos e a Comunicação: aspectos e relações
Introdução
Objetivo geral
Delimitação do estudo
Relevância do estudo
O Trabalho
O trabalho na Revap - Refinaria Henrique Lage
A Comunicação
Aspectos complementares sobre trabalho e comunicação
Resultados e análises
Considerações finais
Referências
6. Avaliação por Competências em Ambiente de Alta Tecnologia
Introdução
Competências
Modelo de gestão de pessoas integrado e estratégico
Método de pesquisa
Resultados
Considerações Finais
Referências
7. Risco e Perigo: a evolução dos conceitos
Introdução
A perspectiva técnica do risco
A perspectiva psicossocial do risco
Conclusão
Referências

Escreva um comentário

Acessar

Etiquetas: Gestão Integrada de Organizações, 9788574523569, Edna Maria Querido de Oliveira Chamon