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Gestão Estratégica por Meio de Projetos e Agilidade



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Carlos Augusto Freitas

É empresário e Diretor Executivo. Especialista certificado em Gerenciamento de Projetos e Estratégia, Professor e Autor. Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF (RJ). Diretor Fundador da Facilities Management (CAFFM®), com o foco em gestão estratégica com mais de 15 anos de experiência em gestão de projetos, agilidade e implantação de gestão estratégica em diferentes segmentos. Em 2016 foi eleito um dos “Top 123 influencers in Project Management” do mundo em pesquisa feita pela TIMECAMP (USA).

email do autor: gestaoestrategica@caffm.com.br


PMI-SP - Entrevista com Carlos Augusto Freitas http://www.pmisp.org.br/enews/edicao1307/entrevista_01.asp

Livro Gestão Estratégica por Meio de Projetos e Agilidade

“This book is a welcome addition in the space of strategic initiative management. It is enriched with much needed practical insights on interpersonal and technical skills as well as organizational culture elements needed to lead strategic initiatives successfully. Read it, apply the insights, learn from them, and change your organization.” – Tahirou Assane Oumarou – Director of Brightline®


“Posso afirmar veementemente que os conceitos de Gestão Estratégica aplicados na prática transformaram minha vida! Desde a efetiva implementação da Gestão Estratégica em minha empresa, potencializamos significativamente o processo de transformação e impacto positivo nas vidas das pessoas envolvidas diretamente com nosso negócio.” – João Paulo Fernandes – Empresário e Fundador do Grupo JPM Viagens, Diretor Executivo Turista FC®.


“Uma estratégia estruturada é fundamental para garantir que uma organização esteja focada, alinhada e capaz de se adaptar às mudanças do ambiente externo, enquanto trabalha de forma eficiente para alcançar seus objetivos de longo prazo.” – Gustavo Braz – Head of Orange Brazil Orange Business Services.


“Em um ambiente complexo, em constante mudança e com alto grau de incerteza, as organizações precisam de uma estratégia que defina uma direção, estabelecendo objetivos e metas. A concepção da estratégia depende de análise, diagnóstico e de escolhas. Seu sucesso, por outro lado, depende muito da execução e de um aprendizado contínuo. Além dos aspectos técnicos, é fundamental a valorização do ser humano, traduzida em uma liderança e uma cultura que privilegiem a transparência, a autonomia, a diversidade, a igualdade e a inclusão. O valor “humano” (que se traduz em saúde, bem-estar e satisfação) se associa ao valor “do negócio”, produzindo ao final um verdadeiro valor compartilhado.


O sucesso da estratégia depende fortemente da sua execução. Para isso, o uso de diferentes metodologias e melhores práticas é fundamental. No entanto, a técnica somente não basta. O lado humano da estratégia deve ser considerado. O pensamento ágil, que privilegia a autonomia e a colaboração, associado ao aprendizado e à melhoria contínuos, deve ser efetivamente praticado, sobretudo nos projetos associados à estratégia. Somente assim se alcançarão os objetivos e benefícios desejados.”


Alberto Wajzenberg – Executive Digital Global Leader

Comprimento 24 cm
Edição 1
Formato

Livro físico

Idioma

Português

ISBN

9786560960121

Lançamento 20 de maio de 2024
Largura 17 cm
Lombada 0,8 cm
Páginas

152

Volume

326,4

Ano 2024
Sumário Introdução
Capítulo 1. Conceitos e Definições

1.1. Estratégia
       1.1.1. Origem do termo
       1.1.2. Estratégia nas organizações
       1.1.3. Modelos de estratégia consagrados
       1.1.4. Processo de decisão organizacional
1.2. Agilidade
       1.2.1. Mindset ágil
       1.2.2. Agilidade e estratégia
       1.2.3. Business agility
1.3. Construção estratégica
       1.3.1. Objetivos estratégicos
       1.3.2. Metas estratégicas
       1.3.3. Decisões estratégicas
1.4. Suporte à estratégia
       1.4.1. Governança corporativa
       1.4.2. Governança em projetos
       1.4.3. PMO
       1.4.4. VMO
       1.4.5. Operações
1.5. Considerações finais
       1.5.1. Conclusões sobre estratégia
       1.5.2. Conclusões sobre o capítulo
Capítulo 2. Visão sobre Projetos e Agilidade
2.1. Portfólio
       2.1.1. Riscos do portfólio
2.2. Portfólio e agilidade
2.3. Programas
       2.3.1. Pré-projeto
       2.3.2. Pós-projeto
       2.3.3. Processo de gerenciamento de programas
2.4. Programas e agilidade
2.5. Projetos
       2.5.1. Tipos de ciclo de vida de um projeto
              2.5.1.1. Ciclo de vida preditivo
              2.5.1.2. Ciclo de vida incremental
              2.5.1.3. Ciclo de vida iterativo
              2.5.1.4. Ciclo de vida adaptativo
              2.5.1.5. Modelo híbrido
2.6. Melhores práticas
       2.6.1. Abordagem preditiva
              2.6.1.1. Integração
              2.6.1.2. Escopo
              2.6.1.3. Cronograma (tempo)
              2.6.1.4. Custo
              2.6.1.5. Qualidade
              2.6.1.6. Recursos
              2.6.1.7. Comunicação
              2.6.1.8. Riscos
              2.6.1.9. Aquisições
              2.6.1.10. Partes interessadas
       2.6.2. Abordagem ágil
2.7. Considerações finais
Capítulo 3. Práticas para a Gestão Estratégica
3.1. Envolvimento da alta administração
       3.1.1. Rituais de gestão
       3.1.2. Percepção de valor
3.2. Engajamento de outras partes interessadas
3.3. Políticas e procedimentos
3.4. Modelos de negócios
3.5. P.E.S.T.L.E.
3.6. Análise SWOT
3.7. Mapa de benefícios
3.8. BSC (Balanced Scorecard)
3.9. Lean
3.10. Lean Budget
3.11. Plano de ação
3.12. Experiência do cliente – CX e UX
       3.12.1. CX (Customer Experience)
       3.12.2. UX (Use Experience)
       3.12.3. Jornada do cliente
       3.12.4. Avaliação da experiência do cliente
3.13. Design Thinking (DT)
3.14. Canvas (Business Model Canvas)
3.15. Técnica da inflexão
       3.15.1. O que são pontos de inflexão?
       3.15.2. O que seria um ponto de inflexão na vida?
       3.15.3. O que seria ponto de inflexão no projeto?
       3.15.4. O que seria ponto de inflexão na estratégia?
       3.15.5. O que é a técnica de inflexão?
       3.15.6. Etapas da técnica da inflexão
              3.15.6.1. Passo 1: O CENÁRIO (descrição do contexto/cenário e suas principais partes interessadas)
              3.15.6.2. Passo 2: JUSTIFICATIVA (por que precisa desta decisão?)
              3.15.6.3. Passo 3: QUEM DECIDE?
              3.15.6.4. Passo 4: A DECISÃO
       3.15.7. Ferramentas
       3.17. 8 Conclusão da técnica
3.16 Gestão do conhecimento
       3.16.1. Taxonomia na gestão do conhecimento
3.17. Agilidade organizacional (Scrum)
3.18 Abordagem de desenho e implementação estratégica
3.18.1. Desenho estratégico
3.18.2. Implementação estratégica
3.19. Inteligência Artificial (IA)
       3.19.1. Entendendo a inteligência artificial
       3.19.2. Usos da inteligência artificial
       3.19.3. Como aplicar
3.20. Processos
3.21. Melhoria contínua
3.22. Metodologia de gestão de projetos
3.23. Estrutura Analítica do Projeto (EAP)
3.24. Lições aprendidas
3.25. Conclusões sobre o capítulo
Capítulo 4. Inicie sua jornada
4.1. Cultura e mentalidade
Considerações Finais
Referências Bibliográficas
5.1. Referências eletrônicas

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