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Gestão do Lazer e do Entretenimento



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Karina Lima de Cunha Poli

É Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Parecerista do Ministério da Cultura, professora e consultora de projetos culturais.


Luiz Wilson Pina

É Mestre em Educação Ambiental e em Lazer e Recreação. Especialista em Elaboração e Avaliação de Projetos, em Lazer e Recreação e em Gestão Ambiental. Consultor em Planejamento do Lazer e do Entretenimento.


Rosangela Martins de Araujo Rodrigues

É Especialista em Administração de Centros de Lazer. Coordenadora da Pós-graduação Gestão do Lazer e do Entretenimento – Senac-SP. Project Manager for Development e associada à World Leisure Organization.


Livro Gestão do Lazer e do Entretenimento

Este livro inicia reflexões sobre o planejamento e a gestão de intervenções urbanas e organizacionais que atendam às atuais exigências da sociedade em um campo onde se concretizam o bem-estar, o intercâmbio de culturas e a sociabilidade.

CONCEITOS, que esclarecem um campo de conhecimento multi e interdisciplinar; o DIREITO, tanto do lazer quanto ao lazer, que permeia a consciência gestora; a LIDERANÇA, coerente com as intervenções de desenvolvimento cultural e social; ESTRATÉGIAS, que tornam possível a promoção de linguagens culturais nos âmbitos público e privado; e RECURSOS, que aproximam critérios e necessidades para uma mobilização qualitativa e coerente com as necessidades operacionais da gestão.

Comprimento 24 cm
Edição 1
Formato

Livro físico

Idioma Português
ISBN 9788574527994
Lançamento 27 de outubro de 2016
Largura 17 cm
Lombada 0,9 cm
Páginas 184
Volume 367.2
Ano 2016
Sumário

Sumário do livro Gestão do Lazer e do Entretenimento

Introdução (Karina Lima da Cunha Poli / Rosangela Martins Araujo Rodrigues)

1. Referências Conceituais do Lazer, da Recreação e do Entretenimento (LuizWilson Pina)

1.1. Lazer e entretenimento na civilização do século XXI: o uso do tempo social

1.2. Referências conceituais: lazer, recreação e entretenimento

1.3. Observações e conclusões

1.4. Referências bibliográficas

2. Fundamentos da Gestão para o Lazer e o Entretenimento (Luiz Wilson Pina)

2.1. As organizações do lazer e do entretenimento

2.1.1. Conhecendo as organizações

2.1.2. As organizações do setor privado, com finalidades lucrativas

2.1.3.As organizações do setor público

2.1.4. As organizações privadas sem finalidades lucrativas

2.2. Características comuns às organizações do lazer e do entretenimento

2.2.1. Finalidades e/ou objetivos específicos e explícitos

2.2.2. Produto de uma cultura determinada

2.2.3. Instrumento de realização social de ideias e de propostas de ação

2.2.4. Instrumento de expressão, comunicação e difusão cultural

2.2.5. Direcionadas para a prestação desserviços a uma clientela específica

2.2.6. Desempenhando funções sociais

2.3. Procedimentos administrativos comuns

2.3.1. Visão estratégica própria de mercado e de público

2.3.2. Estruturas administrativas peculiares

2.3.3. Processos administrativos próprios

2.3.4. Treinamento e desenvolvimento de pessoal

2.4. A gestão do lazer e do entretenimento: quadro sintético

2.4.1. O papel do gestor

2.5. Encaminhamentos finais

2.6. Referências bibliográficas

3. Fundamentos do Direito Aplicados ao Lazer e ao Entretenimento (Sandra de Campos Seixas)

3.1. O direito ao lazer e ao entretenimento como direito fundamental

3.2. Legislação geral

3.3. Legislação específica

3.4. Direito do lazer e do entretenimento e a cidade, locus de nossa civilização

3.5. Referências bibliográficas

4. Gestão de Pessoas no Lazer e no Entretenimento com Foco em Liderança (Rosangela Martins de Araujo Rodrigues)

4.1. O jogo da liderança: líderes ou liderados?

4.2. Competências de liderança do profissional de lazer e entretenimento

4.3. Tendências e propostas para liderar no lazer e no entretenimento

4.4. Referências bibliográficas

5. Marketing Cultural e Esportivo: um Breve Olhar para a Gestão do Lazer e do Entretenimento (José Arthur Fernandes Barros / Karina Lima da Cunha Poli)

5.1. Uma breve contextualização do tema

5.2. Marketing cultural, um olhar para o negócio do entretenimento

5.3. Marketing esportivo: outro olhar para a mesma área de negócios, discussões e necessidades

5.4. Considerações finais

5.5. Referências bibliográficas

6. O Gestor e a Captação de Recursos no Lazer e no Entretenimento (Karina Lima da Cunha Poli / Luiza Ribeiro do Valle / Rosangela Martins de Araujo Rodrigues)

6.1. As leis de incentivo no Brasil e a captação de recursos

6.2. A Lei de Incentivo ao Esporte

6.3. As leis de incentivo à cultura

6.4. A importância da diversificação das fontes de receitas

6.5. Referências bibliográficas

7. Gestão de Recursos Físicos para o Lazer e o Entretenimento (Luiz Wilson Pina)

7.1. Critérios de viabilidade

7.2. Planejamento de equipamentos para o lazer e o entretenimento

7.2.1. Fundamentos da ação de planejamento

7.2.2. Síntese do processo

7.3. Manutenção

7.4. Programação de atividades e eventos

7.5. Regulamentação e procedimentos regulamentadores

7.6. Referências bibliográficas

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