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HCMBOK – O Fator Humano na Liderança de Projetos (3a. edição)



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R$ 56,32

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Carla Campos

Psicóloga e Terapeuta comportamental, com formação em Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, especialista em Tanatologia pelo CTAN, Consultora de Assessments, Certified Professional & Self Coach com certificação internacional pela European Coaching Association. Membro da Associação Brasileira de Psicoterapia Cognitiva e da Associação de Terapias Cognitivas do Rio de Janeiro. Coautora do livro “Tanatologia – Temas Impertinentes”. É diretora do Human Change Management Institute, Coach e consultora em Gestão de Mudanças.


Vicente Gonçalves

Sua formação envolve Artes Dramáticas e TI, além de pós-graduação em Marketing, e MBA em gestão de negócios pela COPPEAD – UFRJ. Aprimorou-se em liderançano MIT – Boston, EUA e no IMD – Lausanne, Suíça. É coautor do HCMBOK – Human Change Management Body of Knowledge e CEO do Human Change Management Institute.


PMO e Gestão da Mudança http://gerentedeprojeto.net.br/?p=1417

Livro HCMBOK - O Fator Humano na Liderança de Projetos | 3ª edição

“Todo gestor deveria utilizar as práticas do HCMBOK integradas à metodologia de gestão de projetos para desenvolver seu trabalho na plenitude. Este livro endereça de forma simples e prática o ponto crítico em gestão de mudanças organizacionais aplicada em projetos de todas as naturezas: o fator humano.”

Bruno Machado, Diretor do Escritório de Gestão de Projetos Grupo Anima Educação

 

“Vivemos no tempo da mudança, da velocidade e da avalanche de informações. Entretanto, ainda é muito difícil para grande parte das empresas mudar sua cultura organizacional de forma eficiente. Este livro nos faz refletir sobre um elemento determinante em qualquer mudança e que a maioria dos gestores não coloca em primeiro plano: as pessoas.”

Joyce Meyer, CEO do iDigo

 

“No mundo de hoje, onde todo mundo muda o tempo todo, o gestor de projetos deve ter sensibilidade para entender como as pessoas reagem às mudanças. Conhecer um método que permita de forma estruturada cuidar do aspecto humano é fator primordial para o sucesso de qualquer projeto! O HCMBOK oferece uma abordagem simples e prática de gestão das mudanças, que pode ser facilmente incorporada na rotina de gestão dos projetos, proporcionando resultados surpreendentes.”

Pedro Augusto Cardoso da Silva, Diretor de Expansão do METRÔRIO

Comprimento 24 cm
Edição 3
Formato

Livro técnico

Idioma Português
ISBN 9788574527833
Lançamento 25 de julho de 2016
Largura 17 cm
Lombada 1,3 cm
Páginas 272
Volume 530.4
Ano 2016
Sumário

Sumário do livro HCMBOK

Introdução

1. Tudo Muda, Tudo Passa

1.1. Uma nova era na gestão do fator humano em projetos

1.1.1. A terceira geração da Gestão de Mudanças Organizacionais

1.2. Mudar é tão difícil?

1.3. Efeitos das mudanças sobre o corpo funcional

1.4. O que mudou nos processos de mudança?

1.5. Estratégias de mudança

1.5.1. Mudanças impositivas

1.5.2. Mudanças participativas

1.6. Os personagens das mudanças

1.7. Modelos de atuação dos gestores de mudança

1.8. Objetivo da Gestão de Mudanças

1.9. Importância da abordagem estratégica de Gestão de Mudanças em projetos

1.10. Gestão de projetos ou transformação organizacional?

2. HCMBOK – Human Change Management Body of Knowledge

2.1. Estrutura do HCMBOK

2.2. Iniciação e Planejamento

2.2.1. Definir e preparar o patrocinador do projeto

2.2.2. Realizar o workshop de alinhamento e mobilização das lideranças

2.2.3. Definir o propósito e a identidade do projeto

2.2.4. Mapear e classificar os stakeholders

2.2.5. Avalizar as características da cultura organizacional e seus reflexos na mudança

2.2.6. Definir papéis e responsabilidades da equipe do projeto

2.2.7. Adequar o ambiente físico às necessidades do projeto

2.2.8. Planejar a alocação e o desenvolvimento da equipe do projeto

2.2.9. Avaliar a predisposição do clima para mudanças e seus impactos

2.2.10. Estabelecer o plano de ação de Gestão de Mudanças

2.2.11. Planejar o kick-off do projeto

2.2.12. Elaborar o Plano Estratégico de Gestão de Mudanças

2.3. Aquisição

2.3.1. Planejar os aspectos humanos do processo de aquisições

2.3.2. Avaliar riscos de choques culturais entre fornecedores e equipe

2.3.3. Definir as necessidades adicionais de treinamento da equipe

2.3.4. Identificar as alternativas à gestão do conhecimento

2.3.5. Mapear estilos de lideranças de fornecedores

2.3.6. Validar papéis e responsabilidades (Matriz RACI) com fornecedores

2.3.7. Planejar a integração dos fornecedores à cultura da organização

2.4.Execução

2.4.1. Realizar o evento de kick-off do projeto

2.4.2. Avaliar os impactos organizacionais

2.4.3. Planejar e executar a gestão da aprendizagem

2.4.4. Alimentar o Mapa de Riscos do projeto

2.4.5. Confirmar o futuro dos stakeholders no pós-projeto

2.4.6. Planejar a desmobilização gradual da equipe do projeto

2.4.7. Definir papéis e responsabilidades para a etapa de Produção

2.4.8. Definir indicadores para a avaliação de prontidão para a mudança

2.5. Implantação

2.5.1. Avaliar a prontidão e a confiança dos usuários para a implantação

2.5.2. Assegurar o comprometimento das lideranças com a implantação

2.5.3. Realizar a reunião de decisão da implantação

2.5.4. Comunicar o resultado da reunião de decisão da implantação

2.6. Encerramento

2.6.1. Executar a desmobilização gradual da equipe do projeto

2.6.2. Reconhecer desempenho da equipe e individual

2.6.3. Montar o Mapa de Lições Aprendidas

2.6.4. Assegurar a preparação dos usuários para treinar novos colaboradores

2.6.5. Assegurar a preparação da equipe de manutenção e suporte na fase pós-projeto

2.6.6. Assegurar a realocação adequada da equipe do projeto

2.6.7. Celebrar as conquistas e metas atingidas

2.7. Produção

2.7.1. Assegurar a sustentação da mudança

2.8. Atividades recorrentes em todas as etapas do projeto

2.8.1. Planejar e gerir a comunicação

2.8.2. Formar espírito de equipe e realizar dinâmicas de reforço

2.8.3. Estimular processos participativos

2.8.4. Gerir conflitos, motivação, estresse e comportamentos

2.8.5. Estimular a criatividade e a inovação

2.8.6. Gerir stakeholders

3. O CMO – Change Management Office

3.1. Transformando a estratégia em resultados

3.2. Conceito do CMO

3.2.1. O papel do CMO

3.2.2. Onde estabelecer o CMO?

3.3. Implantar um CMO é um projeto e demanda Gestão de Mudanças

4. Competências Essenciais dos Líderes de Mudanças

4.1. Sensibilidade aos fatores humanos e perspicácia para desvendá-los; atitude empática

4.2. Capacidade de atuar como facilitador, inspirador e incentivador dos esforços da equipe

4.3. Foco em resultados, metas e produtividade

4.4. Habilidade de planejamento, negociação e visão estratégica

4.5. Gestão de conflitos, crises e oportunidades

4.6. Criatividade, questionamento, ousadia e disposição para quebrar paradigmas

4.7. Comunicação transparente e eficaz; ser bom ouvinte

4.8. Transparência, credibilidade e integridade

5. Um Caso de Sucesso

O contexto

Os desafios e as medidas adotadas

As alternativas e a estratégia de decisão da nova arquitetura de sistemas a ser adotada

O patrocínio

A construção de propósito, objetivo, metas e identidade do projeto

O mapeamento dos stakeholders

As características da cultura organizacional e seus reflexos na mudança

Adequação do ambiente físico

Seleção e desenvolvimento da equipe

Maturidade para lidar com perdas

Os marcos da mudança

Planejamento e execução do kick-off

A gestão do conhecimento

A gestão da comunicação

Comunicação com a diretoria – Stakeholders patrocinadores

Comunicação com o projeto – Stakeholders diretamente envolvidos em tempo integral no projeto

Comunicação com os líderes das áreas de negócio – Stakeholders diretamente envolvidos, mas não focados em tempo integral no projeto

Comunicação com a empresa

Processo participativo de decisão e gestão de conflitos

Gestão do clima do projeto

O resultado alcançado

6. Um Caso de Fracasso

Os grandes erros

O desfecho

Apêndice I. Abordagem do HCMBOK para as Metodologias Ágeis em Mudanças que Envolvam Desenvolvimento de Sistemas

Apêndice II. Gestão da Cultura Organizacional e Gestão de Mudanças

Bibliografia

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