Gestão de Mudanças Aplicada a Projetos: Ferramentas de Change Management para Unir PMO e CMO
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(-12%)p/Pagamento por PIXO objetivo de toda e qualquer organização é a obtenção de resultados em seu segmento de atuação. Resultados, sejam eles medidos em parâmetros econômicos ou não, são uma relação direta entre os benefícios obtidos pela organização versus o consumo de recursos aplicados.
Visando obter mais benefícios com menos recursos, as empresas definem processos internos que de tempos em tempos precisam ser revisados, melhorados, automatizados ou descartados, dando origem a uma carteira de projetos cujo resultado será uma mudança na forma como as pessoas interagem com as organizações. Essas mudanças transformam um ambiente que era conhecido em algo novo, causando desconforto e resistências.
Este livro traz as técnicas necessárias para que pessoas e organizações compreendam essa resistência, eliminando suas causas e reduzindo os riscos intangíveis dos projetos cuja origem está nas pessoas.
A única certeza que existe é a mudança
Projetos existem e fazem parte da rotina empresarial.
Entretanto, com a expansão da chamada “indústria do conhecimento”, os projetos passaram a tratar grandes volumes de procedimentos que devem ser executados por pessoas, sejam eles processos de negócio ou transações em sistemas computacionais. Nesse novo cenário, as mudanças passaram a ter um impacto significativo na forma como as pessoas interagem com as organizações e, portanto, na forma como elas se sentem confortáveis.
Dessa forma, a chamada gestão de mudanças a partir das pessoas ou Human Change Management deixa de ser um cuidado extra para se tornar o tema principal da estratégia de sucesso de qualquer projeto.
Uma nova caixa de ferramentas
A gestão das partes interessadas ou stakeholders requer um novo conjunto de competências dos profissionais de gestão de projetos na medida em que passa a trabalhar com aspectos não detectáveis dos riscos de gestão, como, por exemplo, o nível de engajamento, a capacidade de prontidão para mudança e demais informações relacionadas com o universo comportamental, até então restritos às áreas de comunicação e treinamento, normalmente alocadas em recursos humanos.
É fundamental aproximar as práticas de PMO dos modelos preditivos e das listas de checagem associadas ao modelo de gestão por competências, utilizados pelas áreas de CMO (Change Management Office). Este livro traz as ferramentas necessárias para criar essa comunicação, tratando os aspectos que antes eram intangíveis com o mesmo pragmatismo e com os indicadores conhecidos pelos gerentes de projeto e pelos PMOs.
Reduzir o tempo total do projeto e a curva de adoção
Atualmente os projetos não acabam na data de entrega, e sim no momento em que a comunidade impactada pela mudança obtém de maneira plena todos os benefícios propostos pelo projeto. Essa mudança de expectativas torna o tempo da mudança muitas vezes maior que o tempo do projeto.
As atividades de comunicação, engajamento, capacitação, construção de ativos intelectuais e a preparação das equipes são fatores críticos para o sucesso de qualquer novo projeto. Para isso, gestores e gerentes de projeto precisam contar com novos indicadores, ferramentas e controles que ofereçam capacidade de gestão e visibilidade, permitindo identificar os impactos e antecipar movimentos. Vivemos um novo cenário na gestão de projetos, e os profissionais encarregados de gerenciar esses grandes eventos agora podem contar com um novo arsenal de ferramentas. Este livro coloca você em um novo mundo de gestão. Aproveite a leitura.
Comprimento | 24 cm |
Edição | 1 |
Formato | Livro físico |
Idioma | Português |
ISBN | 9788574527369 |
Lançamento | 01 de julho de 2015 |
Largura | 17 cm |
Lombada | 1,4 cm |
Páginas | 288 |
Volume | 571.20 |
Ano | 2015 |
Sumário | 1. Conceitos gerais sobre mudanças Propósito das organizações A importância dos processos de negócio Modelos mentais e processos Identificando sua âncora de carreira Quando os processos não atendem Onde nascem as resistências Desconhecimento Má compreensão Baixa percepção de valor Conflito de prioridades Sentido de autopreservação Razão Resumo do capítulo 2. Mecanismos internos da decisão humana A importância de engajar stakeholders Mapeando o sistema social estabelecido Sistemas de crenças, o certo e o errado Sistema de crença de nível um – DOGMA Sistema de crença de nível dois – SENSO COMUM Sistema de crença de nível três – INDICADORES E MÉTRICAS Sistema de crença de nível quatro – CRENÇAS CONSTRUÍDAS Resumo do capítulo 3. Comprometendo e engajando A questão cultural do engajamento Ciclo de compromisso Momento 01 – Pedido Momento 02 – Negociação Momento 03 – Execução Momento 04 – Aceite O preço dos pressupostos e o peso do óbvio Resumo do capítulo 4. Organizações, processos e produtividade As quatro forças dos processos Ativos humanos Ativos materiais Ativos intelectuais Ativos financeiros Falhas de alinhamento e visibilidade Projetos como elementos de intervenção Resumo do capítulo 5. O impacto dos projetos no ciclo de vida da empresa O ciclo de vida das organizações Namoro – Os fundadores têm um sonho Infância – Assumir riscos e orientar-se pela ação Toca-Toca – Tudo é oportunidade Adolescência – Conflitos e desavenças de visão Plenitude – Equilíbrio e autocontrole Estabilidade – Começando a desacelerar Aristocracia – De onde vem tanto dinheiro? Burocracia – De volta aos dogmas A morte – Pode ser longa e dolorida Identificando o estágio de desenvolvimento da organização O papel do gestor de mudanças em cada estágio de evolução Produtor Administrador Empreendedor Integrador Como descobrir meu perfil de gestor? Analisando os resultados Resumo do capítulo 6. Pessoas, motivos, propósitos e medos Entendendo o ciclo de desenvolvimento das pessoas Primeiro setênio – 0 a 7 anos Segundo setênio – 7 a 14 anos Terceiro setênio – 14 a 21 anos Quarto setênio – 21 a 28 anos Quinto setênio – 28 a 35 anos Sexto setênio – 35 a 42 anos Sétimo setênio – 42 a 49 anos Oitavo setênio – 49 a 56 anos Nono setênio – 56 a 63 anos Diferenciação de propósito Os medos paralisantes Medo de estar exposto Medo de parecer incompetente Medo de ser desnecessário ou obsoleto Medo da liberdade (efeito passarinho) Medo de não ser ouvido Resumo do capítulo 7. Planejando a estratégia de gestão da mudança Gestão e visibilidade Posicionamento Rituais de gestão Hierarquia e subordinação PMO e CMO PMO departamental PMO de suporte PMO corporativo PMO programa-projeto Papéis e responsabilidades Unificando a gestão de ações Resumo do capítulo 8. Metodologia Fundamentos metodológicos Avaliando o índice de prontidão para mudança (change readiness) Ritual de gestão Estrutura da avaliação Calculando o índice de prontidão Compliance de gestão Estrutura da avaliação Calculando o índice de compliance de gestão Mapa da maturidade Analisando os quadrantes Gestão de stakeholders Mapeamento Equipe de projeto Stakeholders estratégicos Key users, multiplicadores e pontos focais Impactos organizacionais Impactos e riscos Classificando um impacto quanto à severidade Identificando a origem dos impactos Identificando solucionadores Gerenciando ações mitigatórias Comunicação Estratégia Planejamento Execução Treinamento Concepção Planejamento EAD: como e quando usar Perpetuação Resumo do capítulo 9. A gestão de mudanças como um processo 10. Quem não conhece a história... Lições aprendidas e boas práticas Caso 01 – Amarrando muito bem as pontas Caso 02 – Educar antes de iniciar Caso 03 – Constrangimento corporativo Caso 04 – Caravana da mudança Caso 05 – Para cada prego, o seu martelo Erros a evitar: quebrando o ovo da serpente Caso 01 – Mito do escritório de Platão Caso 02 – Síndrome de Scaramouche Caso 03 – Excesso de democracia Caso 04 – O efeito “sim, senhor” Caso 05 – Perdidos na fog 11. O dia depois de amanhã Impactos organizacionais Monitoramento da utilização 12. Uma última reflexão Bibliografia Pessoas a conhecer |
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