eBook: Jornada Business Agility
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Jornada Business Agility: Entenda como a agilidade nos negócios colabora para adaptabilidade contínua e resultados de valor aos clientes
- Escrita colaborativa por 48 pessoas com grande atuação no mercado, compartilhando experiências e casos reais
- Conteúdo revisado por 16 executivos com vivência em transformação de negócios diversificados
Por que o sucesso das organizações não garante sucesso futuro? Como convencer executivos a mudar estratégias quando há resultados satisfatórios no presente? Qual a importância da agilidade nos negócios no mundo acelerado em que vivemos? Por que os métodos ágeis nem sempre entregam os benefícios prometidos? Qual o papel da alta administração e dos times para o sucesso da agilidade organizacional?
A Jornada Business Agility fortalece o potencial das pessoas para adaptação contínua e habilita a entrega de valor aos clientes.
A Jornada Colaborativa é uma comunidade apaixonada por pessoas e tecnologia que escreve livros unindo experiências diversificadas dos coautores e curadoria dos organizadores selecionados para manter o alto padrão de qualidade.
Os royalties dos livros ficam reservados com a editora para ajudar na compra dos exemplares que usamos no Summit Jornada Colaborativa e a receita é doada para instituições carentes (doamos R$ 125 mil para 10 instituições em 2019 e 2020).
Parabenizamos a dedicação dos organizadores e coautores para concretizar esta obra e agradecemos às organizações que apoiam o Summit Jornada Colaborativa para transformar cada vez mais vidas.
Antonio Muniz
Fundador da Jornada Colaborativa e JornadaCast
Carla Krieger
Líder do time organizador e curadoria
Coautores:
Alexandre Cezilla
Alexandre Conceição
Ana Cláudia Rodrigues
Antonio Muniz
Arlete Lemos de Vasconcelos
Atila Belloquim
Bruno Camargo
Carla Krieger
Felipe Oliveira
Flavia Lins
Gabriel de Oliveira
Guayçara G. Gonçalves
Guilherme Santos
Henrique C. Mariano
Hermann Rego
Isabela Gayno
Jacqueline Viana
Jennifer de Sousa Freitas
Joaquim Torres
Julieta S. Dienstmann
Júnior Rodrigues
Kelly Caldas
Leonardo Menezes
Luciana Sales
Marcelo Fernandez Piñeiro
Maria Heloiza Rodrigues Magrin
Maurício Corrêa
Mayra Augusto Santos
Natália Manha
Paulo Boccaletti
Paulo Marcelo
Paulo Vitor Soares de Oliveira
Raphael Boldrini
Renato Batista
Roberta Kühleis
Roberto Argento
Rodolfo Colares
Rodrigo Monteiro Ferreira
Samantha de Oliveira Fernandes
Samyr Feres Sada
Simone Pittner
Sonia Lopes
Tatiana Feitosa
Thayna Mesquita de Sousa
Thiago Fernandes V. de Oliveira
Vanessa Gonçalves
Werther Krause
Wesley Soares de Oliveira
Executivos revisores:
Alexandre Cezilla
Alexandre Conceição
Ana Cláudia Rodrigues
Ana Costa
Analia Irigoyen
Cezar Taurion
Cristiano Barbieri
Joaquim Torres
Jorge Cordenonsi
Marcelo Fernandez Piñeiro
Paulo Marcelo
Renato Batista
Simone Pittner
Victor Arnaud
Walther Krause
Werther Krause
E-ISBN | 9786588431160 |
Edição | 1 |
Idioma | Português |
Lançamento | 23/03/2021 |
Páginas | 288 |
Ano | 2021 |
Sumário | PARTE I. ENTENDENDO A AGILIDADE DE NEGÓCIOS 1. Contexto da era digital (Alexandre Conceição) A amplificação da voz do consumidor O avanço nas comunicações
As redes sociais
Por que amplificação da voz?
Centrado no cliente 2. Contexto da agilidade (Samyr Feres Sada) 3. O que as empresas entendem por business agility e motivadores para adoção (Jacqueline Viana/Kelly Caldas/Flavia Lins) Motivação para business agility Definição de business agility Fundamento do business agility O que as empresas entendem por business agility 4. Os domínios de business agility (Tatiana Feitosa/Paulo Boccaletti) Dimensão/domínio: cliente Dimensão: relacionamento Domínio: comitê de direção (board)
Domínio: parceiros (partners)
Domínio: força de trabalho (workforce)
Dimensão: liderança Domínio: agilidade estratégica (strategic agility)
Domínio: time único (one team)
Domínio: gestão de pessoas (people management)
Dimensão: indivíduos Domínio: excelência técnica (craft excellence)
Domínio: mentalidade de crescimento (growth mindset)
Domínio: responsabilidade e propriedade (ownership & accountability)
Dimensão: operações Domínio: estrutura ágil (structural agility)
Domínio: processo ágil (process agility)
Domínio: empresa ágil (enterprise agility)
5. A história da agilidade, como tudo começou (Guilherme Santos) A agilidade 6. O papel do CEO na jornada digital (Júnior Rodrigues/Hermann Rego/Raphael Boldrini) No centro dos nossos problemas estamos nós! A contratação de um CEO de forma ágil 7. Agilidade e visão holística: estratégia, arquitetura e cultura (Atila Belloquim) Estratégia Arquitetura corporativa 8. Aspectos culturais e políticos da adoção de business agility (Atila Belloquim) Cultura organizacional intencional e relações de poder Cultura e poder PARTE II. A JORNADA PARA A AGILIDADE ORGANIZACIONAL 9. Medindo o estado atual – Assessment (Hermann Rego) Variações no mercado Continuidade 10. Definindo a cadeia de valor do negócio (Flavia Lins/Leonardo Menezes) Introdução Conceito de cadeia de valor Problemas no uso do mapeamento da cadeia de valor Mapeamento da cadeia de valor e mudanças estratégicas Cadeia de valor e a necessidade de inovação 11. Estabelecendo uma visão única (Maria Heloiza Rodrigues Magrin) 12. Preparando a organização (Carla Krieger) Faça uma avaliação de maturidade da organização Defina papéis e responsabilidades Reconheça os líderes informais autênticos Capacite os líderes e executivos Defina um plano de adoção incremental Capacite os times Tenha um profissional experiente apoiando Pense na governança desde o começo da jornada 13. Lidando com as restrições (Felipe Oliveira) A busca incessante por eficiência Os pressupostos sobre sistemas e pessoas Balancear a capacidade com a demanda
A produtividade de uma pessoa depende do seu potencial
Utilização e ativação para pessoas é a mesma coisa
Cinco passos para lidar com restrições 1. Identifique a restrição
2. Explore a restrição
3. Submeta o sistema à restrição
4. Eleve a restrição
5. Retorne ao passo 1 para impedir a inércia
O que TOC (teoria das restrições) tem a ver com business agility?
14. Entendendo os anticorpos organizacionais (Werther Krause) O desafio da transformação Expressões racionais matadoras de transformação Por que os anticorpos corporativos combatem os programas de transformação Compreendendo os anticorpos corporativos, seus pensamentos e perspectivas Impedimentos do avanço da cultura ágil Como lidar com os anticorpos corporativos 15. Agilidade em escala (Guilherme Santos) O impacto de um mercado repleto de incertezas Como escalar Os primeiros passos da escalada Utilize métricas de valor para construção da escalada Métricas corporativas no apoio da escalada Construção da taxonomia – Visão programa Facilitação e escritório de agilidade PARTE III. GESTÃO DE MUDANÇAS 16. Como lidamos com a mudança (Jennifer Sousa/Guayçara G. Gonçalves/Luciana Sales) 17. Resistência à mudança (Sonia Lopes) 18. Criando poderosas alianças (Isabela Gayno) 1. Crie um grupo de trabalho 2. Tenha uma meta pela existência da aliança 3. Tenha parceiros com credibilidade 4. Identifique benefícios mútuos para membros da aliança 5. Execute a estratégia 19. A ordem das ações é um fator importante (Samantha de Oliveira Fernandes) Modelo de influência da McKinsey Oito passos de Kotter Modelo ADKAR® Lean Change Management PARTE IV. APOIANDO AS PESSOAS NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO 20. Características do mindset da nova geração de líderes (Vanessa Gonçalves) O “boom” tecnológico Inovação: você está pronto para viver em constante mudança? As características do líder na era do business agility: novas habilidades que aumentam a capacidade de gerar resultados exponenciais Desenvolvimento de um mindset ágil
Construa empatia
Delegue resultados
21. Por que é importante ter confiança (Arlete Franca Lemos de Vasconcellos) 22. Engajando pessoas (Gabriel de Oliveira/Mayra Augusto Santos) 23. Estimulando o aprendizado contínuo e sistêmico (Maurício Corrêa) 24. Estamos preparados para receber autonomia? (Thayna Mesquita de Sousa) PARTE V. TECNOLOGIA ALAVANCANDO O PROCESSO 25. Tecnologias disruptivas alavancando a velocidade nas empresas (Henrique C. Mariano) O que não é tecnologia disruptiva Aplicação em diferentes tipos de empresas Exemplos práticos de tecnologias disruptivas Futuro e tendências 26. A importância do DevOps e do BizDevOps para o business agility (Carla Krieger) 27. A engenharia de confiabilidade (SRE) impulsionando o business agility (Thiago Fernandes Vieira de Oliveira) A engenharia de confiabilidade e o business agility A expectativa da confiabilidade A resiliência como subsistência de negócios 28. Outras tecnologias (Paulo Vitor Soares de Oliveira/Wesley Soares de Oliveira) Data lake Chatbots O que são chatbots?
Como funciona um chatbot?
Chatbots irão acabar com o atendimento humano?
Exemplos de chatbots
29. A transformação da TI (Rodolfo Colares) PARTE VI. COLETANDO RESULTADOS 30. Como saber se estamos no caminho certo? (Rodrigo Monteiro Ferreira) 31. Melhoria contínua e a adaptação das ferramentas ao negócio (Roberta Kühleis) Melhoria contínua nas organizações 32. A entrega de valor (Carla Krieger) PARTE VII. LIDERANDO A JORNADA – CASOS PRÁTICOS DE AGILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES 33. Diversificando e digitalizando um portfólio de produtos – um estudo de caso da Gympass (Joaquim Torres) Visão do produto Novo empreendimento COVID-19 Gympass Wellness, o primeiro produto digital Live Classes, o segundo produto digital Personal trainers, o terceiro produto digital Resumo 34. Três etapas para aumentar o engajamento na implementação do business agility (Alexandre Cezilla) Despertar Entender Escalar 35. Case Jornada Ágil – Solutis (Paulo Marcelo) Maturidade ágil e sustentabilidade da excelência Estúdio de desenvolvimento ágil: foco em pessoas Os pilares do ágil Equipes autogerenciáveis
Processos bem definidos
Automação
Inovação
36. Live50CIOs (Renato Batista) 37. Case estratégia de transformação digital de Furnas (Ana Cláudia Rodrigues da Silva Quirino/Marcelo Fernandez Piñeiro) Envolver TODOS na transformação Conquistar por meio de entregas rápidas e de valor Potencializar a execução e experimentação Focar na necessidade do cliente Fundamentos da transformação digital de Furnas Destreza digital
Data & analytics
Fundações digitais
38. Práticas de agilidade em uma consultoria multinacional através de um Centro de Excelência Lean Agile (Simone Pittner)
O que é um Centro de Excelência em uma organização Excelência em agilidade Case GFT Brasil 39. Turn point digital e mindset do susto (Simone Pittner) 40. Já tenho times ágeis e lancei o primeiro trem. E agora? (Roberto Argento) 41. Do propósito ao backlog (Tatiana Feitosa) 42. Transformação digital: estratégias e seus fundamentos (Ana Cláudia Rodrigues da Silva Quirino/Marcelo Fernandez Piñeiro) 43. Agilidade no backoffice (Natália Manha) 44. A transformação digital em grandes organizações (Bruno Camargo) 45. Da teoria à prática: aplicando BDD para redução de lead time (Rodrigo Monteiro Ferreira) Referências Dedicatória e agradecimentos Sobre os organizadores e coautores Executivos revisores |
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