Gerenciamento de Projetos de Mapeamento e Redesenho de Processos: uma adaptação da metodologia Basic Methodware
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(-12%)p/Pagamento por PIX- • Metodologia alinhada com o PMBOK® Guide
- • Uma versão prática e simplificada de como iniciar, planejar, executar, monitorar, controlar e encerrar projetos
- • Ideal para estudantes e gerentes de projetos de pequeno e médio porte
- • Contém guias de como utilizar a metodologia nos softwares MS-Project e Net Project
- • Utilização do modelo Canvas para a concepção do projeto
As reestruturações e implantações de processos nas organizações devem ser tratadas como projetos. Os métodos tradicionais de gerenciamento de projetos não estão atendendo às expectativas dos clientes, conforme resultado da pesquisa PMSURVEY.ORG, que comprova que os problemas mais comuns dos projetos são de comunicação. Devemos, então, abandonar os métodos tradicionais? Na verdade, não. É impensável achar que não precisamos fazer cronogramas, gerenciar riscos ou até mesmo combinar escopo.
O que devemos fazer é utilizar métodos híbridos, ou seja, que combinem artefatos tradicionais de metodologias simples (tais como da metodologia Basic Methodware®) com métodos ágeis (tais como Scrum) e com melhores formas de comunicação e colaboração com os stakeholders (tais como Canvas e Kanban).
Neste livro utilizamos um modelo Canvas para a concepção de projetos de mapeamento e redesenho de processos, em conjunto com a nossa metodologia (de apenas 13 processos), que incorpora uma das ferramentas mais conhecidas de melhoria contínua: o ciclo PDCA (PLAN – DO – CHECK – ACT) da qualidade.
Tivemos a preocupação de estabelecer, no início do livro, um nivelamento básico do conhecimento dos leitores acerca dos conceitos de gerenciamento de projetos. Para que a metodologia pudesse ser mais bem entendida e aplicada, utilizamos dois casos: a reestruturação do processo de matrícula em uma faculdade; e o mapeamento de processos, com a proposição de melhorias operacionais, em uma empresa de projetos de engenharia.
Comprimento | 24 cm |
Edição | 1 |
Formato | Livro físico |
Idioma | Português |
ISBN | 9788574528076 |
Lançamento | 22 de dezembro de 2016 |
Largura | 17 cm |
Lombada | 1,3 cm |
Páginas | 256 |
Volume | 530.4 |
Ano | 2016 |
Sumário | Introdução 1. Conceitos Básicos de Gerenciamento de Projetos 1.1 Projeto 1.2 Diferenciando Projetos de Processos em uma Organização 1.3 Programa 1.4 Carteira de Projetos (Portfólio) 1.5 Subprojetos 1.6 Gerenciamento de Projetos 1.7 Áreas de Conhecimento do Gerenciamento de Projetos 1.8 Escritório de Projetos 1.9 Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos 1.10 O Gerente do Projeto 1.11 Os Mapas de Processos da Metodologia Basic Methodware® 2. O Gerenciamento de Processos 2.1 Introdução à Teoria de Processos 2.2 Notações e Ferramentas de Mercado 2.2.1 Modelagem de Processos de Negócio
2.2.2 Ferramentas BPM
2.3 Institutos e Certificações do Mercado 2.3.1 PMI (Project Management Institute) – www.pmi.org
2.3.2 IIBA (International Institute of Business Analysis) – www.iiba.org
2.3.3 OMG (Object Management Group) – http://omg.org
2.3.4 ABPMP (Association of Business Process Management Professionals) – www.abpmp.org
2.4 Gerenciamento por Processo 2.5 Escritório de Processos 2.6 Ciclo de Vida de BPM 2.6.1 Planejamento
2.6.2 Mapeamento do Processo Atual (As Is)
2.6.3 Melhoria ou Redesenho do Processo (To Be)
2.6.4 Implantação
2.7 Gestão da Mudança Organizacional 3. Os Processos da Metodologia sem a Etapa de Proposta Projeto Exemplo I – Autorizar o Início do Projeto P1 – Identificar os Stakeholders (Envolvidos) P2 – Planejar o Escopo e a Qualidade P2.1 – Definir o Escopo (Para o Cliente)
P2.2 – Definir a Estratégia de Condução do Projeto
P2.3 – Elaborar a Estrutura Analítica do Projeto (EAP)
P2.4 – Planejar a Qualidade
P3 – Planejar as Respostas aos Riscos P3.1 – Identificar os Riscos
P3.2 – Analisar os Riscos
P3.3 – Definir as Respostas aos Riscos
P4 – Planejar as Comunicações P5 – Planejar o Tempo e os Recursos P5.1 – Identificar Atividades e Marcos
P5.2 – Identificar as Dependências entre Entregas, Atividades e Marcos
P5.3 – Levantar os Recursos Necessários e Estimar a Duração das Atividades
P5.4 – Gerar o Cronograma
P6 – Planejar as Aquisições P7 – Planejar o Custo P8 – Aprovar o Plano do Projeto D – Gerenciar a Execução do Plano do Projeto D.1 – Mobilizar a Equipe do Projeto
D.2 – Autorizar a Execução do Trabalho
D.3 – Comunicar-se com os Principais Envolvidos
D.4 – Obter o Aceite dos Produtos e Serviços do Projeto
C – Checar o Trabalho do Projeto A – Agir para Corrigir Distorções A.1 – Corrigir as Distorções
A.2 – Controlar as Mudanças
E – Encerrar o Projeto E.1 – Solicitar ao Cliente o Aceite Final e a Avaliação do Projeto
E.2 – Fechar o Projeto
4. Os Processos da Metodologia com a Etapa de Proposta Projeto Exemplo Proposta de Projeto PP1 – Analisar Demanda PP2 – Identificar os Envolvidos (Stakeholders) PP3 – Elaborar o Canvas do Projeto PP4 – Planejar o Escopo PP5 – Planejar as Respostas aos Riscos PP6 – Planejar o Tempo e os Recursos PP7 – Planejar os Custos PP8 – Redigir a Proposta I – Autorizar o Início do Projeto P1 – Identificar os Stakeholders (Envolvidos) P2 – Planejar o Escopo e a Qualidade P2.1 – Definir o Escopo (Para o Cliente)
P2.2 – Definir a Estratégia de Condução do Projeto
P2.3 – Elaborar a Estrutura Analítica do Projeto (EAP)
P2.4 – Planejar a Qualidade
P3 – Planejar as Respostas aos Riscos P4 – Planejar as Comunicações P5 – Planejar o Tempo e os Recursos P5.1 – Identificar as Atividades do Projeto
P5.2 – Identificar as Dependências entre Entregas, Atividades e Marcos
P5.3 – Levantamento dos Recursos Necessários e a Estimativa das Durações das Atividades
P5.4 – Gerar o Cronograma
P6 – Planejar as Aquisições P7 – Planejar o Custo do Projeto P8 – Aprovar o Plano do Projeto D – Gerenciar a Execução do Plano do Projeto C – Checar o Trabalho do Projeto C.1 – Acompanhamento da Evolução do Trabalho do Projeto
C.2 – Acompanhamento dos Riscos
A – Agir para Corrigir Distorções A.1 – Corrigir as Distorções
A.2 – Controlar as Mudanças
E – Encerrar o Projeto E.1 – Solicitar ao Cliente o Aceite Final e a Avaliação do Proejto
E.2 – Listar as Lições Aprendidas
E.3 – Encerrar o Projeto
Apêndice A. Projeto Exemplo de Reestruturação do Processo de Matrícula A.1. Plano do Projeto Exemplo: Reestruturação do Processo de Matrícula
A.2. Guia Prático do NetProject 5 Aplicado à Metodologia Basic Methodware® para o Projeto Exemplo de “Reestruturação do Processo de Matrícula”
Apêndice B. Projeto Exemplo de Mapeamento dos Processos Administrativos da Reengeivax B.1. Proposta de Projeto: Mapeamento dos Processos Administrativos da Reengeivax
B.2. Plano do Projeto Exemplo: Mapeamento dos Processos Administrativos da Reengeivax
B.3. Guia Prático do Microsoft Project 2013 Aplicado à Metodologia Basic Methodware® para o Projeto Exemplo “Mapeamento de Processos na Reengivax”
Apêndice C. Modelos de Documentos C.1. Modelo de Plano do Projeto C.2. Modelo de Proposta de Projeto Interno C.3. Modelo de Ata de Reunião C.4. Modelo de Relatório de Entrevista Realizada C.5. Modelo de Aceite Glossário Bibliografia |
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