eBook: A Escola no Século XXI Volume 3: Virtualização das Relações: um Desafio da Gestão Escolar
- Catálogo: E-books da Brasport
- Modelo:EB80
- Categorias
- - e-Books
- - Atualidades
- Disponibilidade:
- R$ 40,00
Venda de e-book Compre no Google Play
Os conteúdos tratados neste 3º volume mostram a visão inovadora do uso das tecnologias digitais em contexto educacional, promovendo a convergência de mídias, inclusão digital, jogos educacionais, a Googlecultura e a reflexão sobre o uso do computador e da internet acerca de aspectos teóricos e ergonômicos.
A virada do milênio tem incorporado cada vez mais as tecnologias de informação e comunicação nas práticas educativas. O Volume 3 – Virtualização das Relações: um Desafio da Gestão Escolar tem como proposta romper com os paradigmas contemporâneos. Para tanto, traz na cor escolhida para a capa – púrpura – uma simbologia relacionada ao mundo metafísico. É a cor da alquimia e da magia que se propõe a ajudar a encontrar novos caminhos, meios e forma de atingir os objetivos. O púrpura simboliza respeito, dignidade e transformação. Sob o efeito da cor púrpura proporcionamos aprender e obter prosperidade, nobreza e respeito por trabalhos e atividades que realizamos nas nossas práticas pedagógicas. Para tanto, surge a possibilidade via educação a distância apoiada em uma tecnopedagogia para viabilizar a todos a formação continuada.
O livro também apresenta uma discussão sobre a sociedade do conhecimento e os elementos a considerar para a disseminação do conhecimento no processo ensino-aprendizagem e o teletrabalho.
Somem-se estas reflexões ao que já foi discutido nos volumes 1 e 2 da série A Escola no Século XXI e ficará mais claro como o volume 4 encerrará este trabalho com um pensamento e aprofundamento importantes no projeto político pedagógico, na gestão escolar e nas métricas no contexto das TICs.
“O leitor poderá, a partir da diversidade desta obra, com vista à transversalidade, ter uma visão sistêmica da Gestão Educacional na Escola no Século XXI, porém sem perder de vista a importância de considerar os valores morais vigentes.”
Avanilde Kemczinski
Comprimento | 0 |
E-ISBN | 9788574525983 |
Edição | 1 |
Lançamento | 14/08/2013 |
Largura | 0 |
Lombada | 0 |
Outros | formato: ePdf |
Páginas | 240 |
Ano | 2013 |
Sumário | CAPÍTULO 7: PARADIGMAS CONTEMPORÂNEOS Artigo 20. Convergência de Mídias Resumo Palavras-chave 1. Introdução 2. Mídia 3. Convergência 4. Convergência de mídias como estratégia pedagógica 5. Encaminhamento metodológico 6. Case 7. Conclusão 8. Questões para reflexão 9. Tópico para discussão Referências Artigo 21. Uso das Tecnologias Digitais em Contexto Educacional: Modalidades, Limites e Potencialidades Resumo Palavras-chave 1. Introdução 2. Educar na contemporaneidade: imaginação para respaldar o novo 2.1. A escola na sociedade contenporânea: o que se diz e o que se faz 2.2. Como professores e estudantes se apropriam das TICs na escola? 2.3. A tecnologia digital a serviço da aprendizagem 2.4. As TICs na escola contemporânea: a discussão de um modelo pedagógico para a aprendizagem 3. Ambientes Virtuais de Aprendizagem: o caso doMoodle 3.1. O ambiente Moodle: a aula presencial com extensão na web 3.2. A proposta pedagógica: questão de apropriação de cultura digital 3.3. As condições de realização: com os pés no chão da realidade docente 4. Por uma conclusão de momento 5. O currículo escolar afinado com as TICs: realidade ou utopia? 6. Minha sala virtual no Moodle Referências Artigo 22. Reflexão Sobre o Uso do Computador e da Internet Acerca de Aspectos Teóricos e Ergonômicos Resumo Palavras-chave 1. Introdução 2. Computador e internet no ambiente escolar: uma breve abordagem teórica 2.1. O caráter filosófico 2.2. A análise sociológica 2.3. As transformações culturais 2.4. IHC e ergonomia 2.5. Ergonomia física e o uso do computador 2.6. Ergonomia cognitiva e o uso do computador 2.7. Ergonomia organizacional e o uso do computador 3. Encaminhamento metodológico 4. Case 4.1. uso responsável da internet: uma reflexão de gestores escolares e pedagogos 4.2. Uso do computador e os cuidados ergonômicos 5. Conclusão 6. Questões para reflexão 7. Tópico para discussão Referências Artigo 23. Sociedade do Conhecimento: Elementos a Considerar para a Disseminação do Conhecimento no Ensino-Aprendizagem Resumo Palavras-chave 1. Contextualização 2. Elementos do conhecimento a analisar 3. Elementos para a abordagem ao conhecimento 3.1. Definição do ambiente 3.2. Conhecimento como valor nas organizações 3.3. Modelos de Gestão para organizações e seus diversos focos 3.4. Conhecimento, tecnologias e o paradigma da nova sociedade 3.5. O conhecimento na sociedade brasileira como fator de produção 3.6. As mudanças ambientais e a busca por liderança nas organizações 3.7. Buscando a melhoria na organização de ensino 3.8. Desenvolvimento de um novo produto: “o negócio da inovação” 3.9. Concepção do “novo” para a sociedade 3.10. Propostas de como criar, conquistar e dominar mercados 3.11. Sistemas de informação (SI) para a construção do conhecimento 3.12. Gestão de relacionamento 3.13. Sistemas de informação e relacionamento com organizações 3.14. Contribuição da TI aos agentes de transformação nas organizações 4. Conclusão 5. Para saber mais sobre o tema Referências Artigo 24. Inclusão Digital Resumo Palavras-chave 1. Introdução 2. O que é inclusão? 3. O panorama brasileiro de acesso às TICs 3.1. Acesso às TICs 3.2. Posse de computadores e acesso à internet 3.3. Motivos da falta de computador e internet 3.4. Local de acesso individual à internet 4. Inclusão digital 4.1. Desafios contemporâneos: inclusão de adultos 4.1.1. Portadores de necessidades especiais 4.2. Projetos 4.2.1. Casa Brasil 4.2.2. Computador para Todos 4.2.3. Programa SERPRO de Inclusão Digital 4.2.4. Computadores para Inclusão 4.2.5. Observatório Nacional de Inclusão Digital 4.2.6. Programa Acessa São Paulo de inclusão digital 4.2.7. Territórios Digitais 5. Inclusão digital na escola 5.1. Projetos 5.1.1. Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) 5.1.2. Computador Portátil para Professores 5.1.3. Um Computador por Aluno (UCA) 5.1.4. Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) 5.2. Alfabetização digital 6. Case 7. Conclusão 8. Questões para reflexão 9. Tópico para discussão Referências Artigo 25. Teletrabalho Resumo Palavras-chave 1. Introdução 2. Sociedade da informação e do conhecimento 3. Trabalhadores do conhecimento 4. Do analógico para o digital (binário) 5. Experiência telelaboral (teletrabalho) 6. Encaminhamento metodológico 7. Case 8. Conclusão 9. Questões para reflexão 10. Tópico para discussão Referências Artigo 26. Jogos Educacionais Resumo Palavras-chave 1. Introdução 2. Elementos e características dos jogos computadorizados 3. Avaliando jogos como software educacional 4. Jogos eletrônicos e educação 5. Um exemplo de ambiente lúdico 6. Conclusão 7. Questões para reflexão 8. Tópico para discussão Referências Artigo 27. Era do Conhecimento Resumo Palavras-chave 1. Introdução 2. Organizações 3. Ambiente sociopolítico 4. Ambiente científico-tecnológico 5. Era do conhecimento 6. Sociedade da informação 7. Capital intelectual 8. Inovação 9. Rede, novos espaços e conhecimento 10. Os alunos estão na rede 11. Conclusão Referências Artigo 28. Educação à Distância Resumo Palavras-chave 1. Introdução 2. Conceitos 3. História da educação à distância 4. Discussão sobre a educação à distância no Brasil 5. Legislação da educação à distância 6. Credenciamento para educação à distância 6.1. Ensino fundamental 6.2. Educação para jovens e adultos 6.3. Ensino profissionalizante 6.4. Ensino superior 7. Avaliação para educação à distância 8. Aspectos teóricos da educação à distância 9. Encaminhamento metodológico 10. Case – WEB-PCOTM 11. Conclusão 12. Questões para reflexão 13. Tópico para discussão Referências Artigo 29. Educação à Distância via Web: Por uma Tecnopedagogia? Resumo Palavras-chave 1. Introdução 2. A EaD e seu desenvolvimento: dependência tecnológica 3. EaD em ambiente web: o caráter das mudanças 4. EaD em ambiente web: em busca da identidade pedagógica 4.1. Modelos tecnopedagógicos ou: por uma tecnopedagogia! 5. Caso do curso para tutor à distância: por qual pedagogia? 5.1. O contexto 5.2. as ferramentas tecnológicas utilizadas 5.3. A proposta metodológica do curso 5.4. A fala do aluno e a mediação da professora: uma pedagogia? 6. Por uma conclusão 7. Algumas reflexões e muitos questionamentos 8. Comunicação síncrona em EaD: conhecendo a ferramenta de webconferência Referências Artigo 30. Googlecultura Resumo Palavras-chave 1. Introdução 2. Desenvolvimento 2.1. Histórico 2.2. Diferencial 2.3. Ferramentas 2.4. Utilização na pesquisa e ciência 2.5. Cuidados 3. Encaminhamento metodológico 4. Cases 4.1. Plágio em trabalhos acadêmicos 4.2. Google Docs para atividades científicas 5. Conclusão 6. Questões para reflexão 7. Tópico para discussão Referências
|
Etiquetas: A Escola no Século XXI Volume 3: Virtualização das Relações: um Desafio da Gestão Escolar