Alan Cerqueira
Alexandre Caramelo Pinto
Anderson Gonzaga de SouzaSeu propósito é ajudar pessoas e organizações a impactarem o mundo positivamente. Faz isso utilizando processos dialógicos e técnicas modernas de gestão. Cocria infinitas possibilidades em: inovação, criatividade, prosperidade e desenvolvimento humano. Profissional de TI e gestão com mais de 20 anos de experiência em grandes e médias empresas. Experiência com projeto de infraestrutura de TI, implantação de ERP e desenvolvimento de software. Entusiasta e palestrante de Lean Thinking e metodologia ágil. Experiência com ensino em pós-graduação e educação corporativa.
André Barcaui
André Sih
Antonio MunizAutor best-seller, empreendedor, mentor executivo e palestrante. Atua como CEO da Advisor 10X, consultoria técnica e acadêmica que ajuda empresas a multiplicarem resultados aplicando práticas ágeis, DevOps e Lean.
Sua formação tem uma base multidisciplinar em negócios, tecnologia e liderança, com mestrado em administração, MBA em telecomunicações, graduação em tecnologia e certificações em agilidade, tecnologia Lean, projetos, processos e serviços.
É fundador da Jornada Colaborativa, comunidade que une especialistas e executivos para escrever livros sobre tecnologia, gestão e carreira. Como iniciativa voluntária, a Jornada Colaborativa doou centenas de livros para desempregados e mais de R$ 500 mil para instituições, somando os direitos autorais e a receita dos eventos em parceria com a Globo, Lojas Renner, Banco PAN, Banco Carrefour, Businessmap e Dynatrace.
Os royalties deste livro também serão doados para a Jornada Colaborativa.
Contato: munizprofessor@gmail.com
LinkedIn: Antonio Muniz
Instagram: Antoniomunizoficial
Spotify: AgileTechCast
English version:
Inspired more than 30,000 people and teams in MBA courses, bootcamps, video classes, workshops, consulting and lectures in leading companies such as SulAmérica, Petrobras, Vivo, Itaú, Oi, Furnas, Eletrobras, DHL, Banco do Brasil, Banco Safra, Banco PAN, Ernst & Young, Finep, Sebrae, UOL, Pagseguro, Makro, Totvs, Jucesp, Ambev Tech and Dafiti.
Carla KriegerMais de 25 anos de experiência em TI, trabalhando em cargos executivos de tecnologia por 14 anos. Experiência profissional em empresas nacionais e internacionais, liderando diversos programas de transformação digital e ágil e trabalhando com práticas híbridas e implantação de DevOps. Nominating Comittee Chair e DA Champion do PMI-Rio. Agile Coach no Hub Digital da Globo e mentora da startup Kultua.
English version:
Enterprise Agile Coach at Globo’s Digital Hub VMO, Head of Business and Culture and JornadaCast at Jornada Colaborativa, Trustee at Access Agile Community, DA Trainer and Host of Agile World in Portuguese. Co-author of several books, teacher and speaker. Passionate about people and learning, she is always ready to explore new ways of working that encourage a collaborative environment, with diversity, delivering value and results according to a purpose.
Carlos Deghi
Claudia PetiniBacharel em Matemática com ênfase em Informática e pós-graduada em Redes de Computadores. Apaixonada por desenvolver pessoas, parcerias e melhoria de processos, falo fluentemente inglês e espanhol.
Sou certificada como SCRUM Master, OKRCP, PMP, ITIL Foundation e Lean Six Sigma Yellow Belt além dos conhecimentos em Design Thinking, LGPD, HDI (SCM), CX e Customer Success Management.
Até o ano de 2019, acumulei experiências de 25 anos como profissional, gestora e executiva em multinacionais prestadoras de serviços de TI (EDS, HP e T-Systems) nas áreas de Service Delivery, Gestão de Projetos, PMO, Gestão de Parceiros, Pré- vendas, Service Desk, Field Services e Asset Management)
Cristiana ValenteAtuação no segmento de educação, até então, um novo momento na carreira, após 12 anos trabalhando no segmento de energia (Light Serviços). Vem atuando com metodologias híbridas (PMBOK® Guide e ágil) e também realizou uma série de certificações para aprimorar conhecimento na formação de times e mudança de mindset organizacional. Possui mestrado em Metrologia para Inovação & Qualidade (PUC-RJ), MBA em Marketing (FGV-RJ) e em Gerenciamento de projetos (FGV-RJ). Demais certificações: Metodologia Ágil, Scrum, Kanban, Power BI, Microsoft MS Office, MS Word, MS Excel (avançado), MS Power Point (avançado), MS Project, WBS Chart Pro Azure DevOps e Jira.
Eduardo GorgesÉ Mestre em Administração com ênfase em Sistemas de Informação pelo Ibmec-RJ, Tecnólogo em Processamento de Dados pela PUC-RJ e instrutor SAP da HB Brasil. Gerenciou projetos pela DBA Engenharia de Sistemas, IBM Brasil, Avaya Communication, Intelectum Tecnologia e Constroi Rio Informática para clientes como Petrobras, Telemar, Atento, Embratel, Claro, Vivo, Contax, Credicard, Johnson & Johnson, Lojas Americanas, Eletrobras, EletroNuclear, Bradesco, Unibanco, Dataprev e ZeroGrau, entre outros.
Emerson Kühl
Esdras Eliwan
Fabíola Ferreira
Felipe Vinhas
Fernando Zambone
Giovana D’Alascio
Glaudson Bastos
Heitor Carvalho
João Vieira
Júnior RodriguesDiretor de Agilidade e Operações na iLAB, CEO na Gespro Consulting. Professor no STEBAN/RJ, XP Educação, PUC-MG, UNISUAM, UNI7, Impacta, Firjan e ESR/RNP, e no BBI of Chicago, onde também é Coordenador. Mestre em Administração pelo IAG/PUC-RJ.
Leonardo Azevedo
Luis Fernando Torres
Marcantonio FabraDoutor em administração pela UNAM (Argentina)e mestre em Logística pela PUC-Rio. Graduou-se em Informática também pela PUC-Rio. Possui MBA em Gerência de Projetos pela FGV-RJ, é certificado como PMP (Project Management Professional) e DASSM (Disciplined Agile Senior Scrum Master) pelo PMI, Master in Project Management pela George Washington University e Certificado Exin Agile Scrum Master. É sócio-diretor da Acreditar Empreendimentos, onde atua em consultoria em gerenciamento de projetos e em palestras e treinamentos sobre o tema. Foi Vice-Presidente de Marketing e Comunicação do PMI-RJ de 2020 a 2022. Já acumulou mais de 30 anos de experiência como gerente de projetos de TI e oito anos como Scrum Master. Também é especialista na implantação de PMOs e VMOs em empresas como Oi, Vivo (Telefônica Celular), IBAM e Cepel. É professor em universidades e instituições de ensino tais como PUC-RJ, IBMEC, IPOG, UFRJ, FGV e IAG, com 35 anos de experiência acadêmica. É coautor dos livros “Gerenciamento de Projetos” (FGV, 2009), “PMO – Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na prática” (Brasport, 2012) e “Professional Leader: gerenciamento de projetos” (Brasport, 2019).
Marcelo de CarvalhoBacharel em Ciência da Computação com especialização em Arquitetura Empresarial e Sistemas Corporativos e Mestre em Ciência de Dados pela PUC-RIO. Mais de 30 anos de experiência profissional em Tecnologia da Informação. Atuou como Gerente Substituto e Head de Monetização no Departamento de Transformação Digital de Furnas, responsável pelos projetos com potencial de geração de novos negócios para a empresa. Vivência como Consultor de TI para empresas e instituições de ensino superior.
Marco Coghi
Maurício CastroProfissional sênior com uma carreira de sucesso com mais de 30 anos de experiência global em gestão de TI em consultoria de gestão, serviços tecnológicos, outsourcing, centros de entrega, estratégia, inovação e comercial. Executivo de tecnologia altamente qualificado que apoia as organizações a obterem o máximo valor dos seus investimentos em tecnologia, liderando a implementação de programas de transformação empresarial com base na inovação aplicada ao digital. A sua experiência abrange inúmeros programas internacionais. Influenciador local em discussões associadas à transformação digital nos mercados financeiros, considerando tópicos como estratégia digital, experiência do cliente e implementação omnichannel (voz, aplicativos digitais/móveis, chat, mídia social etc.), inteligência artificial, computação em nuvem, automação robótica de processos (RPA), economia de API, software como serviço (SaaS), big data, mobilidade, blockchain etc. Rede de relações coesa com o C-Level de várias empresas e com os parceiros de TI mais relevantes (empresas de consultoria e de software). Parte do Conselho Editorial da Revista INTELLIGENT AUTOMATION – a primeira publicação internacional editada no Brasil voltada para a comunidade de profissionais que trabalham com tecnologias para IA, RPA e transformação digital. Bacharel em Ciência da Computação pela UFRJ, MBA em Engenharia de Produção Industrial e Econômica pela COPPEAD (UFRJ) e MBA em Marketing e Finanças pela FGV. Participou do programa de liderança estratégica da Yale School of Management e do programa executivo Artificial Intelligence: Implications for Business Strategy do MIT Management Sloan School. Certificado PMP e IBM Senior Management Professional. Forte conhecimento das metodologias CMMi, ITIL® e COBIT (para governança de TI), gestão de projetos (PMI) e BSC. Certificações I2AI: analytics, transformação digital, RPA, NLP, machine learning, visual computing, entre outras.
Mayra de Souza Machado
Mário Sampaio
Mirian Leite
Mônica Bueno
Norberto de Oliveira AlmeidaAutor, palestrante e mentor. Executivo há muitos anos, atuando em grandes empresas nacionais e internacionais. Atualmente é CEO da Portfolio Expert. Criador do primeiro framework brasileiro de agilidade no negócio, o Business Agility Management (BAM). PhD em Business Administration pela Florida Christian University (validado no Brasil). Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF. Professor convidado dos MBAs de algumas das principais universidades do país. Autor/coautor de diversos livros. Certificado como PMP, Scrum Master (SMC), Product Owner (SPOC) e Agile Coach (SAMC).
Paula Casarini
Paulo Caroli
Raphael da CostaProfissional com mais de 15 anos de experiência em gestão de projetos, com atuação internacional, é certificado em várias áreas, incluindo PMP, Scrum e Six Sigma. Sócio da Verum Partners e professor de gestão de projetos, com prêmios e reconhecimentos por suas contribuições inovadoras.
Ronan Porto Valladares
Tenório BarretoNatural do Rio de Janeiro, é Mestre pela PUC-Rio em Metrologia, Inovação e Qualidade. Possui MBA em Gerência de Projetos, pós-graduação em Análise de Sistemas e é Engenheiro Eletricista. Foi certificado em Gerenciamento de Projetos pelo IPMA no Nível A (Certified Project Director) e atualmente é certificado pelo PMI como PMP. Publicou diversos artigos técnicos no Brasil e no exterior, com base em 31 anos de experiência profissional trabalhando em concessionária de energia elétrica, 20 deles à frente de um PMO de inovação com gestão de projetos, programas e portfólios. Foi premiado em 2014 com o segundo lugar no evento PMO Summit, como “Líder de PMO mais admirado do ano 2013”. Como especialista em projetos, foi o Gerente do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento de Concessionária de Energia Elétrica e Coordenador do Grupo de Trabalho de P&D/Inovação pela Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (ABRADEE). É autor do livro “Gerenciamento de Recursos em Projetos” (série FGV, 2019). Atualmente é Sócio-Diretor da empresa B&S, onde trabalha em consultoria na área de gestão de projetos, realizando prospecção tecnológica de projetos de inovação. Ministra aulas em MBAs de diversas entidades acadêmicas.
Vinícius Porto
Wemerson Medeiros
eBook: Jornada VMO: entenda como a evolução do PMO potencializa o valor entregue aos clientes
Há pelo menos três décadas os Escritórios de Gerenciamento de Projetos – ou simplesmente PMOs – estão presentes em milhares de organizações ao redor do mundo, nas mais distintas indústrias, e, sem sombra de dúvida, vêm evoluindo e se transformando.
Este livro foi construído de forma colaborativa pelos maiores especialistas brasileiros no tema. Nele apresentamos as diferenças entre PMO (Project Management Office) e VMO (Value Management Office), assim como o entendimento do conceito de valor, as estratégias de implantação do VMO, as diversas técnicas para identificação e mapeamento de valor, implementação de um VMO e cases de empresas e profissionais que adotaram essa estratégia para controlar seus projetos.
A Jornada Colaborativa
Era uma vez um professor universitário que sonhava em lançar um livro quando finalizou o mestrado em 2006. O sonho começou a ser concretizado em 2017 com o livro “Jornada DevOps”, mas alguns obstáculos travaram sua evolução após a escrita de três capítulos.
Em setembro de 2018, durante sua palestra na PUC Minas, surgiu um click: “Será que outras pessoas apaixonadas por DevOps ajudariam com a escrita colaborativa?”
Dezenas de colaboradores aceitaram o convite e o livro foi lançado para 350 pessoas no dia 06 de junho de 2019 no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.
A escalada dos times gerou novas amizades, aprendizados, doação de R$ 502 mil para instituições com o lançamento de 30 livros e sonhamos transformar mais vidas com a inteligência coletiva e o apoio de empresas amigas.
Antonio Muniz
Fundador da Jornada Colaborativa, curador de 30 livros e CEO Advisor 10X.
Anderson Gonzaga e Cristiana Valente
Líderes do time organizador do livro, curadoria e revisão técnica.
Coautores
Alan Cerqueira
Alexandre Caramelo Pinto
Anderson Gonzaga
André Barcaui
André Sih
Antonio Muniz
Carla Krieger
Carlos Deghi
Claudia Petini
Cristiana Valente
Eduardo Gorges
Emerson Kühl
Esdras Eliwan
Fabíola Ferreira
Felipe Vinhas
Fernando Zambone
Giovana D’Alascio
Glaudson Bastos
Heitor Carvalho
Paulo Caroli
João Vieira
Junior Rodrigues
Leonardo Azevedo
Luis Fernando Torres
Marcantonio Fabra
Marcelo de Carvalho
Marco Coghi
Mário Sampaio
Maurício Castro
Mayra de Souza Machado
Mirian Leite
Mônica Bueno
Norberto Almeida
Paula Casarini
Raphael da Costa
Ronan Porto Valladares
Tenório Barreto
Vinícius Porto
Wemerson Medeiros