eBook: Agile Think Canvas
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Como inovar e criar negócios sustentáveis para obter melhores resultados e minimizar riscos com o uso de Métodos Visuais e Ágeis em seus projetos!
Agile Think® Canvas é um manual de práticas colaborativas construído com base em um método de trabalho que utiliza conceitos de Design Thinking e Gestão Ágil para o desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Voltado para aqueles que se utilizam da criatividade nos processos de inovação dos produtos e serviços, a metodologia Agile Think® Canvas engloba: definição de uma visão de produto, estudo de personas, suas respectivas jornadas, entendimento dos riscos, definição do MVP, prototipação, construção do produto por meio de técnicas amplamente difundidas por métodos e frameworks presentes no Agile e aprendizado.
Agile Think® Canvas tem por objetivo ajudar os profissionais das mais diversas áreas que atuam através de processos tradicionais a romperem barreiras.
Indicado a estudantes, professores e profissionais das áreas de gestão, governança, negócios e produtos que tenham interesse em explorar novas ferramentas visuais de gestão de projetos, adaptadas para suas atividades organizacionais, propiciando maior agilidade, transparência e resultados com alto valor agregado a empresas e clientes.
Comprimento | 0 |
E-ISBN | 9788574528328 |
Edição | 1 |
Idioma | Português |
Lançamento | 16/02/2017 |
Largura | 0 |
Lombada | 0 |
Páginas | 312 |
Ano | 2017 |
Sumário | PARTE 1. INOVAÇÃO INCREMENTAL DOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E PROJETOS 1. O início de tudo 1.1 Cenário atual 1.2 Satisfazer o cliente ou satisfazer o cliente. Nossa única opção! 1.3 Quanto custam os erros ocorridos no desenvolvimento do produto software? 1.4 Precursores no desenvolvimento de produtos e projetos ágeis 1.5 Exercícios sugeridos 1.6 Referências bibliográficas 2. Mindset ágil 2.1 Mundo agile 2.2 Apresentando resultados de forma rápida 2.3 Inovação no desenvolvimento de produtos e serviços 2.4 A origem do Design Thinking 2.5 O que é Design Thinking? 2.6 Modelos derivados do Design Thinking 2.7 Exercícios sugeridos 2.8 Referências bibliográficas PARTE 2. A METODOLODIA AGILE THINK® CANVAS 3. Concepção do produto 3.1 Definir necessidade 3.2 Estruturar a necessidade 3.3 Definir o entendimento do produto 3.4 Entendimento do produto: livro “Agile Think® Canvas” 3.5 Checklist: macroprocesso 1 3.6 Exercícios sugeridos 3.7 Referências bibliográficas 4. O uso dos modelos visuais 4.1 Pesquisar soluções 4.1.1 Preparar modelos de pesquisa 4.2 Consolidar dados de pesquisa 4.3 Analisar resultados e definir perfis 4.4 Definição de perfil “Agile Think® Canvas” 4.5 Checklist: macroprocesso 2 4.6 Exercícios sugeridos 4.7 Referências bibliográficas 5. A arte de conhecer o negócio para gerar ideias 5.1 Gerar ideias 5.1.1 Mapear o conhecimento do negócio 5.2 Definir a cadeia de valor 5.3 Cadeia de valor do livro “Agile Think® Canvas” 5.3.1 Realizar sessões de design
5.3.2 Processo mental do cliente
5.4 Interação do usuário 5.5 Agile Think® Canvas Interação do Usuário 5.6 Checklist: macroprocesso 3 5.7 Exercícios sugeridos 5.8 Referências bibliográficas 6. Análise das soluções para o negócio 6.1 Analisar soluções 6.1.1 Planejamento de cenários
6.1.2 Avaliação de risco
6.2 Princípio de Pareto 6.2.1 Exemplificando o uso do Princípio de Pareto
6.3 Mapear riscos do produto 6.4 Agile Think® Canvas Mapeamento de Riscos do Produto 6.5 Explorando dados da análise 6.6 Checklist: macroprocesso 4 6.7 Exercícios sugeridos 6.8 Referências bibliográficas 7. A escolha da solução adequada 7.1 Definir a proposta de valor 7.2 Construir o documento de visão do produto (DV) 7.3 Proposta de valor do livro “Agile Think® Canvas” 7.4 Checklist: macroprocesso 5 7.5 Exercícios sugeridos 7.6 Referências bibliográficas 8. Prototipar modelos 8.1 O processo de prototipação 8.2 Construir os protótipos 8.3 Avaliar os protótipos 8.4 Validar modelos 8.5 Checklist: macroprocesso 6 8.6 Exercícios sugeridos 8.7 Referências bibliográficas PARTE 3. GESTÃO DE PROJETOS AGILE THINK® CANVAS 9. Visão de projeto 9.1 Formar time com membros das equipes de produto e projeto 9.2 Promover princípios ágeis 9.3 Definir papéis e responsabilidades 9.3.1 Agile Think® Product Team
9.3.2 Agile Think® Project Team
9.4 Compartilhar o conhecimento com o time 9.5 Apresentar a visão do produto 9.6 Apresentar Backlog MVP 9.7 Definição do valor de negócio 9.8 Resumo da prática: primeira etapa da Reunião Marco Zero 9.9 Exercício sugerido 9.10 Referências bibliográficas 10. Planejamento 10.1 Processo de planejamento do Agile Think® Canvas 10.2 Planejar Backlog MVP 10.3 Resumo da prática: segunda etapa da Reunião Marco Zero 10.4 Exercício sugerido 10.5 Referências bibliográficas 11. O ato de criar histórias dos usuários 11.1 Sessões de grooming do Backlog MVP 11.2 Especificação de casos de uso 11.3 User stories 11.4 Agile Think® Canvas 7 Dimensões do Produto 11.5 Mapeamento de histórias de usuário 11.6 Escrevendo histórias do usuário eficazes 11.7 Referências bibliográficas 12. Estruturação da arquitetura do sistema 12.1 Realizar estimativas 12.2 Priorizar Backlog MVP 12.3 Revisitar Backlog de melhorias 12.4 Referências bibliográficas 13. A busca pela viabilidade do projeto 13.1 Definir conceitos de preparado e pronto 13.2 Realizar estudo de viabilidade 13.3 Custo da operação e qualidade do produto 13.4 Roadmap do projeto 13.5 Elaborar release 13.6 Estabelecer a velocidade do time 13.7 Construir o Plano de Release 13.8 Canvas Planejamento de Release 13.9 Canvas Planejamento de Release do livro 13.10 Referências bibliográficas 14. A construção do produto 14.1 Planejamento da iteração com Agile Think® Canvas 14.2 Definir o Plano de Iteração 14.2.1 Definir Backlog MVP da iteração
14.2.2 reafirmar critérios de “pronto” e aceitação
14.3 Canvas Planejamento da Iteração 14.4 Preparação do Backlog MVP da iteração 14.5 Priorizar e estimar as atividades 14.6 Montar o quadro de atividades 14.7 Prática do Kanban 14.8 Exercício proposto 14.9 Referências bibliográficas 15. Qual a melhor estratégia para a iteração? 15.1 Iteração Zero 15.1.1 Preparação do ambiente de desenvolvimento
15.1.2 Direcionamento da arquitetura
15.1.3 Execução de prova de conceito (POC)
15.1.4 Criação de massa de teste
15.2 Referências bibliográficas 16. Resultado de uma equipe integrada e ágil 16.1 Todos contra um 16.2 Cinco passos para a construção do produto 16.3 Quinze minutos diários de Agile Think® 16.4 O impacto do risco na planilha 16.5 Transparência nos resultados e ações corretivas 16.6 Uso de difusores de informação 17. Adaptação 17.1 Apresentação do produto 17.2 Entrega do produto ao cliente 17.3 Coletar pontos de melhoria do produto 17.4 Obter aceite formal do cliente 17.5 Retrospectiva do projeto 17.6 Plano de ação 17.7 Checklist: macroprocesso 7 17.8 Exercícios sugeridos 18. Aprendizado 18.1 Aprendizado com Agile Think® Canvas 18.2 Executar plano de ação e melhorias 18.3 Monitorar execução do plano de ação 18.4 Atualizar lições aprendidas do projeto 18.5 Colaboração mútua 18.6 Compartilhamento e transferência de conhecimento 18.7 Checklist: macroprocesso 8 18.8 Exercício sugerido 19. Considerações finais ANEXOS Anexo 1 – Questionário base para a realização da avaliação da metodologia Agile Think® Canvas Anexo 2 – Para saber mais... Anexo 3 – Agile Think® Canvas de produto Anexo 4 – Agile Think® Canvas de projeto – Parte 1 Anexo 5 – Agile Think® Canvas de projeto – Parte 2 |
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