Ruptura no Modelo Tradicional das Empresas
- Catálogo: Livros da Brasport
- Modelo:025550
- Categorias
- - Negócios
- - Tecnologia
- Disponibilidade:Em estoque
- R$ 80,00R$ 52,00
R$ 45,76
(-12%)p/Pagamento por PIXTodos os autores estão muitos contentes por terem a possibilidade de compartilhar o conhecimento que está disperso em vários locais e demanda um grande esforço dos profissionais para fazer essa coletânea de informações para geração de uma visão integrada e um entendimento claro.
Então, caro leitor, prepare-se para essa jornada na qual você passará por vários capítulos:
- Visão Macroeconômica do Cenário Global e Brasileiro e a Evolução no Modelo das Empresas
- Blockchain, SLA e Criptomoedas
- Compliance
- Gestão Estratégica e o Impacto no Resultado dos Negócios
- A Evolução Contínua dos Métodos de Excelência
- Xadrez, Pôquer e Projetos!
- Gestão de Custos em Programas de Excelência Operacional
- Revolução Digital e o Ensino sem Fronteiras
- Da Transformação Digital até a Inteligência Artificial
- Grandes Aprendizados de um Executivo
Após você ler este livro sua visão do mundo será muito mais abrangente.
/////
Autores:
Clovis Bergamo Filho (Organizador)
Wellington Santos de Oliveira
Maria Gabriela Duva
Luís Oliveira
Adélio Pereira de Souza Junior
Alex Urbano
Carlos Lara
Thiago Coutinho de Oliveira
Ricardo Cancela
José Rubens Moreira Tocci
////
“O mundo passa por uma transformação econômica e social muito grande, e o Brasil não ficará fora disso. É cada vez mais necessário abordar elementos tradicionais da gestão das empresas, tais como o planejamento estratégico, a busca pela excelência operacional através de metodologias como Lean Six Sigma, sob a luz de novas tecnologias como blockchain, criptomoedas, inteligência artificial, entre outras. É isso que este livro traz para você leitor, além da discussão extremamente pertinente nos dias de hoje sobre compliance. À medida que as empresas crescem e se expandem, seguir normas e diretrizes e definir formas de condutas esperadas é vital.”
Mauricio Ruiz, CEO Intel
“Team! Congratulations and best wishes on the publication of your new book. The topics are relevant and important for all to consider and learn about as we work together to make a better world! All the best.”
Karyn Ross, Lean International Specialist & Consulting
Comprimento | 24 cm |
Edição | 1 |
Formato | Livro físico |
Idioma | Português |
ISBN | 9788574529219 |
Lançamento | 25 de março de 2019 |
Largura | 17 cm |
Lombada | 1,2 cm |
Páginas | 216 |
Volume | 489.6 |
Ano | 2019 |
Sumário | Introdução Uma grande jornada profissional se inicia 1. Visão Macroeconômica do Cenário Global e Brasileiro e a Evolução no Modelo das Empresas (Clovis Bergamo Filho) Entendimento do cenário global Visão do cenário global e a evolução do PIB (GDP) A relação entre o PIB (GDP) e o número de patentes Introdução e entendimento do cenário empresarial e sua evolução Visão integrada da utilização das metodologias e dos processos de gestão
Ganho de produtividade nas empresas Capacitação dos profissionais em gestão de processos Padrões de capacitação
Empresa digital O profissional neste novo mundo Referências 2. Blockchain, SLA e Criptomoedas (Wellington Santos de Oliveira) Distribuição do controle Bitcoin Mas o que é bitcoin?
De que forma é diferente das moedas tradicionais?
Introdução ao blockchain
Internet e blockchain
Blockchain, protocolo e moeda
Principais protocolos blockchain
Protocolos de consenso Prova de trabalho – proof of work (PoW)
Prova de participação – proof of stake (PoS)
Prova de capacidade – proof of capacity (PoC)
Prova de queima – proof of burn (PoB)
Tolerância de falha bizantina delegada (dBFT – delegated Bizantine Fault Tolerance)
Side chain
Hash, assinaturas e transações
Contratos inteligentes Transações automatizadas
Segurança de transação
Terceirização de múltiplos fornecedores
Pagamentos já são uma realidade Evolução do blockchain 1.0 Indústrias que serão interrompidas com o blockchain Considerações finais 3. Compliance (Maria Gabriela Duva) Como definir compliance? Como definir a cultura de uma empresa? Como se cria uma cultura? Estratégias de gestão de riscos Definição de políticas e procedimentos Código de conduta Políticas do programa de compliance Políticas sobre os processos de compliance
O compliance como necessidade
Suporte da alta administração Dez dicas para a alta administração Comunicação e treinamento Pontos de preocupação específicos para o treinamento
Due diligence de terceiros
Monitoramento e auditoria do funcionamento do programa Canal direto Confidencialidade
Investigação de condutas inconsistentes Melhoria contínua Principais erros dos programas de compliance O compliance é para todos? Referências 4. Gestão Estratégica e o Impacto nos Resultados do Negócio (Luís Oliveira) Desenvolvimento de um plano estratégico Análise de ambiente externo e ambiente interno
Definição dos objetivos estratégicos e metas
Balanced Scorecard Desdobramento de objetivos e metas Hoshin Kanri e A3 Excelência operacional Construindo a cultura da gestão estratégica 5. A Evolução Contínua dos Métodos de Excelência (Adélio Pereira de Souza Júnior) Métodos de excelência Qualidade e produtividade PDCA (Plan, Do, Check, Act – Planejar, Executar, Verificar, Agir)
Lean
Six SigmaI
Lean Six Sigma
Avanço na aplicação das metodologias de excelência para produtividade e qualidade
Gerenciamento de projetos Inovação Agile
Scrum
Design Thinking
Seleção Convergências de metodologias Maturidade da excelência – Como medir? Diversidade e evolução dos programas de excelência
Necessidade de avaliação dos programas de excelência
O “que” e “como” medir?
Métricas de sucesso
Quais são as etapas da avaliação? O que proporciona a avaliação?
Conclusão 6. Xadrez, Pôquer e Projetos! (Alex Urbano) Teoria dos pontos de equilíbrio Estratégias e pessoas A arte do jogo Os campos de batalha Jogo não cooperativo Jogo psicológico Escolha seu jogo 7. Gestão de Custos em Programas de Excelência Operacional (Carlos Lara) Introdução O que são custos diretos e indiretos e como identificá-los Custos diretos
Custos indiretos
Despesas
Tributos
Margens
Lucro/Prejuízo
Gestão do custo total Inteligência de custos, uma nova abordagem Levantamento de custos e processos
Mapeamento das oportunidades
Projetos de eficiência
Inteligência
Guia prático para aplicação da abordagem de inteligência de custos Primeiro passo
Segundo passo
Terceiro passo
Quarto passo
8. Revolução Digital e o Ensino Sem Fronteiras (Thiago Coutinho de Oliveira) Introdução Contexto de mudanças e a revolução digital Novas tecnologias de informação e o ensino sem fronteiras Fatores de influência na escolha pelo ensino à distância Fatores culturais
Fatores sociais
Fatores pessoais
Fatores psicológicos
Perspectivas do EAD como oportunidade de mercado Referências 9. Da Transformação Digital até a Inteligência Artificial (Ricardo Cancela) Mundo conectado Um mundo de conhecimento Um mundo acelerado, fugaz Uma era em 5 anos – a era da inteligência artificial Os impactos da inteligência artificial na vida da humanidade Os limites da inteligência artificial Possibilidades reais Referências 10. Grandes Aprendizados de um Executivo (José Rubens Moreira Tocci) O “fator humano” Transparência (a verdade exposta) Que malandro é esse? Humildade (administração do ego) Não! Você não mandou bem!
A importância da vovó!
Trabalho em equipe (doação) Bom almoço Sobre os Autores |
Etiquetas: Ruptura no modelo tradicional das empresas, Ruptura, modelo tradicional, empresas, Livro Ruptura no modelo tradicional das empresas