Engenharia Automotiva
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(-12%)p/Pagamento por PIXLivro Engenharia Automotiva: Caminhões e Ônibus no Brasil
Prefácio de Marcio Querichelli – Presidente da Iveco para a América Latina
Uma introdução à engenharia automotiva de veículos comerciais no Brasil, com os fundamentos básicos do mercado, aplicações, detalhes técnicos e tendências para o futuro dos sistemas e componentes para o transporte de pessoas e cargas.
Comprimento | 24 |
Edição | 1 |
Formato | Livro físico |
Idioma | Português |
ISBN | 9786588431825 |
Lançamento | 12/12/2022 |
Largura | 17 |
Lombada | 2 |
Páginas | 376 |
Volume | 856,8 |
Ano | 2022 |
Sumário | Introdução 1. Mercado brasileiro 1.1. História 1.2. Dados geográficos e rodoviários 1.3. Aspectos governamentais, legais e normativos 1.4. Dimensões e pesos 1.5. Players do mercado 1.6. Associações nacionais 1.7. TCO 1.8. Curiosidades 2. Fundamentos de veículos comerciais 2.1. Geometrias importantes 2.2. Fundamentos físicos 2.3. Dinâmica veicular 2.4. Aerodinâmica 2.5. Acústica veicular 2.6. Visão sistêmica 3. Caminhões 3.1. Cabine 3.2. Quadro chassi 3.3. Suspensão 3.4. Direção 3.5. Elétrica e mecatrônica 3.6. Freios 3.7. Conforto 3.8. Assistentes e segurança 3.9. Telemática 4. Implementos rodoviários 4.1. Tipos e definições 4.2. Componentes 4.3. Layout e eixos 4.4. Mercado de implementos 5. Ônibus 5.1. Carroceria 5.2. Chassi 6. Trem de força 6.1. Motor 6.1.1. Sistema mecânico 6.1.2. Sistema de alimentação de combustível 6.1.3. Sistema de injeção de combustível 6.1.4. Sistema de alimentação de ar 6.1.5. Sistema de combustão 6.1.6. Sistema de escapamento 6.1.7. Sistema de lubrificação 6.1.8. Sistema de arrefecimento 6.1.9. Sistema de freio motor 6.1.10. Sistema de gerenciamento eletrônico 6.1.11. Tomada de força no motor 6.2. Redução de emissões e pós-tratamento 6.2.1. Design do motor 6.2.2. Recirculação de gases (EGR) 6.2.3. Catalisador de oxidação diesel (DOC) 6.2.4. Filtro de partículas para motores diesel (DPF) 6.2.5. SCR 6.2.6. Gerenciamento eletrônico 6.2.7. Silencioso 6.3. Transmissão 6.3.1. Embreagem 6.3.2. Caixa de mudanças 6.3.3. Tomada de força 6.3.4. Retarder 6.3.5. Cardã 6.3.6. Caixa de transferência 6.4. Eixos e rodas 6.4.1. Eixos direcionais 6.4.2. Eixo de tração 6.4.3. Eixo auxiliar 6.4.4. Cubo de roda 6.4.5. Roda 6.4.6. Pneu 7. Futuro da mobilidade automotiva 7.1. Conectividade 7.2. Direção autônoma 7.3. Compartilhamento 7.4. Eletrificação 7.4.1. Veículo Elétrico Híbrido – VEH 7.4.2. Híbrido série 7.4.3. Híbrido paralelo 7.4.4. Híbrido plug-in 7.4.5. Elétrico a bateria – BEV 7.4.6. Veículo Elétrico a Célula de Combustível – FCEV 7.4.7. Componentes para tração elétrica 7.5. Propulsão com hidrogênio 7.5.1. Células de combustível 7.5.2. Motores a combustão interna com hidrogênio 7.6. Propulsão com gás natural ou biogás 7.6.1. Motor a Gás Natural Comprimido (GNC) 7.6.2. Motor a Gás Natural Liquefeito (GNL) 7.7. Outros combustíveis alternativos 7.7.1. Biodiesel 7.7.2. HVO 8. Bibliografia Índice remissivo |
Etiquetas: Engenharia Automotiva, Caminhões e Ônibus no Brasil, Adriano Gilio, Carlos Eduardo Fraga, Feres Valentini Bertin, Engenharia, Automotiva, Livro Engenharia Automotiva, Caminhões, Ônibus, Engenharia Automotiva no Brasil, Caminhões no Brasil, Ônibus no Brasil, 978-65-88431-82-5, 9786588431825