Aprimorando Competências de Gerente de Projetos - Vol. 2: O Sucesso no Desempenho Pessoal
- Catálogo: Livros da Brasport
- Modelo:025412
- Categorias
- - Gerenciamento de Projetos
- - Desempenho Gerencial
- Disponibilidade:Em estoque
- R$ 140,00R$ 91,00
R$ 80,08
(-12%)p/Pagamento por PIXComprimento | 25 cm |
Edição | 2 |
Formato | Livro físico |
Idioma | Português |
Lançamento | 04 de setembro de 2013 |
Largura | 17 cm |
Lombada | 2 cm |
Páginas | 488 |
Ano | 2013 |
Sumário | SUMÁRIO
Introdução .......................................................................................................... 1 1. Bem-vindo à estação “o sucesso pessoal”................................................. 5 1.1. O ser humano e os projetos ........................................................................................5 1.2. Nouiú e a sinfonia inacabada .......................................................................................9 1.3. O aprimoramento centrado nas competências .........................................................29 2. As competências pessoais do gerente de projetos .................................. 39 2.1. Relacionamento e competências pessoais em projetos ............................................39 2.1.1. Um modelo de relacionamento e competências pessoais .......................44 2.1.2. Os círculos de relacionamento do gerente de projetos ...........................46 2.1.3. As competências pessoais do GP ..............................................................48 2.1.4. Os círculos de relacionamento e as competências pessoais do GP ..........51 2.2. Competências e capacidades pessoais do GP ............................................................62 2.2.1. Profissionalismo ........................................................................................62 2.2.2. Comunicação ............................................................................................68 2.2.3. Liderança ..................................................................................................72 2.2.4. Gestão de conflitos ...................................................................................79 2.2.5. Trabalho em equipe ..................................................................................83 2.2.6. Autogestão................................................................................................87 2.3. A sinergia das competências no dia a dia dos projetos .............................................96 3. O gerenciamento das partes interessadas .................................................99 3.1. O relacionamento nos círculos ............................................................................... 100 3.1.1. Os círculos de relacionamento e as capacidades pessoais do GP ..........100 3.1.2. Perfil de relacionamento nos círculos.................................................... 103 3.2. Autogestão ............................................................................................................. 107 3.2.1. O radar emocional ................................................................................. 110 3.2.2. Nouiú e seus stakes ............................................................................... 139 3.3. No círculo de influência .......................................................................................... 141 3.4. No círculo da aliança ............................................................................................... 149 3.4.1. Fornecedores ......................................................................................... 154 3.4.2. Clientes .................................................................................................. 156 3.4.3. Patrocinador .......................................................................................... 158 3.4.4. Gerentes funcionais ............................................................................... 160 3.5. No círculo de comando ........................................................................................... 162 3.5.1. Equipe .................................................................................................... 164 3.5.2. Terceirizados .......................................................................................... 177 4. O gerenciamento do projeto e as competências pessoais .................... 181 4.1. O relacionamento nas fases .................................................................................... 183 4.1.1. As fases do gerenciamento e as capacidades pessoais do GP ............... 184 4.1.2. Perfil de relacionamento nas fases ........................................................ 187 4.2. Competências pessoais na iniciação – o futuro desejado! ..................................... 194 4.2.1. Iniciação – propósitos e resultados gerenciais ...................................... 196 4.2.2. Iniciação – o relacionamento com as partes interessadas .................... 199 4.2.3. Iniciação – o sucesso no desempenho pessoal ...................................... 202 4.3. Competências pessoais no planejamento – criando a viagem ao futuro! .............. 209 4.3.1. Planejamento – propósitos e resultados gerenciais .............................. 213 4.3.2. Planejamento – o relacionamento com as partes interessadas ............ 217 4.3.3. Planejamento – o sucesso no desempenho pessoal ............................. 224 4.4. Competências pessoais na execução e controle – viajando para o futuro! ............ 231 4.4.1. Execução e controle – propósitos e resultados gerenciais .................... 234 4.4.2. Execução e controle – o relacionamento com as partes interessadas .. 237 4.4.3. Execução e controle – o sucesso no desempenho pessoal ................... 242 4.5. Competências pessoais no encerramento – o futuro concretizado! ...................... 250 4.5.1. Encerramento – propósitos e resultados gerenciais ............................. 253 4.5.2. Encerramento – o relacionamento com as partes interessadas ........... 257 4.5.3. Encerramento – o sucesso no desempenho pessoal ............................. 260 5. Gerenciando e aprimorando as competências ....................................... 269 5.1. As estratégias do gerente competente ................................................................... 269 5.2. Aprimorando as competências pessoais – para todo o ciclo .................................. 274 5.2.1. Reuniões ................................................................................................ 280 5.2.2. Mudanças .............................................................................................. 291 5.2.3. Riscos ..................................................................................................... 305 5.2.4. Negociação ............................................................................................ 314 5.3. Aprimorando as competências na iniciação – o futuro desejado! ......................... 326 5.3.1. EAC05 – Transforme as “dores” em motivação ..................................... 328 5.3.2. EAC06 – Ligue o “radar-R” – o radar do risco ........................................ 330 5.3.3. EAC07 – Pratique a empatia para conquistar a sinergia ........................ 332 5.3.4. EAC08 – Conquiste o comprometimento com o futuro desejado ......... 334 5.4. Aprimorando as competências no planejamento – criando a viagem ao futuro!... 337 5.4.1. EAC9 – Favoreça a participação, a criatividade e a sinergia para criar a viagem ao futuro ........................................................................................... 339 5.4.2. EAC10 – Conquiste o comprometimento com a viagem ao futuro ....... 341 5.5. Aprimorando as competências na execução e controle – viajando para 5.5 o futuro! ........................................................................................................................ 343 5.5.1. EAC11 – Viaje com qualidade ................................................................ 345 5.5.2. EAC12 – Viaje com produtividade.......................................................... 347 5.5.3. EAC13 – Viaje com segurança ................................................................ 350 5.6. Aprimorando as competências no encerramento – O futuro concretizado! .......... 352 5.6.1. EAC14 – Concretize o futuro desejado! ................................................. 353 5.6.2. EAC15 – Convide os “passageiros” para avaliar e encerrar a viagem .... 355 5.6.3. EAC16 – Fim da viagem. Comemore o sucesso e prepare-se para 5.6.3. a próxima! ....................................................................................................... 358 6. O aprimoramento do gerente competente ............................................... 361 6.1. Aprimoramento pessoal-profissional ..................................................................... 362 6.1.1. Perfil pessoal e perfil profissional .......................................................... 364 6.1.2. Perfil individual de um gerente de projetos .......................................... 377 6.1.3. Aprimoramento individual de um gerente de projetos ......................... 381 6.2. O aprimoramento profissional do GP ..................................................................... 390 6.2.1. O caminho para o aprimoramento ........................................................ 394 6.2.2. O sucesso pessoal-profissional .............................................................. 405 6.3. O gerente competente... o sucesso dos projetos... e das partes interessadas....... 407 Bibliografia ...................................................................................................... 413 Apêndices ....................................................................................................... 415 I. Gerando ideias, resolvendo problemas e experimentando emoções ........................ 416 II. Desenvolvendo a sinergia .......................................................................................... 417 III. Fatores para estabelecer aliança .............................................................................. 418 IV. Feedback de desenvolvimento ............................................................................... 420 V. O valor de refletir sobre o porque ............................................................................. 421 VI. Fatores de sucesso no gerenciamento das partes interessadas ao longo do projeto....................................................................................................................... 422 VII. Pesquisa sobre situações típicas de relacionamento e conflito em projetos .......... 424 VIII. Clinicas de desempenho profissional em ambiente de projetos ............................ 432 IX. Ética e responsabilidade social e profissional em gerenciamento de projetos ........ 465 |