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ActionScript 3.0 - Interatividade e Multimídia no Adobe Flash CS5



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Fábio Flatschart

Marketing e Digital Publishing da Soyuz Sistemas e Sócio da Flatschart Consultoria LTDA, empresas com as quais participou do desenvolvimento e da implantação de projetos pioneiros nas áreas de Open Web Platform no Brasil e de programas de capacitação e consultoria para grandes empresas como Editora Moderna, Senac, Editora Pearson e Grupo Editorial Nacional (GEN). Colunista do portal iMasters e colaborador de artigos para veículos como Portal G1, IBM DeveloperWorks e Portal EAD Senac. Professor dos mais renomados MBAs do Brasil (FGV, FIA e Trevisan). Autor de “ActionScript 3.0 – Interatividade e Multimídia do Adobe Flash CS5” e “HTML5 – Embarque Imediato” e coautor de “Open Web Platform”, também publicados pela Brasport.

 


Aprenda neste livro os fundamentos da linguagem ActionScript 3.0 e saiba como empregá-la corretamente para adicionar interatividade e multimídia em seus projetos com o Adobe Flash CS5.

Explore o workflow (fluxo de trabalho) com o Adobe Flash CS5 e o ActionScript 3.0 através de dicas para otimizar a produção e tornar o seu trabalho mais rápido e eficiente.

 Dentre os principais conceitos e tutoriais mostrados, destacam-se:

  • ActionScript 3.0 & Plataforma Flash
  • Fundamentos e sintaxe do ActionScript 3.0
  • Princípios de lógica de programação
  • Navegação
  • Controle de objetos por teclado e mouse
  • Carregamento de imagens e textos
  • Áudio e microfone
  • Vídeo e webcam
  • Uso de componentes
  • Desenhar e colorir objetos com ActionScript 3.0
  • Animação com ActionScript 3.0
  • Code Snippets (dicas de código prontas)
  • Copiar animações com ActionScript 3.0
  • Carregador (Preloader)
  • Modelos prontos do Adobe Flash CS5
  • Publicação e teste de conteúdo para mobile

 Acompanha CD-ROM com os arquivos para a construção dos projetos mostrados no livro.

Comprimento 24 cm
Edição 1
Formato

Livro físico

Idioma

Português

ISBN 9788574524597
Lançamento 27 de dezembro de 2010
Largura 17 cm
Lombada 1,5 cm
Páginas 280
Volume 612
Ano 2010
Sumário

PARTE I. INTRODUÇÃO

Aprendendo uma nova linguagem...

O que é ActionScript?

ActionScript 3.0

Como funciona o ActionScript?

A plataforma Flash

ActionScript e Adobe Flash CS5

Visão geral da interface do Adobe Flash CS5

         Tela de abertura

         Área de trabalho

         Menu Janela

         Manipulação de Painéis

         Preferências

PARTE II. FUNDAMENTOS

Lógica de programação

A sintaxe do ActionScript

Texto de apoio: Restaurando Prato Certo (?)

Função Trace

Comentários

Atividade 1 – Função Trace

Variáveis

Array

Atividade 2 – Variáveis

Função

Variável local

Variável global

Atividade 3 – Função

Atividade 4 – Retorno

Objetos

Classes

Métodos

Lista de exibição

Atividade 5 – Exibir um objeto da Biblioteca

URLRequest

Loader e Load

Atividade 6 – Exibir uma imagem externa

TLF (Text Layout Framework)

Eventos

Ouvintes

Void

Atividade 7 – Evento de mouse

Operadores

Instruções condicionais

Estruturas de repetição

Atividade 8 – Condicional

Evento de teclado

Atividade 9 – Evento de teclado

Operador de string

Atividade 10 – Matemática

PARTE III. APLICAÇÕES

1. Controle e Navegação

Ação 1.1 – Parar um filme na linha do tempo

Ação 2.1 – Parar um clipe de filme

Ação 3.1 – Controlar um filme com botões (próximo & anterior)

Ação 4.1 – Navegar entre os quadros da linha do tempo

Ação 5.1 – Navegar entre os quadros da linha do tempo através de botões com condicional switch

Ação 6.1 – Navegar na web

Ação 7.1 – Exibição em tela cheia no navegador

2. Mouse e Teclado

Ação 1.2 – Arrastar um objeto

Ação 2.2 – Arrastar um objeto dentro de uma área definida

Ação 3.2 – Personalizar o mouse

Ação 4.2 – Controlar um objeto pelo teclado

Ação 5.2 – Controlar um objeto pelo teclado até a sua colisão

Ação 6.2 – Arrastar um objeto até sua colisão e desaparecimento

3. Conteúdo externo

Ação 1.3 – Carregar uma imagem externa (JEPG, GIF ou PNG) por uma ação de botão

Ação 2.3 – Carregar um filme SWF externo

Ação 3.3 – Carregar e descarregar uma imagem externa

Ação 4.3 – Controlar visualmente o carregamento de um arquivo com barra de progresso

Ação 5.3 – Controlar visualmente o carregamento de um arquivo com barra de progresso e com valores numéricos

4. Áudio

Ação 1.4 – Carregar um arquivo de áudio

Ação 2.4 – Carregar e controlar (play / pause & stop) um arquivo de áudio)

Ação 3.4 – Carregar e controlar (play / pause & stop com volume) um arquivo de áudio

Ação 4.4 – Microfone

5. Vídeo

Ação 1.5 – Carregar um vídeo

Ação 2.5 – Carregar e controlar um vídeo com o componente FLVPlayback

Ação 3.5 – Exibir vídeo da câmera do usuário

6. Texto

Ação 1.6 – Carregar um texto (formato TXT externo)

Ação 2.6 – Carregar um texto (formato TXT com formatação HTML) externo

Ação 3.6 – Carregar um arquivo XML externo

7. Gráficos

Ação 1.7 – Desenhar um retângulo

Ação 2.7 – Desenhar um retângulo com cantos arredondados e transparência 50%

Ação 3.7 – Desenhar um círculo

Ação 4.7 – Desenhar e remover um retângulo através de um botão

Ação 5.7 – Colorir um clipe de filme

Ação 6.7 – Colorir um clipe de filme com o componente ColorPicker

8. Animação

Ação 1.8 – Animação simples

Ação 2.8 – Animação simples (rotação)

Ação 3.8 – Animação simples com interrupção

Ação 4.8 – Animação com a classe Tween

Ação 5.8 – Animação (rotação) com a classe TransitionManager

Ação 6.8 – Animação (zoom) com a classe TransitionManager acionada pelo mouse

PARTE IV. WORKFLOW & PRODUTIVIDADE

Como escolher o formato adequado

Como usar modelos (templates)

Projetos

Metadados

Copiar animação com ActionScript 3.0

Carregador para site (Preloader)

Fragmentos de código

ActionScript externo

Publicação e otimização

ActionScript & dispositivos

Referências Adobe

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Etiquetas: ActionScript, 3.0, Interatividade, Multimídia, Adobe, Flash, CS5, 9788574524597